
Especialistas há muito tempo estão convencidos de que essa raça era muito popular na China. Outra confirmação disso vem de escavações arqueológicas em tumbas adornadas com imagens de um cão com dobras de pele no pescoço e focinho quadrado. Durante séculos, os cães Shar-Pei foram criados por muitas dinastias chinesas, que exaltavam suas qualidades de luta e força.
Contente
Raça de cães Shar Pei: Descrição e características
Apesar do fato de que o Shar Pei é uma raça antigaApesar de sua origem, o Shar Pei não perdeu seu encanto ao longo de sua existência. É por isso que é tão amado por sua aparência. O Shar Pei é geralmente classificado como um cão de porte médio. Suas principais características distintivas são um corpo curto e compacto e uma cabeça grande e quadrada. Há numerosas dobras profundas no corpo, particularmente na cabeça e na cernelha. Orelhas pequenas e um focinho característico conferem ao cão uma aparência única, frequentemente levando a comparações com um hipopótamo.
Uma parte igualmente interessante do corpo é a cauda. Ela está localizada bem no alto da garupa plana, apresenta um espessamento próximo à base e começa a afinar à medida que se aproxima da ponta, formando uma espiral na extremidade. o peito é poderoso e largo, que chega até os cotovelos. O lombo curto e ligeiramente arqueado confere ao cão uma postura forte e combativa.
O corpo forte e musculoso do Shar-Pei e suas patas traseiras bem afastadas são essenciais, permitindo que ele corra em alta velocidade sem perder o equilíbrio. Traduzido do chinês, "Shar-Pei" soa bastante interessante, significando "cão louco". Outra característica marcante é sua pelagem. Sua cor característica é um vermelho vivo, que lembra o Pomeranian.
Dependendo do tipo de lã, é aceito. Existem vários tipos de cães Shar Pei:
Cavalo. A pelagem é curta, não ultrapassando 10 cm. Os filhotes com essa pelagem geralmente apresentam numerosas dobras, mas, à medida que amadurecem, esse número diminui;
- Escova. Cães desta raça têm pelos que não ultrapassam 2,5 cm de comprimento. Apresentam também numerosas dobras no corpo. À medida que crescem, o número de dobras diminui em todas as áreas do corpo, exceto no pescoço e no focinho;
- "Pelo de Urso". Este tipo de pelo tem mais de 2,5 cm de comprimento. Animais adultos com este tipo de pelo assemelham-se mais à raça Chow Chow. Cães com este tipo de pelo ainda não foram oficialmente reconhecidos como uma raça de exposição.
Os cães Shar Pei podem ser classificados em dois grupos dependendo da cor da pelagem:
- A coloração principal é formada por pigmento preto, dando ao focinho uma aparência semelhante a uma máscara, complementada por uma tira na parte de trás;
- O segundo tipo de cor. Exclui manchas pretas na pelagem.
Independentemente da pelagem, todos os Shar Peis são criaturas extremamente leais e sensíveis. Eles começam a demonstrar essas qualidades com o treinamento adequado, que deve ser iniciado desde filhotes.
Shar Pei: Personalidade e Treinamento

O dono obterá melhores resultados se fizer isso em cooperação com um criador de cães. O Shar Pei é extremamente Não tolera bem procedimentos com água.Mas, se assim o desejar, ele entrará facilmente em qualquer corpo d'água e nadará. Para garantir que seu dono não precise se preocupar com isso, ele deve ser treinado desde filhote para obedecer aos comandos do dono sem questionar. O Shar Pei, seja preto ou de outras cores, é um animal limpo, portanto, banhos raramente são necessários.
Uma característica distintiva desta raça é a ausência de odor, mesmo quando molhada. Ao escolher um filhote, você deve primeiro procurar traços de personalidade comuns a todos os membros da raça. Esteja preparado para alguma agressividade em relação a cães de outras raças. Essa característica é herdada geneticamente, pois eles foram originalmente criados para guardar, proteger e repelir estranhos. Você facilitará sua escolha se analisar o pedigree do filhote antes de tomar sua decisão.
Características de saúde do Shar Pei
Shar Pei um cachorro bastante poderosoEla possui um sistema imunológico forte e, portanto, raramente fica doente. No entanto, isso não garante que uma infecção não entre em seu corpo em algum momento.
Regras de seleção

- Sem cheiro de cachorro;
- As dobras da pele devem estar secas e limpas;
- olhos brilhantes;
- nariz molhado;
- Limpar os ouvidos.
Para que todos esses sinais de um filhote de Shar Pei saudável estejam presentes no seu cão, você deve escolha uma dieta equilibrada para elaSe a dieta do seu filhote for inadequada, você poderá perceber pelos seguintes sintomas incomuns:
- inflamação dos olhos e ouvidos;
- distúrbios intestinais;
- aumento da secreção de saliva e lágrimas;
- formação de eczema na pele;
- queda de cabelo.
Um indício adicional de que o animal está doente é febre e letargiaSe a superfície da pele não for devidamente cuidada, fungos e microorganismos nocivos podem se desenvolver rapidamente. Segundo veterinários, uma condição bastante perigosa para cães dessa raça é a inversão da pálpebra. Caso isso ocorra, a única cura é a cirurgia.
Doenças do cão Shar Pei
Dentre as doenças conhecidas que podem afetar até mesmo cães Shar Pei pretos, a mais comum é a Shar Pei. Os seguintes são comuns:
- Níveis baixos de um hormônio que garante processos metabólicos normais no corpo. Os sinais característicos incluem problemas de pele e ganho de peso;
- Inchaço do jarrete. Esta doença afeta os tendões das articulações do joelho, causando vômitos e diarreia, além de disfunção abdominal. Um sintoma adicional é o inchaço do rosto;
- Tumores cancerígenos que podem enfraquecer muito o corpo.
Shar Pei: treinamento e obediência

A primeira coisa que um cachorro precisa aprender é O status de líder pertence ao proprietário.No entanto, se este cão se tornar teimoso, não se deve usar força física contra ele. Isso pode tornar o animal muito agressivo, e nada será possível mudar esse comportamento. Os cuidados adequados para um Shar-Pei incluem longas caminhadas frequentes e brincadeiras ao ar livre. É essencial providenciar um espaço pessoal para ele, incluindo não apenas um local para descansar e dormir, mas também um recipiente para comida e água.
Conclusão
Criar um Shar-Pei em apartamento não é tão difícil, já que é uma das raças mais antigas, criada com sucesso há séculos em ambientes domésticos. No entanto, os futuros donos devem avaliar suas habilidades antes de decidir levar esse cão para casa. Devem estar preparados para treinar o animal desde o primeiro dia.
Em relação ao Shar Pei É inaceitável usar força bruta.Caso contrário, o filhote crescerá e se tornará um cão agressivo, causando inúmeros problemas para o dono. Portanto, o dono deve ensinar o filhote a obedecer a todos os seus comandos, para que ele permaneça tranquilo durante toda a sua vida.















Cavalo. A pelagem é curta, não ultrapassando 10 cm. Os filhotes com essa pelagem geralmente apresentam numerosas dobras, mas, à medida que amadurecem, esse número diminui;

