Minha cadela está com gravidez psicológica – o que fazer e como tratar?

Gravidez psicológica em cadela - o que fazer e como ajudar?Com bastante frequência, após o cio de uma cadela, pode ocorrer uma pseudociese (gestação psicológica), caracterizada por todos os sinais de uma gestação verdadeira. Isso se manifesta por todos os sintomas físicos e comportamentais da cadela. Essa condição não é uma doença no sentido estrito da palavra. Ocorre em diversas espécies animais, mas é mais comum em cadelas.

Muitos donos se preocupam com a duração da pseudociese (gravidez psicológica) em cadelas e como ajudar seus animais nessa situação.

Sinais de gravidez psicológica em cadelas

Uma condição fisiológica especial pode ocorrer em cadelas não fertilizadas ou mesmo não acasaladas entre a quinta e a oitava semana após o cio. Existem inúmeras razões para uma gravidez desse tipo.Na maioria das vezes, isso ocorre devido a alterações nos níveis hormonais, com aumento da prolactina e diminuição da progesterona. Uma pseudogestação também pode ocorrer se o animal de estimação tiver problemas de tireoide.

Os sintomas dessa condição são muito semelhantes aos sinais de uma gravidez real:

  1. A pseudociese (gravidez psicológica) em cadelas ocorre se a cadela não for coberta no momento oportuno.O cachorro fica inquieto, nervoso e agitado. Ele se mostra relutante em brincar e se movimentar.
  2. As glândulas mamárias da cadela incham e, em alguns casos, a lactação pode começar.
  3. A barriga aumenta de tamanho e a cor da alça muda.
  4. Em um local isolado, o animal de estimação começa a fazer um ninho com papel ou trapos.
  5. O cachorro recusa comida ou, pelo contrário, come e bebe mais.
  6. Ela se comporta de forma agressiva com outras cadelas, mas adora receber carinho do seu dono.
  7. Por vezes, a intoxicação pode manifestar-se sob a forma de vómitos matinais e aumento da temperatura corporal.
  8. Algumas meninas, depois de arrastarem meias, trapos e brinquedos para o canto, conseguem "dar à luz" ali.

Os sinais de "gravidez na colher" variam de cadela para cadela. Essa condição pode ser confundida não apenas com uma gravidez psicológica, mas também com diversos distúrbios hormonais, endometrite e infecções vaginais.

O interessante é que, em certa medida, a razão A ocorrência de gravidez psicológica depende da hereditariedade.Em qualquer caso, esta condição é perigosa para o seu animal de estimação e pode ter consequências graves:

  • distúrbios nervosos;
  • infecções sexualmente transmissíveis;
  • piometra, endometrite;
  • câncer de ovário, útero e mama;
  • mastite.

Se sua cadela apresentar sinais de pseudociese (gravidez psicológica), um diagnóstico preciso deve ser feito antes de iniciar o tratamento. Isso inclui exame físico e palpação da cadela. Um ultrassom ou radiografia abdominal também podem ser necessários.

Métodos para aliviar os sintomas

Normalmente, os sintomas da pseudogravidez não duram mais de vinte dias. Durante esse período O dono precisa ser paciente e ajudar seu animal de estimação.Na maioria das vezes, nenhum tratamento especial é necessário.

Métodos tradicionais

Para aliviar os sintomas do cão, as condições de vida dele precisam ser "pioradas". Isso exigirá:

  1. O que fazer se uma cadela tiver uma gravidez psicológica.Coloque seu animal de estimação em uma dieta de semi-inanição, eliminando laticínios e alimentos ricos em proteínas. Ofereça pequenas porções, incluindo alimentos de fácil digestão e alto teor calórico.
  2. Elimine os líquidos da dieta e ofereça pequenas quantidades de água três vezes ao dia. No entanto, a água deve ser oferecida após a atividade física.
  3. Se um cachorro se recusar a correr, brincar ou obedecer a comandos, não ceda aos seus caprichos. Ele deve passear mais, ser entretido e distraído, mas nunca receber pena ou ser mimado.
  4. É necessário guardar pantufas, cachecóis, cintos, brinquedos de pelúcia, meias, ou seja, qualquer coisa que possa lembrar o animal de estimação do filhote.

