A pelagem do seu animal de estimação está ficando amarela? Pode haver muitos motivos, mas os mais comuns estão listados abaixo.
Produtos de cuidado pessoal selecionados incorretamente
O princípio é o seguinte: se um xampu, condicionador ou outro produto não for adequado para um cão, ele inevitavelmente desenvolverá uma reação alérgica na pele. Além disso, produtos inadequados podem afetar as mucosas dos olhos e da boca, causando coceira. Como resultado, o cão começa a lamber ou coçar ativamente as áreas inflamadas, o que piora a condição da pelagem. Nas áreas irritadas, a pelagem pode mudar de cor, por exemplo, de branca para amarela, avermelhada ou até mesmo marrom-clara.
O problema é facilmente resolvido: basta trocar os produtos de higiene do seu animal de estimação e dar-lhe anti-histamínicos. Consultar um veterinário também é uma boa ideia.
Má nutrição
Normalmente, os fabricantes de ração pronta para cães adicionam produtos como:
- alga;
- cenoura;
- beterraba;
- corantes alimentares.
Se um cão ruivo consumir esse tipo de alimento, sua pelagem adquirirá uma tonalidade mais brilhante e saturada. No entanto, para cães brancos e bicolor, essa dieta afetará negativamente a pelagem, que provavelmente ficará marrom, amarela ou avermelhada.
Para resolver isso, basta parar de alimentar o cão em questão. No entanto, segundo criadores de cães experientes, a pelagem não volta imediatamente à cor original. As pontas dos pelos permanecerão vermelhas por um longo tempo, até que vários ciclos de muda tenham se passado.
Se a pelagem de um filhote ou cão jovem ficar amarela, isso pode indicar problemas digestivos causados por nutrição inadequada.
Problemas hormonais em animais de estimação
O excesso de substâncias como fenilalanina e tirosina no organismo pode causar alterações na cor da pelagem. A causa é, novamente, a nutrição inadequada. No entanto, neste caso, o problema não é a comida em si, mas sim o fato de os donos alimentarem seus animais de estimação com comida da própria mesa. Criadores de cães e cinólogos desaconselham essa prática, pois esse tipo de alimentação suplementar impacta negativamente a saúde e quase sempre leva a desequilíbrios hormonais e outros distúrbios.
Para ter certeza de que seu cão realmente tem disfunção hormonal, procure por sintomas adicionais:
- Alteração no apetite (pode ser acompanhada por compulsão alimentar ou recusa em comer);
- micção frequente;
- sede;
- perda de peso ou obesidade;
- queda de cabelo em algumas áreas;
- alteração na cor e na qualidade da lã;
- escurecimento da pele.
Esses sintomas se desenvolvem gradualmente, como acontece com a maioria dos distúrbios hormonais. Portanto, se a pelagem do seu cão adquiriu uma tonalidade amarelada ou avermelhada, é hora de consultar um veterinário para um exame.
Prevenindo alterações de cor em cães
Para evitar ter que lidar com as causas do amarelamento da pelagem do seu cão, tome medidas preventivas. Elas são bem simples:
- Você não deve dar água da torneira ao seu cachorro, pois ela geralmente contém muitas impurezas minerais, o que pode causar um excesso delas.
- Se o seu animal de estimação segue uma dieta natural, você precisa monitorar cuidadosamente a alimentação dele e também estudar a composição dos suplementos alimentares que ele recebe.
- Você não deve dar ao seu animal de estimação grandes quantidades de produtos que contenham iodo, cobre ou caroteno.
- Se o seu cão se alimenta de ração seca, você deve escolher um produto que seja, no mínimo, super premium.
- Os pelos ao redor dos olhos devem ser aparados regularmente para evitar que entrem em contato com a mucosa e a irritem.
- Se a pelagem do seu animal de estimação já estiver amarelada, você pode restaurar sua aparência normal dando-lhe um banho com um xampu clareador específico. Você também pode usar um gel ou spray clareador.
Uma mudança na cor da pelagem é sinal de que algo está errado com seu cão. A causa precisa ser identificada e corrigida.



