Por que o cachorro não dorme na casinha? Como treiná-lo?

A incapacidade de um cão dormir em sua casinha pode ser um problema real se ele foi adotado como um animal de rua ou se os donos se mudaram de um apartamento para uma casa. Acostumar seu animal de estimação ao seu próprio apartamento pode ser um desafio, mas é possível.

Principais razões

Um cachorro perto de um canil

Condições de confinamento em um canil podem desestimular o cão a se interessar por ele.

A relutância de um animal de estimação em viver em uma casa preparada pode surgir por diversos motivos:

  • Cabine de má qualidade. Se a casa tem rachaduras, pregos salientes, o telhado está gotejando e o cachorro já experimentou todas as consequências desses inconvenientes, sua relutância em viver nessas condições é compreensível.
  • Odores estranhos. O cão possui um olfato apurado, podendo detectar odores inacessíveis aos humanos e classificá-los como desagradáveis.
  • A casinha foi "herdada" do cachorro anterior. Se outro animal já morou na casa, o novo inquilino pode facilmente descobrir isso e pode se recusar a se mudar por motivos relacionados ao seu próprio animal de estimação.
  • Espaço insuficiente. Um cachorro deve se sentir confortável e aconchegante em sua própria casa, especialmente se antes vivia em uma casa com pessoas.

Além dos motivos já mencionados, existem outras possíveis razões para a recusa, dependendo das características individuais do cão. O papel de um dono atento é identificar e solucionar o problema.

Como treinar

O cachorro está deitado na casinha.

Acredita-se que seja melhor aclimatar um cão a um canil em um clima bom, mas a chuva de verão pode ser justamente o motivo pelo qual o cãozinho se esconde em um novo lar.

Vale a pena ter paciência e fazer isso gradualmente, sem coerção ou agressão. Os seguintes passos devem ser executados:

  1. Coloque brinquedos e a caminha favorita do seu animal de estimação pela casa.
  2. Coloque o petisco preferido do seu animal de estimação, como um biscoito para cachorro, no canto mais afastado.
  3. Recompense o cão quando ele demonstrar qualquer interesse – olhar para dentro da casinha, deitar-se lá, entrar e sair.

Além disso, há alguns pontos a serem considerados:

  • Não se pode confinar um animal à força em um novo lar, deixando-o no escuro e sozinho. Essa é uma maneira infalível de desenvolver medos e timidez.
  • Até que seu cão se acostume com a casinha, não o acorrente. O ideal é apresentá-lo gradualmente, mas primeiro ele precisa se acostumar com a casa.
  • Um cachorro vai gostar mais rápido da sua casa se ela estiver localizada em um lugar familiar e aconchegante. Se o quintal for novo, é importante dar tempo para o seu animal de estimação se adaptar.

É importante não deixar seu cachorro sozinho por longos períodos de tempo no início. Sem a presença dos donos, ele pode ficar infeliz e choramingar em uma casinha escura. Isso não deve ser permitido. Você deve interagir com seu animal de estimação com mais frequência perto da casinha dele, recompensando o bom comportamento.

Comentários