
O desejo deles levou à criação de uma pista central, que apresentava obstáculos que lembravam os de provas de salto a cavalo. A diferença estava na adição de "passeios de cachorro"O processo de apresentação dos cães envolvia a participação direta dos treinadores, que eram obrigados a demonstrar as habilidades de seus animais. Os primeiros eventos trouxeram um sucesso sem precedentes. Isso levou ao estabelecimento regular de percursos de obstáculos semelhantes em outros países. Com o tempo, essa prática ficou conhecida como agility.
Contente
Regras básicas
Muitos proprietários de cavalos de agility são atraídos pelo fato de não serem necessários documentos ou habilidades especiais para participar. O principal é Apresente-se perante a plateia com seu animal de estimação de quatro patas e mostre o que ele foi treinado para fazer.É verdade que existem competições de agility canino certificadas, onde os cães precisam passar por inspeção. Mas, na maioria dos casos, esses eventos, que geralmente oferecem uma premiação específica, permitem a participação de cães de qualquer raça, inclusive vira-latas. Aqui, a ênfase não está na aparência, mas na rapidez e precisão com que o treinador e seu amigo de quatro patas executam os movimentos.
A característica distintiva deste esporte é que Um treinador se apresenta para a plateia com seu cão..
Com base nos resultados da pista de obstáculos, o desempenho de cada dupla é avaliado individualmente. Cada equipe tem a oportunidade de receber um pequeno bônus de tempo.
Para participar do programa de agilidade, você precisa atender a uma série de requisitos:
Nessas competições Qualquer cão pode participar. independentemente de gênero, idade, tipo físico e raça.
- O condutor auxilia o cão na execução das tarefas necessárias utilizando a voz, gestos ou postura. As regras proíbem auxiliar o animal com toques deliberados, petiscos ou brinquedos.
- Antes de escolher uma pista de obstáculos, os juízes avaliam a composição dos participantes. Cada um dos obstáculos deve ser numerado.O resultado final deve ser um percurso que o cão não consiga completar sozinho.
- Cada equipe tem apenas uma tentativa para completar o percurso de obstáculos. Seu desempenho é então avaliado, incluindo as características do animal, e a equipe recebe uma pontuação ao final.
- Regras da competição para o condutor Cada pessoa tem direito a apenas uma tentativa de completar o percurso.Isso lhe dá a oportunidade de escolher as táticas certas para reduzir o tempo necessário para completar o percurso.
- Qualquer punição física infligida ao animal pelo treinador resultará na desclassificação imediata da equipe.
Em certas competições, podem ser introduzidas regras mais rigorosas ou mais flexíveis. Isso depende da dificuldade do percurso e da premiação. Por exemplo, se o evento não oferece prêmios ou é beneficente, uma única equipe pode ser formada por vários pares. Além disso, não apenas cães adultos, mas também filhotes, cães com deficiência, treinadores com deficiências congênitas e outros podem ser autorizados a participar.
<!—cke_bookmark_72E—>Equipamento de agilidade
Para cada competição desse tipo É fornecido um conjunto padrão de obstáculos.Além disso, em cada caso, podem ter alturas, tamanhos e distâncias diferentes entre os pontos de controle. Dependendo do tipo de execução e do tipo de obstáculo, os obstáculos de agilidade são classificados em vários tipos.
Para garantir que todos os animais, independentemente de seu tipo de personalidade, sejam tratados em igualdade de condições, o programa do curso inclui não apenas obstáculos para animais coléricos, mas também obstáculos que exigem que o animal demonstre autocontrole e obediência rigorosa:
SlalomÉ construído com 12 postes fixos verticalmente e flexíveis, pelos quais os animais devem passar em um padrão serpentino.
- PlataformaConsiste em um pódio com uma barra inclinada de entrada e saída. O cão deve permanecer na plataforma em uma posição específica por um período de tempo determinado pelos juízes.
- Zona ou quadradoUma seção do percurso com uma fita delimitando seu perímetro. Ao entrar nessa área, o cão deve assumir uma posição específica — sentar ou deitar — e permanecer ali por um determinado período de tempo.
