
Uma casa de campo particular, onde o cão também serve como cão de guarda, é uma situação diferente. Portanto, ao escolher um animal de estimação para uma residência particular, é importante considerar fatores como raça, personalidade, habilidades, porte e assim por diante. Afinal, a confiabilidade do cão de guarda e a segurança do gado e das aves dependerão desses fatores.
Por exemplo, em uma fazenda particular em uma aldeia, não é aconselhável ter um cão de caça raivoso e agressivo com um instinto de caça bem desenvolvido.
Contente
Como escolher um cão para guardar uma casa particular?
Em primeiro lugar, para garantir uma melhor proteção, o cão deve ser de tamanho médio ou grande e apegado apenas ao dono e aos demais membros da família. O cão deve ser desconfiado com estranhos. Além disso, o cão de guarda ideal seria aquele que exigisse o mínimo de esforço em termos de alimentação e cuidados. Uma pelagem é desejável, já que o animal vive constantemente ao ar livre.
Entre outras coisas, um cão de guarda deve ser inteligente e fácil de treinar.
Quais raças não são adequadas para guardar uma residência particular?

Cães sem subpelo também não são adequados para guardar uma casa de campo, pois congelariam no inverno, o que é inaceitável em condições externas. A última categoria é a de cães de resgate. Originalmente criados especificamente para o trabalho de resgate, esses cães praticamente não demonstram agressividade em relação aos humanos.
Raças de cães para guardar uma residência particular
Dentre as muitas raças de cães de guarda de quatro patas, existem algumas que são mais populares. Em primeiro lugar, estas são: Pastor alemão, que possui diversas vantagens que permitem que essa raça seja considerada universal:
- Excelente capacidade de aprendizagem e facilidade de treinamento;
- elevada inteligência e sensibilidade inigualável;
- simplicidade em relação às condições de vida e de manutenção;
- Desconfiança em relação a estranhos.
Com base em tudo isso, o Pastor Alemão pode ser considerado, com justiça, o líder em termos de cães de guarda para casas de campo. Existe uma crença comum de que cães dessa raça não precisam de treinamento, pois já possuem naturalmente todas as qualidades necessárias, mas isso está longe de ser verdade. Pastores Alemães, assim como outras raças de cães, Uma educação adequada é necessária. e treinamento. O não cumprimento desses requisitos pode levar a consequências trágicas.
Pastores

Logo após adquirir um filhote, é recomendável consultar um especialista sobre métodos de adestramento.
O Pastor da Ásia Central é um cão de grande porte. atingindo 80 cm na cernelhaO Alabai possui uma pelagem espessa e de comprimento médio, com subpelo fino, que se autolimpia e requer pouca manutenção. Tolera bem tanto o calor quanto o frio. Este cão possessivo monitora cuidadosamente toda a propriedade da família, sejam pertences pessoais ou o quintal. Animais de criação e membros da casa também são vigiados de perto pelo pastor alemão. Este "urso" é completamente não agressivo no território de outras pessoas e é leal às crianças. É capaz de tomar decisões independentes.
O Pastor do Cáucaso é um cão de porte médio que adora proteger seu território. É um cão tranquilo e muito independente, mas alguns exemplares podem ser agressivos, por isso é melhor não deixá-lo sozinho com crianças. Reconhece apenas um proprietário.Ele trata os outros membros da família com igualdade. Seu belo pelo o mantém aquecido no inverno, mas ele pode superaquecer no calor do verão. Desde muito jovem, ele requer treinamento e disciplina rigorosos; caso contrário, você corre o risco de criar um monstro.
Cão Pastor Russo do Sul - Um cão de grande porte, com aparência marcante e pelagem longa e branca como a neve, que exige cuidados especiais, pois acumula detritos, fica suja e emaranhada com facilidade. Se não for adestrado adequadamente, o cão pode se tornar indisciplinado e agressivo. Tanto cães ferozes quanto amigáveis podem conviver com crianças.
Outras raças de cães de guarda

