É importante que os donos saibam como aparar corretamente as unhas de seus gatos em casa. Isso ajudará a proteger móveis, cortinas e papel de parede de danos. Além disso, unhas muito compridas podem crescer para dentro das almofadas das patas, tornando a caminhada dolorosa.
O que você precisa para aparar as unhas do seu gato?
A frequência desse procedimento varia para cada animal e depende da velocidade de crescimento das suas garras. Em média, é feito uma vez por mês. As patas traseiras requerem um corte menos frequente ou podem não ser cortadas. O corte também é necessário antes do banho, da participação em exposições e na presença de filhotes. Os gatos devem ser acostumados com esse procedimento desde cedo. Isso os ajudará a se adaptarem e a se sentirem confortáveis com ele.
Você precisará de:
- Cortadores de unhas (alicate especial). É melhor não usar tesouras de manicure comuns, pois as garras dos gatos são muito mais duras do que as unhas humanas. Cortadores de unhas podem ser comprados em lojas de animais. Os cortadores tipo guilhotina são especialmente convenientes, pois a lâmina se move quando você pressiona a alavanca. Isso facilita o processo.
- Uma lima rígida ou bloco de lixa para lixar as unhas cortadas.
- Solução desinfetante (peróxido de hidrogênio, solução de permanganato de potássio, clorexidina), discos de algodão, talco para bebês - caso haja lesão em algum vaso sanguíneo.
Se o seu animal de estimação tiver pelos longos e fofos (persa, siberiano, etc.), você também pode precisar de um cortador de pelos para aparar as patas. Caso contrário, será difícil alcançar as unhas.
Como preparar um animal
Evite iniciar o procedimento enquanto o gato estiver comendo ou brincando. O melhor momento é quando o gato acabou de acordar e está calmo e relaxado. Prepare os instrumentos necessários e deixe o gato cheirá-los para que não pareçam perigosos ou estranhos.
Se este for o seu primeiro procedimento, você precisará de um assistente para segurar o gato. Um gato calmo pode ser colocado no seu colo. Um animal teimoso que se recusa a ficar quieto deve ser enrolado em uma toalha, deixando a cabeça e as patas descobertas. Outra técnica útil é segurar o gato pela nuca e mantê-lo suspenso. Nessa posição, é difícil para o gato resistir. Ao cortar as unhas do seu animal de estimação, você precisa ser firme, mas gentil, acariciando-o periodicamente e conversando com ele.
Instruções passo a passo para podar em casa
É importante entender a estrutura da unha de um gato. Se você a segurar contra a luz, verá uma coloração irregular. O corte é proibido onde a tonalidade rosada é visível, pois é ali que se encontram os capilares. Se você tocá-los, eles sangrarão, causando dor ao animal. Apenas a parte curva e transparente da garra deve ser aparada.
Etapas do procedimento:
- Lave as mãos. Limpe os instrumentos com uma solução desinfetante.
- Prenda o animal.
- Pressione levemente o polegar na almofada da pata. As garras aparecerão.
- Posicione o cortador de unhas em um ângulo reto em relação à unha e apare a ponta de uma só vez, parando 1 a 2 mm antes da parte rosada. Se as unhas estiverem escuras, apare-as em etapas, 1 a 2 mm de cada vez.
- Lixe as unhas com uma lixa de unha.
- Elogie o gato por sua paciência e recompense-o com um petisco.
Se um vaso sanguíneo estiver danificado, embeba um algodão em solução desinfetante, aplique-o sobre a unha e mantenha-o pressionado até que o sangramento pare. Em seguida, polvilhe a unha com talco.
Aparar as unhas é um procedimento rápido e indolor quando feito corretamente. No entanto, se o seu gato resistir teimosamente ou se a unha estiver muito danificada, é melhor evitar riscos e levá-lo a um veterinário.





