É difícil subestimar o papel que os cães desempenham na vida humana. Eles servem como cães-guia, cães farejadores e cães de guarda. Existem mais de cem raças de cães em todo o mundo, mas várias das melhores foram criadas na Rússia e são o orgulho do país.
Cão Samoieda
Os cães da raça Samoieda são uma raça antiga desenvolvida pelos povos do Norte e da Sibéria. Surgiram através da domesticação de lobos brancos. Os povos do Norte utilizavam esses cães como companheiros de caça, guardiões de rebanhos e, por vezes, como cães de trenó.
A raça foi oficialmente reconhecida em 1959 e, desde então, os Samoiedas são presença constante em exposições internacionais. Eles são exibidos no grupo Spitz e frequentemente conquistam o primeiro lugar nesses eventos. Sua pelagem branca como a neve e seu rosto doce cativam o coração de espectadores e juízes.
Os samoiedos são amigáveis por natureza e adequados para famílias com crianças. No entanto, não espere que sejam completamente obedientes — são cães que prezam a liberdade.
Terrier Preto
Essa raça às vezes é chamada de "cão de Stalin", embora tenha sido desenvolvida após a morte dele, em 1954. Esse nome foi dado à raça por um motivo: foi por ordem do grande líder que começaram os experimentos na década de 1930 para desenvolver cães de guarda e serviço. Joseph Vissarionovich queria cães que pudessem suportar geadas severas, possuíssem uma aparência ameaçadora e fossem fáceis de treinar.
Experimentos para criar o Terrier Preto foram conduzidos no canil Red Star e interrompidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo retomados posteriormente. Um padrão unificado para a raça só foi estabelecido no final do século XX. Hoje, o Terrier Preto é um cruzamento entre mais de 10 raças de cães, sendo as principais o Rottweiler, o Pastor do Cáucaso, o Terra Nova, o Schnauzer Gigante e o Airedale Terrier.
Cães dessa raça são amigáveis, dóceis e fáceis de treinar.
Cão Pastor do Cáucaso
O Pastor do Cáucaso é uma das raças de cães de serviço mais antigas. Seu ancestral é o Mastim Tibetano, e recebeu esse nome porque foi no Cáucaso que a raça finalmente se desenvolveu. Chegou lá com tribos de pastores da Ásia Central.
A história desses cães de grande porte remonta à domesticação de ovelhas pelos humanos. Naquela época, os rebanhos precisavam de proteção contra tribos estrangeiras ou predadores selvagens. O Pastor do Cáucaso possui uma coragem incrível, um olfato e visão apurados, e é extremamente leal ao seu dono, razão pela qual foi escolhido como cão de guarda. Além disso, cães dessa raça são resistentes à fome e à dor.
A bravura e a coragem do pastor também foram reconhecidas pelos comandantes russos durante a conquista do Cáucaso. Os "Pastores Caucasianos" foram recrutados como cães de guarda. Esses cães continuam populares e renomados em muitos países.
Borzoi russo
Essa raça se difundiu durante o reinado de Ivan, o Terrível. Isso ocorreu após a conquista de Kazan, quando o czar enviou nobres tártaros, que gostavam de caçar com cães, para se estabelecerem nas regiões de Kostroma e Yaroslavl.
Tendo adotado a tradição estrangeira de caçar com galgos, os nobres russos decidiram desenvolver uma raça que combinasse tenacidade, alta velocidade, amabilidade e um temperamento calmo. Cruzando o sangue do cão de caça ao alce com o do Saluki Oriental, a nobreza criou o Borzoi Russo.
Essa raça se distingue pela velocidade de corrida, graça, força e olhar aguçado, características essenciais para a caça.
Terrier Russo de Brinquedo
Este pequeno animal, brincalhão e corajoso, pertence à família dos terriers, criada na Idade Média para caçar raposas e texugos. Seu parente direto é considerado o Manchester Terrier, levado para a Rússia durante o reinado de Catarina, a Grande.
No século XX, quando o país foi abalado por guerras e revoluções constantes, os Terriers de Brinquedo praticamente desapareceram devido à necessidade de cães de grande porte na Rússia. Mas, logo após a Grande Guerra Patriótica, criadores russos se preocuparam com o destino da raça e começaram a procurar descendentes de terriers por todo o país.
Como resultado, a raça foi revitalizada, mas com mudanças significativas. Os cães não eram adequados para a caça, mas sua energia e espírito brincalhão os impediam de se tornarem cães de bolso. Portanto, os cães resultantes ficaram conhecidos como "Terriers Russos de Brinquedo".
Cinco raças de cães desenvolvidas em nosso país estão entre as melhores do mundo. Elas não são apenas companheiras leais, mas também excelentes cães de guarda e caçadores.







3 comentários