Os animais de estimação dependem muito dos cuidados de seus donos e são frequentemente muito vulneráveis. Isso é especialmente verdadeiro durante doenças ou intoxicações. Portanto, um bom dono estará sempre atento ao seu animal de estimação e não ignorará quaisquer mudanças negativas em seu comportamento. Os sinais de intoxicação em cães, por exemplo, são fáceis de identificar. Tratar a intoxicação em si é muito mais difícil.
Sinais de envenenamento
Os animais podem sofrer de dois tipos de intoxicação: intoxicação alimentar e intoxicação por inalação. Em ambos os casos, o cão apresenta sinais claros de doença grave:
- O animal de estimação vomita, e o vômito geralmente contém sangue; isso é especialmente típico em casos de envenenamento por ratos, que age impedindo a coagulação do sangue;
- O animal começa a apresentar diarreia, frequentemente com sinais de sangramento;
- Há secreção abundante de saliva e espuma saindo da boca;
- Muitas vezes, o cão treme e estremece visivelmente;
- Em casos graves, ocorre perda de coordenação motora, aumento da excitabilidade nervosa, aumento da frequência cardíaca e edema pulmonar.
Primeiro socorro

Medicamentos de uso regular que você já possui em seu armário de remédios podem ser usados como adsorventes: Enterosgel ou outros medicamentos com efeito similar.
O envenenamento pode ser relativamente leve se, por exemplo, o animal tiver ingerido comida ou ração vencida. Nesse caso, você pode tratar o animal oferecendo-lhe bastante líquido e, possivelmente, realizando uma lavagem gástrica. Cubra bem o cão e você também pode diluir permanganato de potássio em água (apenas um pouco) e dar para ele beber.
Mas, muitas vezes, os primeiros socorros são necessários de forma mais séria. Elimine as toxinas do seu corpo induzindo o vômito com uma solução salina.
Tente determinar o que envenenou seu amigo de quatro patas:
- Em caso de envenenamento por veneno para ratos, administre injeções de vitamina K, pois ela aumenta a coagulação sanguínea.
- Em caso de envenenamento por arsênico, uma mistura de óxido de magnésio e sulfato de óxido de ferro é suficiente inicialmente, e recomenda-se a ingestão de bastante líquido.
O envenenamento por ácido não deve ser tratado com vômito; o nariz, a língua, a garganta e o estômago devem ser lavados com água primeiro, e depois o animal deve receber substâncias absorventes.
Consultar um médico

Após qualquer envenenamento, o animal precisará de repouso e de uma dieta restauradora por algum tempo.
Se os sintomas persistirem após os primeiros socorros, e piorarem, é necessário atendimento veterinário imediato. Um especialista experiente administrará um antídoto, desintoxicará o organismo e prescreverá os medicamentos necessários.
Se o seu cão foi envenenado em casa, após a consulta com o veterinário, faça uma inspeção minuciosa: remova todas as substâncias perigosas, mesmo as menores, produtos de limpeza, medicamentos e outros produtos químicos do alcance do animal.
Todo dono de cachorro deve se lembrar que o envenenamento de animais de estimação geralmente resulta de negligência por parte do dono. Certifique-se de que seu cachorro não coma nada da rua, alimente-o com comida fresca e não deixe produtos químicos ao alcance dele. Assim, você não precisará correr para o veterinário.



