Cedo ou tarde, todo dono de cachorro inexperiente se depara com a pergunta: por que, quando e como cortar as unhas do cachorro sem machucá-lo? Para evitar erros, é importante entender as necessidades do animal e a estrutura anatômica da unha. Além disso, estude cuidadosamente as ferramentas disponíveis, reserve tempo suficiente para o procedimento e tenha cuidado durante o processo.
Contente
Por que é necessário aparar a parte da unha que cresceu demais?
A própria vida nos apresenta um fato: aparar as unhas é necessário, caso contrário os cães sofrem um desconforto considerável. Devido às garras excessivamente compridas, o animal torna-se francamente desajeitado:
- Durante os passeios, ele tem dificuldade para cavar no solo duro.
- Em casa, o cachorro se apega a materiais macios - tapetes e carpetes.
- Em pisos de cerâmica, laminado e outros tipos de pisos lisos, o coitadinho escorrega com as patas, perde a confiança e fica inquieto.
- Uma unha excessivamente comprida pode causar dor física ao cão - quando se aplica pressão durante a caminhada, a parte dura se desprende da parte macia da almofada da pata, levando à infecção das feridas.
Como saber quando é hora de aparar as unhas do seu animal de estimação? Se você ouvir um estalo quando seu animal caminha em um piso duro e liso, significa que as unhas cresceram além do normal. Normalmente, a placa quitinosa envolve a almofada da pata, mas não se estende além da borda.
Na natureza, as garras dos animais se desgastam naturalmente. Caminhar no asfalto e cavar buracos em solo duro podem produzir um efeito semelhante. Os animais (incluindo os de estimação) também roem as bordas das unhas quando sentem desconforto, agindo instintivamente ao perceberem que estão incomodados. No entanto, essas medidas por si só são insuficientes, sendo necessário que os donos monitorem a situação.
Preparando para a poda
Os cães não gostam da intervenção humana. Durante o corte das unhas, os animais costumam entrar em pânico e ficar extremamente inquietos. Não é à toa que os veterinários recomendam acostumar os filhotes ao procedimento desde pequenos — a preparação psicológica elimina o nervosismo do animal durante a "execução".
Se estiver lidando com um animal idoso, fique de olho nele pouco antes do procedimento. Brinque com ele com mais frequência e massageie as almofadinhas das patas durante as brincadeiras. Ensine-o a não se assustar quando tocarem nas garras. Enquanto isso, examine cuidadosamente a estrutura e a condição das garras. Isso é especialmente importante quando a garra e a almofadinha têm a mesma cor escura — a linha entre elas fica quase invisível.
Pesquise previamente a variedade de ferramentas de poda disponíveis. As seguintes ferramentas são estritamente proibidas:
- tesouras domésticas (elas dividem a garra grossa do animal em vez de fazer um corte limpo);
- Os cortadores de unha comuns são projetados para unhas humanas planas. As unhas dos cães, por outro lado, são arredondadas, semicilíndricas, e a lâmina ungueal em si é muito mais espessa.
Ferramentas
Existem diversos tipos de ferramentas para cortar unhas disponíveis. Os fabricantes garantem que cada cão tenha uma ferramenta que possa lidar com o problema de forma indolor e sem o risco de danificar o tecido sob a unha.
Guilhotina
Funcionalidades da ferramenta:
- O corte ocorre de forma precisa quando as lâminas superior e inferior se aproximam - a garra é colocada entre elas antes de pressionar;
- A lâmina não é reta, mas ligeiramente arredondada (de modo que o corte tenha um formato arqueado sem cantos vivos);
- facilidade de uso;
- Recomendado para unhas de comprimento médio;
- peças substituíveis.
A ferramenta é adequada para cães de pequeno porte e filhotes. Suas unhas são relativamente macias e finas, sem curvaturas significativas. A guilhotina não funcionará se as unhas estiverem muito curtas ou muito compridas; somente uma ferramenta perfeitamente afiada é adequada.
Se o metal estiver sem corte, significa que a lâmina está cega e trabalhar com ela pode causar ferimentos ou rachaduras na borda da garra.
cortador de unhas tipo tesoura
Peculiaridades:
- O design é o mesmo de uma tesoura comum, a única diferença está no formato - tem a aparência de uma lâmina, ligeiramente curvada para proporcionar um corte arredondado;
- a ferramenta mais barata em comparação com opções mais "avançadas";
- Requer velocidade no corte (alinhar, pressionar, obter uma borda perfeitamente uniforme);
- Adequado para cães de pequeno e grande porte, independentemente da idade e raça.
Com o uso frequente, as lâminas perdem o fio e o metal adquire uma aparência opaca. Tesouras sem fio não devem ser usadas. Se não for possível encontrar um bom afiador para afiar as lâminas, elas devem ser descartadas.
Nippers
Esta ferramenta é de nível mais profissional e é frequentemente usada por profissionais que cortam as unhas dos cães. Características:
- Funcionam de forma semelhante a uma tesoura, devido à sobreposição de duas lâminas de corte;
- Existem cabos longos, semelhantes aos de tesouras de jardinagem, entre os quais se encontra um elemento de mola (que ajuda a abrir as lâminas e a retorná-las à posição inativa);
- Existem modelos de diferentes tamanhos disponíveis para se adequarem à constituição física do animal e ao tipo de suas garras.
