
Contente
Maltês - fotos e características da raça
Maltês - criaturas inteligentes e engraçadasCom temperamento dócil, são ideais para viver em ambientes internos.
Esses cães continuam populares até hoje — graças ao seu charme natural e natureza brincalhona, esses cãezinhos permanecem constantemente no topo da popularidade. Eles desenvolvem um forte vínculo com seus donos e se esforçam para se tornarem amigos e companheiros leais.
Aparência

Os olhos são grandes, redondos, pretos ou castanhos.
A cauda é longa, curvada e portada sobre as costas.
O maltês praticamente não tem subpelo, o que significa que não solta pelos e não causa reações alérgicas.
Existe no mundo três variedades da raça, que diferem em altura e peso:
- A estatura padrão é de 20 a 23 cm para meninas e de 21 a 25 cm para meninos. O peso médio é de 4 kg.
- Miniatura. Um cão ligeiramente menor: altura na cernelha de 17 a 20 cm, peso de 1,7 a 2,5 kg.
- Micro. Um cão minúsculo e compacto, medindo de 14 a 16 cm de altura e pesando de 1,3 a 1,5 kg.
Personagem
Os malteses têm uma natureza excepcionalmente brincalhona e alegre, mas isso não os impede de serem leais e destemidos, sempre prontos para socorrer e defender seus donos. São também cães enérgicos, muito inteligentes, afetuosos, bem-comportados e fáceis de treinar.
Ao longo de muitos séculos passados nos melhores lares da Europa, nas mãos de damas da sociedade, os cães de colo malteses não perderam seu amor natural pela vida, sua curiosidade e coragem. Entre as virtudes da raça estão também... simplicidade e docilidadeEles se adaptam facilmente a todos os moradores do apartamento (animais de estimação e pessoas) e se sentem bem tanto em um quarto pequeno e modesto quanto em uma espaçosa casa de campo.
Os malteses adoram crianças e estão sempre felizes em brincar e se divertir com elas.
Os cães da raça Bolonhesa não lidam muito bem com a solidão, portanto, tente deixá-los sozinhos o mínimo possível.
O maltês é muito fácil de treinar, mas ao adestrar esse pequeno cão, você precisará de paciência e respeito pelo animal, já que o cão de colo é uma criatura muito sensível e impressionável.
maltês desconfiam de estranhos E eles jamais aceitarão nem mesmo seu petisco favorito das mãos deles. Esses cães corajosos conhecem bem o comportamento de seus parentes maiores — eles também reagem com ousadia à presença de estranhos e ruídos externos, soando o alarme imediatamente. Mas, ao contrário de seus irmãos maiores, essas criaturinhas adoram "conversar", muitas vezes sobre assuntos banais, apenas por diversão. Portanto, se você ou sua família são muito sensíveis a ruídos, o latido excessivo de um cão de colo irá irritá-los.
Cuidados e manutenção do maltês

Para começar, você precisa encontrar um local quente e fechado para o filhote, livre de correntes de ar. Conforme o filhote cresce, o cercado pode ser removido.
Prepare um "banheiro" para o seu bebê – você pode usar uma fralda comum.
Um filhote, assim como um cão adulto, precisa passear. Como o pequeno é muito ágil e ativo, deve ser passeado apenas com coleira, caso contrário, pode fugir e se perder.
Lavar e pentear
A pelagem luxuosa do maltês exige cuidados especiais. Banhos em água corrente são essenciais a cada 10 dias. Para cabelos secos - uma vez a cada 7 dias.Para cães de colo de exposição, além de um xampu de limpeza, é essencial adquirir um xampu profissional que deixe a pelagem do cão com uma cor branca brilhante. Por fim, aplique um condicionador na pelagem e enxágue.
Não precisa esfregar; basta secar a pelagem com uma toalha, trocando-a por uma seca à medida que for ficando molhada. Seque a pelagem com um secador de cabelo em temperatura baixa e não a escove até que esteja meio seca.
Um dos principais segredos para uma pelagem luxuosa e sedosa é a escovação diária. Este procedimento requer Prepare as seguintes ferramentas:
- Escovas de massagem de diferentes tamanhos feitas com cerdas naturais;
- Escova metálica com revestimento antiestático;
- Tesoura afiada para aparar pontas duplas;
- um pente de metal com dentes arredondados frequentes;
- um pente com dentes esparsos;
- Spray antiemaranhamento.
Você deve acostumar seu cão a ser escovado desde muito cedo. Para isso, coloque o filhote de costas e comece a escová-lo suavemente. penteie a lã (Pré-aplicado com antiestático) nas patas, barriga, peito, deve-se dar atenção especial às áreas onde os nós aparecem com mais frequência - atrás das orelhas, na virilha, debaixo dos braços.
No entanto, apenas cães de exposição e cães destinados à reprodução requerem cuidados tão meticulosos. Se você adquiriu um Bolonhês como animal de estimação, não precisa necessariamente manter sua pelagem longa — seu pet ficará bem com uma tosa.
Andando

