Meu gato adora revirar a terra dos vasos de flores, mas encontrei uma solução.

Desde que me lembro, sempre amei animais. Provavelmente começou na infância. Meus pais eram donas de casa e eu era responsável por cuidar dos animais. Quando cresci e me mudei para a cidade, senti muita falta da energia e do amor que emanam constantemente dos nossos irmãos e irmãs menores. Então, primeiro adotei um cachorro de um abrigo e, alguns meses depois, um gato se mudou para o meu apartamento.

Embora meu cachorro Jack tenha sido incrivelmente dócil e calmo desde filhote, o mesmo não se pode dizer do meu gato, Marsik. No começo, pensei que tinha trazido para casa uma criança, não um gatinho: ele gastava energia 24 horas por dia, pulando, correndo e roubando tudo o que não estivesse no lugar certo. Achei que ele cresceria e deixaria de ser tão agitado, como acontece com qualquer criança. Mas não foi o caso.

Quando Marsik se tornou um gato adulto, ele se acalmou um pouco, parou de roubar coisas minhas e de esconder objetos pequenos. No entanto, seus antigos passatempos foram substituídos por novos: vasos de flores. Meu gato deve ter sido jardineiro em uma vida passada, e agora ele acha que eu não estou cuidando das minhas plantas direito. É impossível! No verão, coloco as flores do lado de fora da janela, e quando esfria, as movo para o parapeito. E assim que os vasos com terra aparecem no campo de visão de Marsik, ele ataca. Ele absolutamente precisa cavar toda a terra com as patas, espalhá-la por todo o cômodo e, por fim, desenterrar todas as flores e roer as raízes. Isso acontece quando não estou em casa e não consigo espantá-lo.

A gata da minha amiga não destruía as plantas dela; ela as usava para fazer suas necessidades. Ela conseguiu que a gata parasse com esse hábito colocando grãos de pimenta-do-reino nos vasos. Eu tentei a mesma coisa, mas meu gato Marsik não reagiu. Ele espirrou algumas vezes por causa dos grãos de pimenta e depois continuou cavando.

Todo mundo anda escrevendo na internet sobre frutas cítricas e como os gatos as detestam. Misturei suco de limão com água, passei na soleira da janela e coloquei uma casca de laranja em cada vaso. Mas, de novo, meu gato não é bem um gato, é um animal completamente diferente. Uma vez, quando ele estava se sentindo meio doido e queria "brincar" no meu jardim, ele simplesmente pulou na soleira da janela, cheirou, pegou uma casca de laranja com a pata, jogou para fora do vaso e continuou fazendo suas coisas de sempre.

Eu já tinha desistido e estava prestes a dar as últimas flores que restavam para minha mãe, quando uma vizinha sugeriu um truque que realmente funcionou. Você espeta vários palitos de dente comuns no vaso da planta, criando uma espécie de armadilha para o gato. Fiz isso com todas as flores, e quando meu pequeno Marsik tentou brincar por perto, ele espetou o nariz no dispositivo de proteção. Desde então, ele detesta plantas de casa e as evita.

Comentários