Existem diversas teorias e respostas para a pergunta sobre por que um cachorro come as próprias fezes e o que fazer a respeito. É importante determinar as causas subjacentes antes de tomar qualquer atitude e reeducar seu amigo de quatro patas.
Principais razões
Um cão pode comer fezes desde cedo, até mesmo quando filhote. Isso se deve ao instinto ou ao comportamento da mãe. Cadelas frequentemente comem as fezes de seus filhotes, pois esse é um comportamento natural e normal. O filhote pode ter observado a mãe e estar imitando suas ações.
Se um cachorro só faz suas necessidades em casa, ele teme que o dono o repreenda por fazer xixi em um lugar inadequado. É como se ele estivesse tentando encobrir seus rastros.
Outro motivo para esse comportamento é a alimentação de má qualidade, que carece de vitaminas e nutrientes. O animal de estimação busca esses nutrientes em suas próprias fezes ou nas de outros animais.
O que fazer
Na maioria das vezes, um cachorro come fezes quando quer encobrir seus rastros, deixando um monte de fezes em casa. Nesse caso, pare de gritar com seu animal de estimação se ele sair de casa novamente. Quando ele fizer tudo corretamente, elogie-o e recompense-o com um petisco. Depois que o cachorro fizer suas necessidades, é importante distraí-lo, entretê-lo com uma brincadeira ou outra atividade. Isso evitará que o animal coma fezes e, com o tempo, ele se livrará completamente desse hábito.
Se a causa não for o comportamento do filhote, mas sim a falta de vitaminas e outros nutrientes na dieta, é necessário trocar a ração por uma de melhor qualidade. Inclua na alimentação alimentos ricos em vitaminas do complexo B e potássio.
Pode ser necessário usar duas abordagens simultaneamente: mudar a alimentação do cão e modificar seu comportamento. Juntas, essas abordagens ajudarão o cão a parar de fazer cocô nas fezes.
Este não é o sintoma comportamental mais alarmante em um cão, mas esse hábito pode estar associado a doenças desagradáveis. Ao ajudar seu animal de estimação a abandonar esse hábito, você reduzirá significativamente o risco dessas doenças.




