
Descrição da raça
A criança da terra da neve entende bem as pessoas e é um excelente guardaDevido ao seu tamanho, o Mastim Tibetano é considerado uma das raças mais altas. os maiores cães do mundoCom uma altura entre 60 e 67 cm, o cão pesa entre 64 e 77 kg. Já foram registados indivíduos com até 90 cm de altura e 100 kg de peso.
O padrão da raça inclui:
- corpo forte;
- membros anteriores fortes e retos;
- Ombros bem posicionados e poderosos;
- Pernas traseiras fortes e retas com metacarpos inseridos baixos;
- linha reta de trás;
- um pescoço arqueado, esguio e maciço, que nos machos é coberto por pelos semelhantes à juba de um leão;
- Uma cabeça grande e pesada com um crânio poderoso;
- extremidade quadrada do focinho;
- olhos escuros de tamanho moderado;
- Orelhas triangulares, proporcionais e ligeiramente caídas para a frente, que se levantam quando o animal está ativo.
O Pastor Tibetano tem uma pelagem curta, áspera e densa com subpelo duplo. Isso proporciona excelente proteção durante invernos rigorosos, mas a pelagem fica visivelmente mais rala no verão. A juba no pescoço rendeu à raça outro apelido: "Leão Tibetano".
A cor da pelagem pode ser azul, cinza, preto intenso ou vermelhoA pelagem varia de tons claros a vermelhos. Áreas brancas e manchas castanhas podem estar presentes no peito e nas patas. Muitos cães apresentam manchas castanhas nas patas, na ponta da cauda e acima dos olhos.
Personalidade do Mastim Tibetano

O mastim não deve ser tratado como um animal de estimação, mas como um membro pleno da famíliaNesse caso, o animal de estimação amará seu dono. Um animal de estimação quase sempre tentará agradar suas pessoas favoritas. A exceção pode ser quando ele tem seus próprios planos. Nesse caso, o cachorro deve repetir seu pedido.
A raça não é adequada para famílias com crianças pequenas. Um Mastim Tibetano pode interpretar as brincadeiras barulhentas e os latidos das crianças como agressão ao seu dono mirim e começar a interferir nas interações com elas. O Mastim Tibetano também não gosta de muitos convidados. Ele pode ser seletivo quanto a quem entra na casa. Portanto, se você costuma receber muitos convidados ou organizar grandes reuniões barulhentas, esta raça não é para você.
A socialização é muito importante para os Mastins Tibetanos. Mesmo quando filhotes, devem ser levados a parques, lojas e outros locais movimentados. Devem ser apresentados a todos os visitantes e, talvez, quando adultos, o pastor comece a recebê-los em casa. No entanto, é importante entender que a raça é muito... desconfia de estranhos E você pode começar a sentir uma antipatia intuitiva por determinada pessoa. Você não conseguirá superar isso.
Para evitar que seu Mastim Tibetano considere o quintal ou outras áreas de passeio como seu território, é importante manter rotas diferentes regularmente. Se você tem um quintal, ele deve ser bem cercado, caso contrário, o cão poderá facilmente pular a cerca e escapar.
Essa raça adora interação social e pessoas, portanto, deixá-la sozinha no quintal não é recomendável. Ela pode desenvolver maus hábitos e até se tornar agressiva. Se deixada no quintal durante a noite, pode latir e permanecer inquieta até ser levada para dentro de casa.
Características de cuidado

