Mesmo os donos mais responsáveis não conseguem cuidar de seus animais de estimação 24 horas por dia, 7 dias por semana. Imprevistos, incluindo envenenamento, não podem ser descartados. Em uma situação como essa, é importante saber como induzir o vômito em um cachorro.
Quando induzir o vômito em um cão
Essa medida será útil se não tiverem decorrido mais de 1,5 horas desde o envenenamento e as substâncias tóxicas ainda não tiverem entrado nos intestinos. É necessário saber exatamente com o que o animal foi envenenado.
É necessário tomar medidas de emergência se o cão tiver ingerido:
- Veneno para ratos e camundongos;
- preparações medicinais;
- plantas venenosas (narcisos, azaleias);
- composto para controle de ervas daninhas à base de arsênio;
- uvas ou passas, chocolate;
- anticongelante.
O reflexo de vômito ajuda a limpar o estômago e a prevenir a intoxicação do organismo em caso de envenenamento.
Métodos para estimular o reflexo de vômito
Ao induzir o vômito, a raça e a idade do animal devem ser levadas em consideração. Para cães de pequeno porte ou filhotes, a dosagem do medicamento escolhido deve ser reduzida. Métodos eficazes:
- Peróxido de hidrogênio. Para cada 1 kg de peso do cão, é necessário 1 ml de peróxido de hidrogênio a 3%. A solução deve ser diluída em água na proporção de 1:1. Em seguida, aspire a solução com um conta-gotas auricular ou oftálmico e aplique o conteúdo na parte posterior da língua do animal. Se o vômito não ocorrer em 20 minutos, repita o procedimento com a mesma dose.
- Água. Utilizando uma seringa, você precisa despejar até 3 litros de água morna comum no esôfago.
- Solução de permanganato de potássio. Prepare uma solução rosa pálida (2 a 3 litros). Misture bem todos os grânulos para evitar queimaduras nas membranas mucosas.
- Óleo de vaselina. Terá um efeito duplo: induzirá o vômito e protegerá o estômago. A dosagem recomendada é de 50 a 100 ml. O óleo deve ser isento de aromatizantes, corantes ou aditivos.
- Cloridrato de apomorfina. O medicamento induz o vômito em poucos minutos. O problema é que ele só está disponível em farmácias com receita médica, o que dificulta seu acesso. A administração é feita por via subcutânea, em uma dose de 0,001 a 0,005 g, baseada no peso do animal. Caso não surta efeito, o medicamento não deve ser reutilizado.
- Sal. Coloque 0,5 colher de chá de sal de cozinha na parte de trás da língua. Se não houver reação, prepare uma solução salina — 4 colheres de chá para 500 ml de água. Aplique na bochecha com uma seringa. Os veterinários têm opiniões diferentes sobre esse método. Alguns não recomendam o sal porque ele pode causar desidratação grave em um organismo já debilitado.
Algumas dicas populares incluem dar xarope de ipecacuanha, mostarda e vodca para o seu cachorro. No entanto, é melhor evitar esses remédios, pois podem ser tóxicos e piorar o quadro do animal.
Assim que o vômito parar, dê ao seu animal de estimação enterosorventes para eliminar completamente as toxinas. Enterosgel (5 ml por 10 kg de peso corporal) ou carvão ativado (1 comprimido por 10 kg de peso corporal) são adequados. Como o vômito desidrata o corpo, ofereça ao seu cão pequenos goles de água com frequência.
Quando você deve entrar em contato com um veterinário?
O animal de estimação deve ser levado ao veterinário o mais rápido possível se a causa do envenenamento for desconhecida ou se tiverem passado mais de 1 hora e meia.
Você também não pode tomar nenhuma medida por conta própria se:
- O cachorro está inconsciente;
- Ingeriu gasolina, água sanitária e desentupidor de ralos;
- Há sangramento no esôfago ou nos pulmões;
- Começaram as convulsões;
- O animal engoliu um objeto com bordas afiadas;
- O objeto está preso na garganta; se o cão começar a vomitar, o vômito bloqueará completamente as vias aéreas, o que levará à morte do animal;
- A cadela está grávida.
Mesmo que o vômito seja induzido e o animal se sinta melhor, é necessário levá-lo ao veterinário. O médico prescreverá o tratamento adequado.