Graças a essas condições, o comportamento da cadela pode voltar ao normal em poucos dias, e a lactação deve cessar em cerca de uma semana.

Às vezes, os donos interrompem a lactação com compressas frias, que podem ser feitas com mel e gema de ovo, folhas e suco de babosa, folhas e polpa de repolho. No entanto, Os veterinários não recomendam recorrer a esses métodos., pois se sua cadela tem mastite, isso só pode piorar a situação. Também não é recomendado:

  1. Apertar os mamilos com bandagens prejudica a circulação sanguínea e pode levar à mastite ou tumores. Para evitar que a cadela tente estimular a lactação e machuque os mamilos, o ideal é usar um colar protetor, uma manta ou uma bandagem justa, porém frouxa.
  2. Para acalmar o sistema nervoso do seu animal de estimação, evite usar infusões ou decocções de ervas. Infusões de ervas benéficas para humanos podem ser tóxicas para animais. Um cão agitado pode receber medicamentos específicos, como Fitex e Stop-stress.
  3. Expressar, massagear e esfregar são contraindicados. Tal estimulação leva a uma produção ainda maior de leite.

Como a pseudociese pode prejudicar não só o psicológico do animal, mas também, por vezes, a sua saúde física, em casos graves recomenda-se consultar um veterinário.

tratamento medicamentoso

Se os sintomas de uma gravidez psicológica surgirem devido a alterações hormonais, os médicos prescrevem tratamento com medicamentos hormonais. Um médico competente não recorrerá ao uso de tais medicamentos.Primeiro, o cão é submetido a exames e, somente em casos graves, é prescrito tratamento:

  • andrógeno;
  • estrogênio;
  • progestógeno.

A terapia hormonal deve ser realizada sob a supervisão de um médico, visto que diversas complicações costumam surgir após o seu início:

  • A gravidez de uma cadela pode ser verdadeira ou falsa.obesidade;
  • anemia;
  • infecções vaginais;
  • piometra;
  • trombocitopenia;
  • cistos;
  • Câncer.

Após o tratamento hormonal, a saúde do animal não se deteriora imediatamente, mas sim ao longo de vários meses. O ideal é castrar a cadela após a terapia hormonal. Após a remoção do útero e dos ovários, a cadela já estará bem recuperada. Uma falsa gravidez nunca ocorrerá.e as complicações mais perigosas, como piometra e câncer.

Medicamentos homeopáticos

Antes de recorrer ao tratamento homeopático, O cão precisa ser examinado.Esses medicamentos nunca devem ser tomados durante uma gravidez verdadeira.

Infelizmente, não existe uma solução universal para todos os casos. Seu veterinário pode prescrever um tratamento personalizado para o seu cão ou um único medicamento. Embora alguns veterinários sejam céticos em relação à homeopatia, esse tratamento tem seus efeitos. Ao tomar remédios homeopáticos, é importante considerar os seguintes aspectos: O veterinário deve monitorar o animal.Portanto, você precisará visitar a clínica regularmente e fazer exames. Se o tratamento homeopático for prescrito por um médico, geralmente não há efeitos colaterais.

Como a pseudociese não é uma doença, não tem cura. Seus sintomas são apenas eliminados, aliviando o desconforto da cadela. No entanto, após o próximo cio, os sintomas e o desconforto podem retornar. A cada vez, será necessário aumentar a atividade física, reduzir a dieta ou até mesmo recorrer a tratamentos homeopáticos ou hormonais. Isso enfraquece a saúde do animal de estimação.Portanto, o melhor é prevenir a pseudociese (gravidez psicológica), por exemplo, através da castração. No entanto, para quem cria fêmeas reprodutoras, essa não é uma opção. Nesse caso, remédios caseiros e homeopáticos, prescritos por um veterinário, são utilizados entre os acasalamentos.

Se sua cadela estiver com pseudociese (gravidez psicológica), tenha paciência. Não há necessidade de se irritar ou repreender sua cachorra por fazer um ninho com seus pertences. Esse comportamento é ditado pelos instintos.O dono deve ajudar sua amada cadela a sobreviver à gravidez psicológica, cuidando dela com paciência e carinho.

Comentários