No entanto, qualquer que seja o regime que você escolha, lembre-se (!) que os cães de colo são propensos à obesidade e, se não fizerem exercício, ganham peso em excesso rapidamente.
Os pequeninos se adaptam com bastante facilidade a qualquer ritmo, horário e duração dos passeios: mesmo em 30 a 40 minutos, eles têm tempo para correr e brincar na companhia de seus parentes de cauda.
Geralmente, uma caminhada de meia hora duas vezes ao dia é suficiente para cães de colo com pelo tosado. Em dias de bom tempo ou na neve limpa, você também pode levar um animal de pelo comprido para passear, depois de fazer cachos com um modelador de cachos. Nesse caso, o animal precisará de alguma "roupa": um macacão no inverno e uma roupinha no verão.
Nutrição
Dieta para um Bolonhesa determinado pelo próprio proprietárioNo entanto, o ideal é consultar um especialista primeiro. Se você optar por alimentar seu animal de estimação com ração pronta (úmida ou seca), não precisa se preocupar com uma dieta balanceada — ela contém todos os nutrientes que seu animal precisa, além de vitaminas e minerais.
No entanto, alimentos escolhidos incorretamente podem causar alergias e manchas marrons na pelagem branca do cão. Portanto, antes de comprar ração, examine cuidadosamente seus ingredientes. O trigo, componente de alguns alimentos, é a causa mais comum de reações alérgicas em cães.
O número de refeições, assim como o seu volume, é determinado pela idade do cão:
- Filhotes de 2 a 6 meses - 4 vezes, 5 a 10% do peso corporal total;
- 6-10 meses - 3 vezes ao dia, seguindo a mesma norma;
- Cão adulto - 2 vezes ao dia, 150 g de alimento com teor proteico de pelo menos 50%.
Na dieta dos cães de colo malteses deve incluir os seguintes produtos:
Ovos (gemas);
- peixe;
- peru ou frango cozido;
- carne de coelho;
- Carne bovina cozida e crua;
- Produtos lácteos fermentados (leite assado fermentado, iogurte natural, queijo cottage caseiro, kefir com baixo teor de gordura);
- Cereais (arroz, trigo sarraceno) são permitidos em pequenas quantidades.
O filhote também precisa de vitaminas. Frutas, verduras e pimentões vermelhos podem ser adicionados à alimentação. A dieta do maltês deve ser completamente equilibrada. Excluem-se todos os alimentos defumados, salgados e fritos., assim como doces e iguarias “humanas”.
Os malteses são criaturas encantadoras, que lembram uma nuvem branca etérea. Esses pequenos cães de brinquedo foram criados exclusivamente para oferecer afeto, amor, carinho, cuidado e conforto. Antes de adquirir um filhote de maltês, decida qual será a sua finalidade (exposição ou apenas como animal de estimação) e cuide dessa doce criatura de acordo com isso.

















Ovos (gemas);