Terriers pretos Os Terriers Pretos também são considerados cães de guarda. A raça foi desenvolvida em nosso país durante a União Soviética. Inicialmente, os Terriers Pretos provaram ser excelentes cães de guarda, mas com o tempo, seu temperamento mudou e se tornou mais dócil. Portanto, hoje em dia, é improvável que representantes dessa raça atuem como cães de guarda; eles são mais adequados como bons amigos e companheiros para brincadeiras ativas. Outra desvantagem é sua pelagem longa, que exige cuidados especiais, então seu animal de estimação provavelmente se sentirá desconfortável ao ar livre.
Rottweilers Os Rottweilers são outra raça popular de cães de guarda, apesar de terem pelagem curta e lisa. Isso se deve ao fato de os Rottweilers possuírem uma subpelagem bem desenvolvida, que serve como isolante térmico contra o frio. Cães dessa raça possuem qualidades de guarda altamente desenvolvidas.
- Condições de manutenção pouco exigentes;
- desconfiado;
- Muito atento e vigilante.
No entanto, os Rottweilers são bastante teimosos, por isso o treino do cão deve começar desde muito cedo para evitar consequências negativas no futuro.
Mastim Tibetano Raça com raízes ancestrais, o Pastor Alemão foi criado especificamente para guarda. Sua ausência de agressividade excessiva é perfeitamente equilibrada por sua cautela com estranhos. É um cão muito independente e limpo, que prospera ao ar livre.
DobermansEssa raça raramente é considerada um cão de guarda. Alguns os consideram agressivos demais e pouco obedientes. Mas, na realidade, os Dobermans são animais inteligentes, dóceis e completamente calmos, bastante treináveis. No entanto, o treinamento inadequado pode levar a problemas sérios. Além disso, é improvável que os Dobermans sobrevivam ao inverno ao ar livre, por isso recomenda-se uma raça diferente para guardar uma residência particular.
Recentemente, uma raça de cão de guarda começou a ganhar popularidade na Rússia. Cane Corso Esses cães de quatro patas provaram ser obedientes e amigáveis com crianças, além de possuírem as qualidades de um verdadeiro cão de guarda. São naturalmente independentes e muito inteligentes, o que os torna excelentes cães de vigilância. No entanto, no inverno, esses cães precisam de isolamento adicional em seu recinto e canil.
Schnauzer GiganteEste é um cão muito enérgico e ativo que responde bem ao adestramento. O Schnauzer Gigante precisa de muito exercício, idealmente até a exaustão, para que toda a energia do animal seja canalizada para atividades tranquilas. Isso também promove o desenvolvimento físico. O cão é fácil de adestrar e responde bem ao treinamento, sendo muito leal às crianças. Ele é devotado aos seus donos e está pronto para defendê-los de qualquer inimigo, mesmo os mais fortes e maiores. No entanto, os Schnauzers Gigantes não gostam de estranhos que chegam sem serem convidados. Os representantes desta raça são agraciados com pelos longos e espessos que exigem certa frequência de cuidados com a pelagem.
Como treinar corretamente um cão de guarda?
Existem algumas regras simples que, se seguidas, ajudarão você a transformar facilmente um cachorrinho engraçado em um verdadeiro cão de guarda. Aqui estão as principais:
Limite o círculo social do seu filhote a estranhos, com exceção de seus amigos mais próximos e familiares. Isso ajuda a desenvolver um instinto de matilha e desconfiança, que desempenham um papel importante na proteção territorial.
- Não permita que estranhos brinquem com o filhote ou o alimentem na mão.
- Para ajudar seu filhote a se tornar um cão confiante e seguro de si, não impeça o desenvolvimento de suas habilidades de liderança. Até os 6 ou 7 meses de idade, permita que seu filhote ganhe brincadeiras com mais frequência.
- Visite mais lugares novos para que o filhote se socialize, ou seja, para que perceba diferentes situações com calma.
- Se você tem filhos ou planeja deixar seu cachorro solto, certifique-se de fazer um curso de obediência.
Cão de guarda — a escolha ideal para guardar e proteger você e sua casa de intrusos. Ela sempre aguardará fielmente o retorno do seu dono, encantando-se e trazendo alegria para você. E os intrusos, ao ouvirem seu rugido ameaçador por trás da cerca, evitarão sua casa.
Limite o círculo social do seu filhote a estranhos, com exceção de seus amigos mais próximos e familiares. Isso ajuda a desenvolver um instinto de matilha e desconfiança, que desempenham um papel importante na proteção territorial.

