
Um pouco de história
A moda dos cachorrinhos bonitos existe há muito tempo. Isso pode ser visto nas pinturas de artistas famosos, que frequentemente retratavam nobres rodeados por cães de colo. Essas criaturinhas eram populares na época. um símbolo de elegância e ociosidade.
Os cães de colo malteses pertencem ao grupo dos cães de colo e bichons. A julgar por antigas estatuetas, esses adoráveis cães de colo já existiam na antiguidade. Isso é confirmado por suas representações em tumbas egípcias. Eles habitavam os territórios das antigas cidades gregas e romanas.

Segundo uma teoria, as ilhas do Mediterrâneo são consideradas o berço dos cães de colo malteses. A raça foi levada para a China no século I d.C. devido à sua alta demanda. Lá, mercadores europeus trocavam lucrativamente esses belos e dóceis cães por joias e itens valiosos. Chegaram à Europa por meio do comércio e imediatamente se tornaram muito populares entre a nobreza. Esses cães brancos como a neve, de pelagem sedosa, belos pelos e rostos adoráveis, rapidamente conquistaram a popularidade e o afeto da nobreza.
Descrição da raça Maltês
Atualmente, estão sendo feitos esforços para controlar e preservar a raça em duas variedades:
- Tipo clássico europeu;
- Americano.
Ambas as raças são de pequeno porte. Elas são criadas para serem amadas e acarinhadas. Os malteses seguem seus donos para todos os lugares, o que os torna excelentes cães de companhia.

Este cão é amigável não só com o dono, mas também com os seus convidados. A raça é considerada aristocrática devido à sua aparência. A sua pelagem branca como a neve e o seu temperamento dócil evocam sempre emoções positivas.
O cachorrinho tem um corpo alongado e de pequeno porte. Seu corpo coberto por pelos brancos muito grossos e longosE sua cabeça está sempre erguida e orgulhosa, como convém a uma linhagem aristocrática.
- O peso de um cão adulto é de cerca de 3 a 4 kg.
- A altura na cernelha atinge 25 cm nos machos e 23 cm nas fêmeas.
- As orelhas são próximas da cabeça e bem separadas.
- A cauda é mais grossa na base e mais fina em direção à ponta.
- Os olhos são vivos e expressivos, de cor escura.
A característica mais marcante do maltês é sua pelagem branca como a neve. Essa coloração é característica, embora a cor marfim seja rara. Os pelos longos caem até o chão como um manto.
personagem maltês

Os malteses adoram passeios ao ar livre. Gostam de brincar e compartilham sua alegria com todos os membros da família. Apesar da energia e do temperamento alegre, os malteses são muito disciplinados. São sempre obedientes e atendem a todos os comandos do dono.
Após brincar bastante, o maltês descansa feliz perto do dono. Ele demonstra grande apreço e carinho, pois não gosta de ficar sozinho e sempre procura estar perto da família.
O maltês pode ser afetuoso, obediente e amigável. Ele sempre será leal se sentir amor genuíno por parte do seu dono.
Cuidando de um maltês
Um maltês requer cuidados especiais desde filhote. É importante providenciar para o filhote um local aconchegante e sem correntes de ar dentro de casa. Mesmo tão jovens, eles brincam por uma hora e depois descansam pelo mesmo período. Um filhote ativo e brincalhão deve ser passeado na coleira para evitar que fuja.

Ao dar banho, use produtos específicos para facilitar o pentear e manter a pelagem bem cuidada. A secagem deve ser feita primeiro com uma toalha e depois com um secador de cabelo em temperatura baixa.
Os olhos dos cães malteses lacrimejam com frequência, causando o aparecimento de manchas marrons. Esses problemas podem ser evitados limpando os olhos do seu cão com um pano umedecido em água mineral limpa.
As garras do cãozinho de colo precisam de cuidado. Devem ser aparadas com um cortador de unhas a cada 2 semanas. e lixe com uma lixa de unha.
A raça é considerada de baixa manutenção. Ela se adapta bem tanto a apartamentos pequenos quanto a casas grandes no campo. Com a atenção adequada, esse cãozinho se integrará rapidamente à família e logo se tornará um verdadeiro amiguinho com um coração enorme e devotado.


