O Fox Terrier de Pelo Duro foi desenvolvido na Inglaterra, onde foi fundado o primeiro clube da raça. Originalmente, eram usados para caçar pequenos animais. Este cão ativo e brincalhão pode ser usado como cão de guarda. É treinável e fácil de cuidar. É um animal de estimação de fácil manutenção e com saúde robusta. Para crescimento e desenvolvimento, requer exercícios regulares e uma dieta balanceada. Os custos de manutenção e cuidados são mínimos.
História da raça
A raça foi desenvolvida e registrada em documentos oficiais no final do século XIX na Inglaterra. Não existem dados precisos sobre as origens ou o processo de cruzamento. Os cientistas queriam criar um cão rápido, obediente e treinável que reagisse agressivamente a ratos, raposas e pequenos animais. A coloração tinha que ser distinta do ambiente ao redor, da caça e de outros cães.
Originalmente, os terriers auxiliavam na caça (retirando raposas de suas tocas), na perseguição de presas e no rastreamento. Hoje em dia, são usados principalmente como animais de estimação.
Descrição externa

Manutenção e cuidados
O Fox Terrier não requer condições especiais de criação. Ele precisa de atividade física, uma dieta balanceada, visitas ao veterinário e cuidados mínimos com a higiene.
O animal de estimação recebe um local para descansar com uma cama, brinquedos, uma tigela para água e comida, uma coleira, um pente e xampu.
Nutrição

Andando
O cão pode ser mantido em um apartamento ou em uma casa particular. Ela precisa de atividade física constante, jogos ativos e longas caminhadas. É melhor passear com o cachorro na coleira.
Os terriers são ativos, têm reflexos rápidos e podem reagir a gatos, cães, pombos e bicicletas que passam. Não devem ser deixados sozinhos por longos períodos.
Saúde
A saúde de um cão é um indicador de bons cuidados com o animal.Os fox terriers são fortes e resistentes. Com nutrição e cuidados adequados, raramente adoecem. À medida que envelhecem, alguns problemas podem surgir:
- Surdez.
- Diminuição da acuidade visual.
- Diabetes mellitus.
- Doenças ósseas (articulações do quadril e membros).
- Doenças de pele. Geralmente causadas por higiene inadequada.
Os animais de estimação devem ser vacinados contra raiva, hepatite, cinomose e outras doenças. Devem passar por consultas veterinárias de rotina duas vezes por ano. Seus pelos devem ser tratados regularmente contra pulgas e carrapatos.
Reprodução
Após 40 a 50 dias, os filhotes já conseguem se alimentar sozinhos.O animal estará pronto para reprodução entre 12 e 14 meses de idade. A gravidez e o parto precoces impactam negativamente a saúde da fêmea e de sua prole. Especialistas recomendam o acasalamento aos dois anos de idade, após o terceiro cio. Fêmeas saudáveis, fortes e com características adequadas à raça são as escolhidas para o acasalamento. O horário e o local são combinados previamente. O encontro geralmente ocorre na propriedade do macho. Antes do acasalamento, as fêmeas são tratadas contra vermes.
Um veterinário pode confirmar a gravidez. Os primeiros sinais são sutis. Mais tarde, a cadela fica mais calma, descansa mais e tem um apetite maior. Ela precisa de uma nutrição reforçada.
O parto ocorre após 55 a 65 dias. Geralmente é tranquilo, mas a supervisão é necessária. A mãe amamenta os filhotes diretamente. Caso o leite materno não esteja disponível, é necessário alimentá-los com mamadeira. Os filhotes se desenvolvem rapidamente e ganham peso. Eles precisam receber as vacinas adequadas à idade e ter seus rabos cortados.
Se o dono não pretende reproduzir a cadela, a esterilização (antes do primeiro cio) é realizada. O procedimento é seguro para a saúde do animal e não causa efeitos adversos no futuro.
O Fox Terrier é um cão alegre e amigável que não exige cuidados ou manutenção especiais. É adequado para pessoas ativas.


