O verão é uma época desafiadora não só para as pessoas, mas também para os animais de estimação. Eles também podem sofrer com as altas temperaturas, o que resulta em letargia, apatia e perda de apetite. Enquanto as pessoas costumam encontrar alívio do calor com banhos frios ou mergulhos em lagoas, e os cães? Esse método de refrescância é adequado para eles?
Em geral, não é recomendável dar banho em cães com frequência; duas ou três vezes por estação, ou quando o cão estiver muito sujo, é suficiente. Após passeios regulares, lavar as patas costuma ser o bastante. Essa regra também não deve ser alterada em dias quentes. Cães não são pessoas, e banhos frequentes, principalmente com xampu, ou água excessivamente fria podem prejudicá-los. É claro que cada cão é um indivíduo e tem seus próprios hábitos, portanto, os donos devem observar atentamente a reação do seu cão ao banho e ajustar a frequência de acordo.
Nadar em reservatórios
Um rio ou lago de água fresca é convidativo no calor. Mas o banho deve ser feito com extrema cautela. Em primeiro lugar, nunca jogue seu cachorro na água; a mudança repentina de temperatura pode causar choque no animal e levar a inflamações. Além disso, não deixe seu cachorro nadar por muito tempo para evitar hipotermia. Em segundo lugar, corpos de água doce em clima quente são um ambiente ideal para a proliferação de bactérias e outros germes. Mesmo que seu cachorro tenha entrado no lago por conta própria e aproveitado um mergulho, você deve enxaguar cuidadosamente a pelagem dele com água morna em casa.
Pelo contrário, nadar no mar pode ser benéfico e promover a cicatrização de feridas leves. No entanto, nesse caso, é preciso monitorar cuidadosamente o cão para garantir que ele não engula água salgada.
Tratamentos de água em casa
Não molhe seu cachorro com água fria do chuveiro ou da mangueira, por mais tentador que seja. Para ajudar seu pet a lidar com o calor, molhe ocasionalmente as patas, a barriga e a cabeça dele com uma toalha úmida, tomando cuidado para não deixar a água entrar nos ouvidos. Como último recurso, você pode dar banho no seu cachorro no chuveiro, mas apenas com água morna, por no máximo alguns minutos e sem usar xampu. Evite usar secador de cabelo. Além disso, evite colocar seu cachorro embaixo de um ar-condicionado ou em um piso frio para evitar que ele pegue um resfriado.
Se possível, você pode montar uma piscina inflável em casa com água em temperatura ambiente. Se sua cachorra quiser, ela entrará sozinha; não há necessidade de forçá-la.
De que outras maneiras você pode facilitar a vida do seu animal de estimação no calor?
Além de nadar, as seguintes regras ajudarão você a enfrentar os dias quentes de verão:
- O cão deve sempre ter acesso a água fresca.
- Os passeios diários devem ser programados para o início da manhã e para o final da tarde, quando o calor estiver mais ameno. Se, por algum motivo, você precisar sair durante o dia, as raças de pelo curto devem receber uma manta especial e um chapéu para se proteger do sol.
- Também é melhor antecipar a alimentação para o período noturno e não forçar o seu cão a comer contra a sua vontade. Eles costumam perder o apetite no calor, e pular algumas refeições não fará mal algum.






