
Contente
Características da raça
Sendo a raça de cachorro mais rara, Os Shar Pei estão listados no Livro Vermelho.e seu custo pode chegar a vários milhares de dólares. As últimas alterações nos padrões da raça Shar Pei foram feitas no final do século XX.
Aparência de um Shar Pei
Este cão sociável, ativo e muito ágil é de porte médio, com constituição compacta e forte e estrutura quadrada. Medindo entre 45 e 50 cm de altura, pode pesar entre 18 e 25 kg. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas. Os principais padrões da raça incluem:
Cabeça ligeiramente grande e crânio achatado com pregas de pele na testa e nas bochechas.
- Nariz grande e largo com narinas grandes e bem abertas. A ponta do nariz pode apresentar uma protuberância ou elevação.
- O focinho não deve ser pontiagudo nem largo.
- Lábios, gengivas, palato e língua azul-escuros. Uma língua rosa-clara é considerada anormal, mas pode apresentar manchas rosadas.
- Mandíbulas fortes e poderosas com mordida em tesoura.
- Olhos escuros em formato de amêndoa com uma expressão permanentemente carrancuda.
- As orelhas, pequenas, triangulares, compactas e de inserção alta, devem estar bem separadas e assentadas rente ao crânio. Orelhas eretas são consideradas anormais.
- A cauda, espessa e arredondada, inserida no alto da cabeça, afunila-se ligeiramente em direção à ponta. Pode ser enrolada, curvada ou portada sobre o lado ou as costas.
- As pernas retas e bem separadas do Shar Pei não devem apresentar dobras.
Pelagem Shar Pei
Uma característica distintiva da raça Shar-Pei é a sua pelagem. A pelagem reta, curta, eriçada e áspera deve ser elevada acima da pele em todo o corpo do cão, exceto nas extremidades.
Raça possui três variedades, cada uma das quais difere no tipo de lã:
- O Brush é uma variedade de Shar Pei com pelagem de 2 a 2,5 cm de comprimento e pregas no focinho e pescoço.
- O Cavalo é uma raça com pelagem de 10 cm de comprimento. Os filhotes apresentam muitas pregas, cujo número diminui com a idade.
- O "Pelo de Urso" é uma raça de Shar-Pei com pelos mais longos que 2,5 cm. Um cão adulto se assemelha a um Chow Chow. Este tipo de Shar-Pei não é reconhecido como raça de exposição pelo Kennel Club of America.
A pelagem do Shar-Pei apresenta uma grande variedade de cores, com exceção do branco. As cores são divididas em dois grupos:
- Lã de cor sólida, sem manchas pretas;
- Cor básica com pigmentação preta em forma de tira nas costas e máscara no focinho.
A lã dessa raça possui uma característica peculiar: mesmo quando molhada, não tem cheiro.
Características da raça

Para prevenir agressividade em seu animal de estimação, o adestramento deve começar desde filhote. O cão precisa aprender quem manda desde cedo; caso contrário, aproveitará a oportunidade para dominar a todos. Os Shar-Peis adoram tomar decisões por conta própria e ser o líder da matilha. Apesar disso, seu comportamento é completamente isento de agressividade. A raça é muito inteligente, leal, paciente e obediente.
Esses animais de estimação, de aparência taciturna e um tanto ameaçadora, exigem cuidados, carinho e adoram boa companhia. Embora sejam inteligentes e amigáveis com a família, não obedecem a todos os comandos. Uma característica da raça é que os Shar-Peis prezam pela independência, por isso quase sempre agem de acordo com suas próprias ideias e preferências.
Os animais de estimação desconfiam de estranhos e nunca irão... Eles não deixam estranhos acariciá-los.Eles não gostam da agitação ao seu redor e tentam permanecer em um ambiente tranquilo.
Quem decide trazer um Shar-Pei de pequeno porte para casa deve imediatamente se tornar seu "líder" e ter paciência e força de vontade para criar e treinar o animal. Só assim terá um companheiro confiável, devotado e leal.
Avaliações do proprietário

