O Chin Japonês, cuja foto pode evocar afeição até mesmo em donos de cães experientes, é uma raça canina popular não só no exterior, mas também em nosso país.
Apesar de existirem várias teorias principais que explicam a origem da raça, os Chins Japoneses se destacam de outras raças ornamentais por algumas características essenciais.
Este cão pequeno, elegante e incrivelmente gracioso tem um focinho largo e uma pelagem bastante longa e bonita.
A proporção entre a altura de um animal adulto na cernelha e o comprimento do seu corpo é de 1:1, mas as fêmeas podem ter um formato mais alongado.
A pelagem é branca, com manchas pretas ou vermelhas de contornos nítidos ao redor dos olhos, orelhas e também no corpo.
É importante ressaltar que, para cães da raça Japanese Chin pura, uma distribuição aleatória de manchas de qualquer formato é fundamental.
A altura padrão de um macho na cernelha não deve ultrapassar um quarto de metro, enquanto a das fêmeas deve ser ligeiramente menor, mas o peso do animal, independentemente do sexo, varia entre 1,8 e 3,2 kg.
Segundo os cientistas, o Chin Japonês é uma das raças mais antigas, com cerca de três mil anos. Este cão de pequeno porte, desenvolvido por criadores japoneses, é agora a primeira raça não nativa do país a receber merecido reconhecimento internacional.