Contato
- BoomUm tipo de obstáculo feito com três tábuas de 20 a 30 cm de largura, semelhante a uma ponte. Barras transversais são adicionadas às seções inclinadas, permitindo que o cão transponha os obstáculos com mais facilidade e também atendendo às normas de segurança. A parte principal do obstáculo fica a 1 metro ou mais do chão. De acordo com as regras, o condutor pode caminhar ao longo da estrutura paralelamente ao cão e oferecer apoio caso ele caia. A zona de contato é devidamente colorida e está localizada na base das seções elevadas. O cão deve correr até a estrutura. Se o cão tentar pular, será considerada uma infração.
DeslizarÉ feito de duas tábuas de 80 a 100 cm de largura, unidas ponta a ponta. O formato resultante deve ser um triângulo isósceles, cujo vértice deve estar a 2,5 metros do chão. A zona de contato é o topo do obstáculo. Ao chegar nela, o animal deve tocar a zona de contato com a pata de cada lado.
- BalançoEste obstáculo foi projetado como um brinquedo de parque de diversões para crianças. É feito de uma prancha de 2 a 3 metros de comprimento e 30 a 40 cm de largura, montada sobre uma base triangular. Um peso é colocado na entrada e apoiado no chão. O animal deve correr até o meio da prancha, esperar que ela abaixe e, em seguida, voltar correndo para o chão. O animal deve tocar em cada ponto de contato nas laterais de entrada e saída. Ao construir este obstáculo, o peso e as dimensões devem ser cuidadosamente calculados: ele deve ser facilmente transponível até mesmo por cães pequenos, de modo que, após correr sobre o obstáculo, a prancha possa abaixar em 2 a 3 segundos.
- CanoÉ uma estrutura oca de plástico com grande diâmetro. Também pode ser feita fechada, dependendo da dificuldade do percurso de obstáculos. A altura do obstáculo pode variar de acordo com o percurso, se exigirá corrida ou rastejamento.
TúnelConsiste em um corredor feito de tecido leve e resistente, com uma entrada rígida feita de tubo de plástico de grande diâmetro. O animal deve correr até o obstáculo e, a partir desse ponto, o treinador deve dar comandos verbais para que ele siga em frente. O obstáculo será pontuado se o animal completar o corredor sem parar.
- TransiçãoConsiste em uma plataforma com várias rampas, duas das quais são marcadas com zonas de contato. Para percorrê-la, o animal segue a voz do tratador. Após subir o obstáculo, ele deve descê-lo por meio de barras inclinadas pré-instaladas.
Obstáculos sem contato para pular
SaltandoEsses são obstáculos retirados do hipismo clássico. Consistem em duas barras verticais com uma barra transversal fixada nelas. O animal deve saltar sobre elas sem tocá-las. Os obstáculos são colocados a uma curta distância um do outro e podem ser chamados de saltos duplos ou triplos.
- CercaUm obstáculo que um cão precisa saltar para ultrapassar. Em vez de barras finas, estes são feitos de escudos ou "cercas vivas".
- PneuConsiste em uma estrutura quadrada na qual é instalada uma barreira circular utilizando cabos. Na maioria das vezes, a barreira é feita de borracha de pneu de carro, revestida com plástico ou fita adesiva.
- Salto em distânciaPara isso, instala-se um conjunto de plataformas de pequena altura e largura próximas umas das outras. O animal precisa saltar sobre elas sem tocá-las. Em alguns casos, utiliza-se um fosso cheio de água.
Este novo esporte está ganhando popularidade a cada ano, o que impulsiona seu desenvolvimento. Hoje, existem diversas modalidades de agility, que variam de acordo com a raça e o nível de habilidade do animal. As competições para cães de pequeno porte geralmente consistem em obstáculos de contato. Devido à sua maior versatilidade, os cães de médio porte treinam em percursos com obstáculos mistos. Já no agility para cães de grande porte, os obstáculos são incluídos no programa para facilitar a sua transposição. Para isso, são utilizados equipamentos que permitem aos animais escalar sem ficarem presos.