No início, para que a cadela se acostumasse, tentamos não deixá-la sair sem coleira. Mas, depois de apenas dois meses, deixamos nossa querida cachorra sair para passear sozinha e ela fugiu. A encontramos apenas duas semanas depois, na casa da mulher que a havia adotado. Ela nos reconheceu imediatamente e ficou encantada. Aparentemente, foi só então que ela nos reconheceu como seus donos, porque nunca mais fugiu.
Nossa cachorra mora conosco há mais de dois anos. Ela é inteligente, muito obediente e muito calma, até mesmo com os gatos, que sempre comem perto dela. Ela não deixa ninguém entrar em casa sem nossa permissão. Alimentamos ela com ossos de carne, peixe, ossos moídos, carcaças de frango, biscoitos e mingau de aveia com baixo teor de gordura e legumes. Gostamos muito que a cachorra não tenha cheiro, embora não lhe demos banho, apenas a escovemos. Ela troca de pelo duas vezes por ano, na primavera e no outono. Para prevenir pulgas, eu a trato duas vezes por ano. Apliquei gotas especiais na cernelha.Nosso querido amigo conhece os comandos "senta" e "deita", sempre nos escuta atentamente e está pronto para tudo. Gostaria que todos tivessem um amigo assim na família.
Há oito anos, ganhei uma amiga devotada, gentil e carinhosa: uma Shar Pei. Essa cachorrinha de brinquedo parece um ursinho de pelúcia, e meu focinho aveludado me dá vontade de beijar o tempo todo. Ela não é muito alta na cernelha, então é perfeita para morar em apartamento. Ela adora biscoitos de pão preto com linguiça. Quando damos pão para ela, ela literalmente arranca a mão com uma mordida. Ela pega a linguiça delicadamente na boca e a leva até a tigela.
Ela pula constantemente nos convidados, lambe-os e exige biscoitos deles. Ela não gosta nada de outros cães, e Todos os cães do quintal têm medo dela.Mas tínhamos um gato em casa, e a cachorra era muito tranquila perto dele. Ela está quase sempre comigo. Quando como, ela senta ao meu lado; quando me sento, ela sobe no meu colo; e também dorme comigo. Na minha avaliação, recomendo a qualquer pessoa que esteja procurando um amigo de quatro patas que considere a raça Shar Pei.

Os Shar-Peis têm tantas rugas porque elas servem como proteção, já que a raça foi criada especificamente para lutas. Talvez seja por isso que ela fica tão na defensiva quando vê outros da mesma raça. o instinto de luta despertaOs Shar-Peis também são excelentes cães de guarda. Se alguém ficasse perto da nossa porta, a Bonnie latia, mas simplesmente ignorava quem passasse. Se você está pensando em adotar essa raça, reflita bem antes de escolher. Os Shar-Peis têm necessidades específicas de cuidados e problemas de saúde. Além disso, cada cão tem sua própria personalidade.
Eu amo muito minha filhinha e tive muitos problemas com ela no último ano. A raça Shar Pei é muito propensa a alergias, e minha cachorrinha não foi exceção. Nos primeiros meses, eu a limpava duas vezes ao dia, depois comecei a trocar a ração dela e a escolher a certa. Dei a ela tanto ração premium cara quanto ração natural. Finalmente, depois de vários testes, me decidi por uma ração produzida na nossa cidade, que também é bem acessível.
Também tivemos um problema com os olhos dela. A maioria dos cães dessa raça precisa de pontos nos olhos, mas a nossa só recebeu uma massagem. Também massageamos os dentes dela. E agora, finalmente, a cachorra está praticamente saudável e só nos traz alegria. Todos os dias ela Você precisa limpar o focinho, os olhos e as orelhas.O focinho deve ser limpo após cada refeição. As orelhas devem ser limpas uma vez por semana com um creme específico. Mas isso não é difícil para mim. Afinal, nós também nos lavamos e limpamos nossas orelhas todos os dias, mas os cães não conseguem fazer isso sozinhos.

Os Shar-Peis são inegavelmente superiores em aparência a outras raças. Esses cães robustos e bem-feitos possuem dobras profundas na pele. Shar-Peis de raça pura são muito raros hoje em dia. É difícil determinar a pureza racial de um filhote.Porque as dobras inerentes a eles se esticam com a idade. Você pode encontrar raças mistas que se parecem muito com Boxers, mas ainda assim competem em exposições.
Os Shar-Peis são extremamente alérgicos e necessitam de uma dieta hipoalergênica especial. Os únicos alimentos naturais que podem consumir são carne bovina e arroz. A raça também costuma sofrer de pálpebras invertidas, infecções de ouvido, acúmulo de tártaro e má oclusão. Podem ainda apresentar problemas renais e cardíacos. Portanto, quem se interessa por essa raça deve primeiro avaliar se está preparado para cuidar dela. Afinal, um Shar-Pei exige o dobro dos cuidados de uma criança.
Cabeça ligeiramente grande e crânio achatado com pregas de pele na testa e nas bochechas.

