Quantas raças de cães de grande porte você consegue citar de cabeça? Provavelmente não mais do que três. Mas, na realidade, existem muito mais. Quer saber mais sobre as maiores raças de cães reconhecidas em todo o mundo? Então leia nosso artigo.
Dogue Alemão
Este cão é considerado um gigante, e não apenas um cão de grande porte. De fato, um Dogue Alemão consegue facilmente alcançar o rosto de uma pessoa se estiver em pé sobre as patas traseiras. Um macho adulto mede pelo menos 80 cm na cernelha e pesa até 90 kg.
Os Dogue Alemães foram originalmente criados na Alemanha, a partir de meados do século XIX. Na época, o termo "Dogue Alemão" se referia a qualquer cão grande e poderoso. Existiam muitos tipos diferentes de "Dogue Alemão": o de Ulm, o inglês, o dinamarquês, o alemão, o de caça, o grande e até mesmo o de javali. Com o tempo, todas essas subespécies passaram a ser conhecidas coletivamente como Dogue Alemão. A origem oficial da raça remonta a 1888.
Mastim Inglês
Esta é uma raça canina inglesa muito antiga. O Mastim Inglês é considerado o maior dos mastins e o maior dos Dogue Alemães europeus. Um Mastim Inglês adulto mede de 75 cm na cernelha a mais de 90 cm. Seu peso varia de 70 kg a mais de 90 kg.
As raízes da raça remontam a outro cão de grande porte: o Mastim Tibetano. As primeiras menções a esses cães podem ser encontradas em crônicas dedicadas às campanhas de Júlio César contra os assentamentos britânicos. Os Mastins Ingleses começaram a ser criados em 1883 e foram oficialmente registrados em 1964.
O nome "mastiff" tem muitas traduções, mas a maioria significa "poder" ou "força". E isso é preciso. O Mastiff Inglês é enorme e muito perigoso, especialmente quando protege seu dono ou seu território.
Cão Lobo Irlandês
Outra raça de cães de grande porte, considerada a maior da Europa e uma das maiores do mundo. Apesar do nome, os Wolfhounds Irlandeses são bastante amigáveis e pacíficos. Durante séculos, foram treinados para caçar veados e lobos. Mesmo assim, mantiveram seu bom temperamento e docilidade para com os humanos.
Um Wolfhound Irlandês adulto pode atingir entre 81 e 88 cm na cernelha, o que o torna bastante grande. No entanto, sua natureza de cão de caça tem um efeito benéfico sobre seu peso. Mesmo os cães maiores não pesam mais de 60 kg.
As primeiras menções à raça podem ser encontradas nos escritos de cônsules romanos em 391 a.C. Inicialmente, os celtas irlandeses criavam cães de pelo curto e de pelo longo. Com o tempo, a raça de pelo curto se estabeleceu. Isso pode ser atribuído às condições climáticas da região onde esses cães viviam.
Leonberger
Outra raça de grande porte desenvolvida na Alemanha, o Leonberger lembra um leão, e isso não é por acaso. A raça recebeu o nome da cidade alemã de Leonberger, cujo brasão apresenta a silhueta de um leão. No século XIX, o prefeito local decidiu criar um símbolo vivo para a cidade e cruzou diversas raças de cães, resultando no Leonberger. Esses cães foram oficialmente reconhecidos apenas em 1955, após o fim da Segunda Guerra Mundial.
A altura de um macho adulto na cernelha pode chegar a 80 cm. O cão é coberto por pelos grossos e lisos, mais longos no pescoço e no peito.
Pastor alemão
O Pastor Alemão é uma das raças mais famosas do mundo. Esses cães são amados e valorizados por sua inteligência e obediência. Eles também se dão muito bem com pessoas. Originalmente, eram usados para pastorear gado e procurar por pessoas. Apesar do nome, os Pastores Alemães são originários da Escandinávia e do norte da Rússia. Mais tarde, começaram a ser criados e treinados na Alemanha.
Um exemplar grande desta raça pode atingir 65 cm de altura na cernelha e pesar até 45 quilos. O primeiro Pastor Alemão macho, chamado Greif, foi apresentado ao público em 1882, numa exposição canina em Hanôver. A raça foi oficialmente reconhecida em 1955.
São Bernardo
Existem duas raças de cães: de pelo comprido e de pelo curto. Os primeiros filhotes foram importados da Ásia. O ancestral do São Bernardo é provavelmente o Mastim Tibetano, que foi cruzado com cães europeus locais.
O nome "São Bernardo" vem do mosteiro de São Bernardo, nos Alpes Suíços. Os monges locais usavam cães de grande porte para resgatar pessoas presas em avalanches. Os cães não temiam a neve nem o gelo. Seus corpos eram cobertos por uma pelagem espessa e suas patas poderosas cavavam facilmente na neve.
Os São Bernardos adultos podem atingir uma altura de até 90 cm e pesar mais de 70 kg. Esses cães foram frequentemente usados para criar outras raças, o que explica sua ampla popularidade não só na Europa, mas em todo o mundo.









1 comentário