
Portanto, o dono de um cão deve saber tudo sobre a gestação do animal para acompanhar seu progresso e, se necessário, procurar ajuda de uma clínica veterinária em tempo hábil.
Contente
Período de gestação em cadelas
Na maioria dos casos, os partos normais em cadelas ocorrem no período de 56 a 66 dias A gestação começa no momento do acasalamento, mas filhotes normais também podem nascer antes ou depois desse período. A duração da gravidez pode ser afetada por:
- tamanho do animal de estimação;
- Número de gestações anteriores.
Normalmente, o período de gestação é mais longo para animais de grande porte e cadelas que esperam sua primeira ninhada. Animais menores e aquelas que estão grávidas pela primeira vez, por outro lado, dão à luz com muito mais rapidez e facilidade.
Mas mesmo que os filhotes não apareçam na data prevista, é possível que a data da concepção tenha sido simplesmente definida incorretamente. O acasalamento geralmente ocorre repetidamente ao longo da semanaPor isso, a concepção pode ocorrer tanto no primeiro quanto no último dia, e, consequentemente, a data prevista para o parto pode variar em até 7 dias. Erros no cálculo da data prevista para o parto são, na maioria das vezes, culpa do dono, e não da natureza.
Como determinar a gravidez
Durante o primeiro mês de gravidez, é praticamente impossível detectar quaisquer sinais de gravidez. Nesta fase, apenas indicações indiretas de gravidez são possíveis, baseadas nos seguintes sinais:
- O comportamento do animal de estimação é passivo;
- O animal pode recusar-se temporariamente a comer;
- O cachorro se recusa a fazer caminhadas longas;
- O amigo de quatro patas está procurando um lugar para ficar sozinho.

As mudanças externas tornam-se perceptíveis um mês após o acasalamento. Durante esse mesmo período, também são observadas alterações comportamentais. O abdômen do animal começa a crescer e o tórax se expande. O corpo da fêmea fica mais arredondado, indicando o crescimento ativo dos filhotes. A segunda metade da gestação é acompanhada pela secreção de um muco viscoso pela vulva. Também se observa o inchaço dos mamilos.
Dentro de 50 dias Você pode sentir os filhotesMas isso deve ser feito com extrema cautela. Após mais alguns dias, os batimentos cardíacos dos filhotes podem ser ouvidos. Dez dias antes do nascimento previsto, os movimentos dos filhotes no útero da mãe podem ser observados até mesmo a olho nu.
A segunda metade da gestação também é acompanhada por mudanças no comportamento do animal. Ele se torna desconfiado de estranhos e age de forma agressiva durante os passeios. Algumas fêmeas chegam a estocar comida, escondendo-a em locais de difícil acesso. Conforme o parto se aproxima, o animal começa a reorganizar seu local de descanso.
Peculiaridades de cuidar de um filhote de cachorro
Uma cadela prenha requer atenção especial. Durante as primeiras 4 semanas, o animal, assim como um ser humano, Observa-se intoxicação grave.Portanto, é importante ter paciência com quaisquer mudanças no humor ou comportamento do seu animal de estimação. Antes de tudo, assegure-se de uma dieta balanceada. Não deixe de levar seu cachorro para passear ao ar livre, mesmo que ele resista. No entanto, ao passear no parque, tome cuidado para que seu animal não pule de lugares altos ou corra muito rápido. Também é uma boa ideia proteger seu animal de estimação do estresse.
Durante as primeiras quatro semanas, a dieta do animal pode permanecer inalterada, mas após um mês, é aconselhável enriquecê-la com minerais, proteínas e vitaminas. Para garantir que a dieta seja o mais equilibrada possível, consulte um veterinário experiente. Também é importante aumentar gradualmente a quantidade de alimento.
Deve-se adicionar cálcio à ração, mas tenha cuidado para não exagerar, pois o excesso pode causar problemas de saúde ao cão. Aproximadamente 10 dias antes do nascimento da ninhada, reduzir a quantidade de proteína nos alimentosE cinco dias antes do parto, é completamente eliminado. Essas medidas drásticas são usadas para prevenir o vômito durante o trabalho de parto.
O que significa gravidez psicológica?

- inchaço da glândula mamária;
- formação do colostro;
- O animal está brincando com seus brinquedos favoritos.
Uma gravidez psicológica pode ocorrer de 1,5 a 3 meses após o cio. Isso pode ser resultado de uma tentativa de acasalamento malsucedida ou mesmo da ausência completa de acasalamento. De acordo com pesquisas científicas, 85% das cadelas apresentam gravidez psicológica duas vezes ao longo da vida.
Esse fenômeno é completamente normal e não requer intervenção humana ou de um veterinário especialista. Apenas se forem detectadas complicações indesejadas. Pode ser necessário auxílio veterinário.Se uma cadela não foi acasalada, mas apresenta todos os sinais de gravidez, é provável que seja uma pseudociese (gravidez psicológica). Nessa situação, é importante monitorar de perto a saúde do animal e, se necessário, consultar um especialista.
Se o acasalamento ocorreu antes do aparecimento de sinais de gravidez, só é possível determinar se a gravidez foi falsa após o segundo mês, quando os fetos podem ser palpados. Se os filhotes não forem palpáveis, então todos os sinais são falsos. No entanto, existem casos de gravidez incompleta, em que a concepção ocorreu, mas os fetos se desfizeram. Portanto, nem sempre é possível determinar a tempo se sua cadela está grávida. Para determinar a condição da cadela, é importante monitorar mudanças em seu comportamento e composição corporal. Um diagnóstico preciso só é possível após um exame de ultrassom em uma clínica veterinária.
Sinais de trabalho de parto iminente em

Outro sinal de que um evento significativo está se aproximando é mudança de comportamento Animal de estimação. O animal começa a procurar um lugar para dar à luz ou a reorganizar seu abrigo para dormir. A cadela chora, bebe muito líquido e demonstra uma inquietação incomum. Nessa situação, o dono precisa se preparar para o parto. É importante preparar um local onde o animal se sinta confortável. O ambiente deve ser ameno, sem correntes de ar e, de preferência, próximo ao dono.
Pouco antes do início do trabalho de parto, podem ocorrer alterações físicas: abdômen flácido e flancos afundadosAssim que o trabalho de parto começar, o dono pode ajudar seu animal de estimação sozinho, desde que saiba o que fazer. Em caso de dúvida, o melhor é procurar a ajuda de um veterinário experiente.
Nuances que você precisa conhecer

É importante entender que cuidar do seu animal de estimação é necessário não apenas durante a gravidez, mas também após o parto. Além de uma dieta balanceada e caminhadas curtas, também é uma boa ideia massagem abdominal leveIsso ajudará seu cachorro a recuperar a saúde normal muito mais rápido. Ame os animais, e eles sempre retribuirão o amor.