<!—cke_bookmark_85E—>O esporte é para todos ou existem exceções?
Vale ressaltar que qualquer cão pode dominar esse esporte. O principal é que o dono tenha o desejo de fazê-lo. A agilidade pode ser praticada mesmo que você não planeje treinar seu animal de estimação para competições de alto nível. A agilidade em si Traz grandes benefícios não só para os animais, mas também para os seus donos.Dentre a grande variedade de cães, existem certas raças que são ideais para tais eventos:
- collie;
- Pastores australianos e belgas.

- Você precisará de um terreno aberto e plano com uma área de pelo menos 30 x 30 m.
- Fazer as conchas também será fácil; você pode encontrar os diagramas necessários em diversos sites.
- Por fim, resta apenas obter itens consumíveis que, com um pouco de habilidade, logo se transformarão em equipamentos úteis para agilidade.
A única razão pela qual um dono não treinaria seu animal de estimação em agility é a falta de tempo ou de vontade. Independentemente do treinamento do seu amigo de quatro patas, você não deve negligenciar o treinamento de agility. Eles têm muitas vantagens. vantagensAlgo que não só você, mas também o seu cão, irão apreciar:
A capacidade de desenvolvimento do seu animal de estimação obediência, sem recorrer à força física. As aulas são realizadas em formato de jogo, por isso não é surpresa que esse esporte produza resultados tão excelentes.
- Regularidade. A principal desvantagem de muitos tipos de treinamento é que o cão fica entediado após concluí-lo. No entanto, isso não acontece com o agility, que oferece um programa com vários níveis de dificuldade.
- Entendimento mútuo. Você será capaz de Melhore seu relacionamento com seu amigo de quatro patas.Se você fizer esses exercícios com ele, o agility será especialmente útil para cães adotados de um abrigo ou que sofreram recentemente um trauma psicológico grave.
Conclusão
Todo dono de cachorro, em algum momento, pensa em treinar seu animal. Mas quem está familiarizado com os programas tradicionais provavelmente não ficará muito animado quando seu pet concluir um deles. No entanto, isso não precisa acontecer; você pode adotar uma abordagem diferente e começar a praticar agility. Este é um esporte que treina cães para competições. Contudo, você pode praticar agility mesmo que não pretenda competir. O principal benefício do agility é que ele ajudará você a desenvolver um relacionamento mais próximo com seu amigo de quatro patas e a manter seu cão em boa forma.
Nessas competições Qualquer cão pode participar. independentemente de gênero, idade, tipo físico e raça.
SlalomÉ construído com 12 postes fixos verticalmente e flexíveis, pelos quais os animais devem passar em um padrão serpentino.
DeslizarÉ feito de duas tábuas de 80 a 100 cm de largura, unidas ponta a ponta. O formato resultante deve ser um triângulo isósceles, cujo vértice deve estar a 2,5 metros do chão. A zona de contato é o topo do obstáculo. Ao chegar nela, o animal deve tocar a zona de contato com a pata de cada lado.
TúnelConsiste em um corredor feito de tecido leve e resistente, com uma entrada rígida feita de tubo de plástico de grande diâmetro. O animal deve correr até o obstáculo e, a partir desse ponto, o treinador deve dar comandos verbais para que ele siga em frente. O obstáculo será pontuado se o animal completar o corredor sem parar.
SaltandoEsses são obstáculos retirados do hipismo clássico. Consistem em duas barras verticais com uma barra transversal fixada nelas. O animal deve saltar sobre elas sem tocá-las. Os obstáculos são colocados a uma curta distância um do outro e podem ser chamados de saltos duplos ou triplos.
A capacidade de desenvolvimento do seu animal de estimação obediência, sem recorrer à força física. As aulas são realizadas em formato de jogo, por isso não é surpresa que esse esporte produza resultados tão excelentes.