Um clima quente e úmido não é adequado para um cão com pelagem densa. No entanto, se o clima for seco, o Pastor Alemão tolera facilmente altas temperaturas. A raça precisa de caminhadas diárias e exercícios vigorosos, que devem durar pelo menos 30 minutos.
Mastins não gostam de ficar sozinhos, por isso precisam de interação constante e apoio emocional. Caso contrário, você verá o quão barulhento e destrutivo seu animal de estimação pode ser.
Os filhotes dessa raça crescem muito rápido, mas Eles só atingem a maturidade com um ano de idade.Devido ao rápido crescimento, os membros do filhote sofrem muita pressão, portanto, até que o pastor alemão complete um ano de idade, evite caminhadas longas e limite o tempo de brincadeira no quintal.
Dependendo do clima, o Mastim Tibetano pode trocar de pelo uma vez por ano ou nenhuma vez. Em qualquer caso, o cão deve ser escovado de 1 a 3 vezes por semana com uma escova própria para esse fim. Verifique regularmente se há nós e emaranhados, que devem ser removidos manualmente. Cães dessa raça não têm odor, portanto, só precisam ser banhados quando necessário ou uma vez por mês.
Os filhotes de Mastim Tibetano exigem muita atenção e cuidado. Sua pele deve ser verificada regularmente em busca de arranhões e feridas, e suas orelhas e olhos devem ser limpos conforme necessário. Esse tipo de cuidado deve ser assimilado desde cedo para que o cão adulto possa tolerá-lo sem problemas.
É importante consultar o seu veterinário sobre quais vacinas o seu cão precisa. O ideal é ter um seguro contra várias doenças, especialmente a raiva, e Vacine-se no prazo..
Com os cuidados adequados desde filhote, você terá um mastim bonito, saudável, dócil e equilibrado.
Dieta do Mastim Tibetano
A dieta do Mastim Tibetano é praticamente idêntica à de qualquer outro cão de grande porte. No entanto, existe uma característica distintiva da raça que os donos devem ter em mente. Em qualquer idade, um animal de estimação pode recusar comida por 4 a 5 dias. Isso não é motivo para alarme. É simplesmente um ritmo alimentar confortável para o cão. Se o cão estiver ativo e parecer saudável, não há necessidade de pânico ou de levá-lo imediatamente ao veterinário.
Dieta básica do cão pastor tibetano deve ser composto pelos seguintes produtos:
- Carneiro ou carne bovina, crua ou cozida;
- legumes e frutas;
- produtos lácteos fermentados;
- mingau;
- ovos e peixes do mar.
Vitaminas e minerais são sempre adicionados.
Você pode alimentar mastins ração seca especial, observando as seguintes regras:
- Você não pode alimentar seu cachorro em excesso.
- São utilizados apenas alimentos adequados à idade.
- Alimentos secos não devem ser embebidos em leite ou caldo.
Depois de escolher a ração certa para o seu animal de estimação, você deve manter a mesma. Trocar constantemente de tipo de ração não é recomendado.
Preço dos filhotes de Mastim Tibetano
Capaz de sobreviver até mesmo nas duras condições da Sibéria, o cão é considerado o mais caro do mundo. Os mais caros são os mastins:
O Red Lion, que foi vendido por US$ 1.465.000;
- O Big Splash, que custa um milhão e meio de dólares americanos;
- O Imperador, que custa 1 milhão e 600 mil dólares.
Na China, pagam-se somas enormes por exemplares dessa raça. É nesse país que os mastins tibetanos, com sua pelagem vermelha brilhante, são considerados um símbolo de alto status social.
Na Europa e na Rússia, a raça é muito mais barata. Você pode comprar um animal de estimação por entre mil e quinhentos e dois mil dólares. Na Rússia, você pode encontrar um mastim em um anúncio online, que custará... de 15.000 a 60.000 rublos.
A maioria dos donos de Mastim Tibetano acredita que seus animais de estimação são tão intuitivos que conseguem discernir o humor do dono com apenas um olhar. O comportamento da raça é muito semelhante ao dos gatos, sendo discreto, dócil e protetor com os membros da família. Infelizmente, porém, os "Leões Tibetanos" não são para todos. Este cão não é adequado para apartamentos ou qualquer estilo de vida. Se você se interessou pela raça depois de ver fotos, deve primeiro pesquisar sobre ela e conversar com criadores de Mastim Tibetano.

















O Red Lion, que foi vendido por US$ 1.465.000;