Uma desvantagem é que são descartáveis. Um instrumento sem fio é descartado, pois os elementos de corte não podem ser substituídos. Caso contrário, há o risco de danificar a polpa do animal e resultar em um corte irregular.
Como cortar as unhas do seu cachorro em casa – instruções passo a passo
Antes de começar a aparar, é necessário estudar minuciosamente a estrutura das garras do animal, nomeadamente:
- onde se localiza a polpa (que contém terminações nervosas e vasos sanguíneos);
- onde deve estar a linha de corte.
Se você já brincou com seu cachorro antes e examinou suas unhas e almofadinhas das patas, poderá cortar as unhas dele em casa sem muita dificuldade.

Ao realizar o corte, é importante não tocar na polpa, que contém vasos sanguíneos e terminações nervosas.
Durante o procedimento, é importante:
- Comporte-se de forma relaxada, fale com seu animal de estimação como se nada tivesse acontecido;
- Acompanhe suas ações com uma entonação lúdica e afetuosa;
- Segure a pata com firmeza, mas sem sugerir ações violentas.
A unha regenerada deve ser cortada a meio caminho entre a borda externa e a polpa. Essa distância é considerada ideal.
Posição da mão:
- A palma da mão do dono deve ser colocada sob a pata do cão;
- O polegar fica por cima e pressiona levemente a base das falanges do cão - se o animal estiver relaxado, seus "dedos" se elevarão ligeiramente;
- Raças peludas geralmente têm pelos longos nas patas. Esses pelos devem ser dobrados para trás e mantidos no lugar com o polegar — os pelos não devem obstruir a visão.
Nesse ponto, é feito um corte preciso e firme na garra.
O que fazer se o seu cão estiver ferido
Às vezes, durante o processo de higiene, um cão ainda pode se machucar pelos seguintes motivos:
- desconhecimento sobre a estrutura da garra e ansiedade do dono;
- falta de experiência prática;
- O cachorro se sobressaltou bruscamente durante o processo porque não estava preparado para o procedimento e estava estressado.
Para esses casos, você precisa ter à mão:
- desinfetantes e agentes hemostáticos (peróxido de hidrogênio, iodo, solução de permanganato de potássio, lápis de alúmen, talco, farinha de trigo);
- Material para curativo - cotonetes ou discos de algodão, bandagem.
Caso surja uma ferida, o tratamento imediato ajudará a estancar o sangramento e proteger as almofadas das patas contra infecções.
Cuidado extra - pedicure para cães
As unhas dos cães precisam ser aparadas ao longo de toda a vida. Não se trata de moda glamorosa, mas de uma necessidade vital. Os cães domésticos estão perdendo muitas das vantagens que a natureza lhes conferiu séculos atrás:
- Seu estilo de vida é tal que eles não precisam buscar seu próprio alimento e usam suas garras para isso, o que significa que não se exercitam o suficiente e não se desgastam fisicamente.
- A ração inclui muitos componentes típicos de um ambiente urbano (na natureza, esses "adicionais" simplesmente não estariam presentes na ração para cães).
Como resultado, as unhas dos cães ficam soltas e muitas vezes apresentam uma estrutura comprometida — um problema que pode ser resolvido com os cuidados adequados. Acessórios para pedicure garantem que a lâmina ungueal tenha uma borda e superfície lisas. Embora você possa aprender a fazer uma pedicure em casa, os serviços profissionais também são uma boa opção.
O que você precisa ter em seu arsenal:
- pó hemostático e material higiênico (algodão, toalhas de papel limpas ou guardanapos);
- uma lima de unhas especial para cães;
- Ferramenta elétrica de polimento - esmerilhadeira.
Um aparador de unhas elétrico pode ser usado para cortar as unhas durante todo o ano. Isso impede que elas cresçam demais, o que significa que não é necessário cortá-las.
Um cão sem treino pode ficar irritado com a vibração e o som característico do dispositivo. Mas isso pode ser resolvido. Uma ou duas sessões de tratamento e o animal ficará mais calmo, tranquilo por saber que não há motivo para preocupação.
Horário adequado, frequência dos procedimentos e outras dicas
Para garantir o conforto tanto do dono quanto do cão, as seguintes recomendações devem ser levadas em consideração:
- A principal recomendação é envolver o cão no processo. Ações coercitivas não produzirão o efeito desejado.
- O animal é colocado em um ambiente lúdico, após o qual suas garras são tratadas gradualmente.
- Embora um corte de cabelo seja relativamente rápido, uma pedicure leva muito mais tempo. O serviço completo não será finalizado em uma única sessão; serão necessárias duas ou até três sessões.
- A frequência das pedicures varia de pessoa para pessoa e depende da condição das unhas — aproximadamente a cada 1 a 2 meses. Idade, alimentação e quaisquer condições médicas também influenciam.
O crescimento das unhas não deve ser deixado ao acaso — um dono carinhoso sempre cuidará da saúde delas. Monitorar regularmente as unhas do seu cão ajudará a determinar o tipo de tratamento e a frequência dos procedimentos. Aparar as unhas e fazer a pedicure geralmente leva meia hora, às vezes mais. No entanto, esses procedimentos garantem o crescimento normal das unhas, protegem as almofadas das patas e contribuem para a saúde geral do animal.









