Se meu gato está perdendo pelos em tufos e tem feridas na pele, o que devo fazer?

Causas da queda de cabeloA queda de pelos em gatos não é incomum, mas isso não significa que você possa ficar tranquilo e evitar consultar um especialista. A queda de pelos pode ser causada por fatores naturais (como a muda) ou pode ser o primeiro sinal de um problema de saúde.

Por que meu gato está perdendo pelos?

Ao se deparar com um problema desse tipo, a primeira coisa que você deve fazer é Descubra a causa das falhas no couro cabeludo..

queda de cabelo natural

A queda de pelos em gatos pode não estar relacionada à presença de determinadas doenças.

  • Como um gato solta pelos?mudaSe o pelo do seu gato começar a cair em tufos, mas o nariz estiver úmido, os olhos claros e a cor da pele inalterada, não precisa se preocupar. Nesse caso, a queda de pelo se deve a causas naturais — a muda sazonal. Durante esse período, o animal se comporta com total calma e não demonstra nenhum desconforto. Embora o pelo caia em tufos, geralmente não se observam falhas no pelo. Em um apartamento na cidade, a muda sazonal pode durar cerca de três meses. Durante esse período, é ainda mais importante monitorar a alimentação do seu gato e oferecer uma dieta balanceada que promova o crescimento saudável do pelo. A dieta do seu gato deve incluir alimentos naturais ricos em vitaminas e minerais.
  • alopecia facialEssa condição não está relacionada a nenhum problema médico e é caracterizada pela perda natural de pelos entre os olhos e as orelhas. A alopecia facial em gatos geralmente aparece entre os 14 e 20 meses de idade e desaparece quando o animal completa três anos.

Fatores que causam queda de pelo em gatos

Doença de peleDieta desequilibradaSe a dieta de um gato for inadequada, ele apresentará queda de pelos acentuada nas costas, pescoço e cauda. O restante da pelagem ficará opaco. Com o tempo, as áreas afetadas ficam inflamadas, descamadas e com coceira intensa. Todos esses sintomas podem ocorrer com a alimentação rica em alimentos salgados, picantes e gordurosos, bem como salsichas. A inclusão de grandes quantidades de leite integral na dieta também pode desencadear a queda de pelos.

Nem todos sabem que os gatos têm bastante... sistema digestivo delicadoE às vezes, ao alimentar seus animais de estimação com a comida que compartilham, os donos começam a se perguntar por que seus animais estão com problemas de saúde, mesmo que o peixe estivesse fresco, a linguiça deliciosa e eles tivessem recebido bastante leite... Então, o que devem fazer?

Vale ressaltar que, na natureza, os gatos não comem peixe frito (ou cozido), salsicha ou outros alimentos "humanos". Se você quer garantir que seu animal de estimação receba todos os nutrientes de que precisa, a melhor opção é alimentá-lo com ração pronta para consumo de alta qualidade.

Você finalmente decidiu alimentar seu animal de estimação com comida natural? Você precisa criar uma dieta adequada, na qual Vísceras e cereais devem ser combinados.Às vezes, você deve adicionar queijo cottage com baixo teor de gordura, ovos, peixe e carne magra. Não adicione sal!

Alimentar gatos com alimentos humanos comuns, temperados com diversos condimentos e aromatizantes, é estritamente contraindicado. Esse tipo de dieta causa uma reação desagradável, acompanhada de queda de pelos. Do ponto de vista médico, isso é chamado de dermatite.

Nesse caso, você deve primeiro consultar um veterinário, que o ajudará a desenvolver uma dieta personalizada para seu animal de estimação e prescreverá os medicamentos antialérgicos e suplementos vitamínicos necessários. Se os distúrbios metabólicos forem crônicos, seu gato poderá precisar de um tratamento mais sério.

  • Como ajudar um gatoDistúrbios hormonaisEsses distúrbios ocorrem devido ao uso excessivo de medicamentos que inibem a libido. Desequilíbrios hormonais podem causar alopecia em tufos. Obesidade ou, inversamente, perda repentina de peso, bem como micção frequente, podem ser observadas. O animal pode perder o apetite, tornar-se apático e
  • AlergiaA queda de pelos em gatos pode ser causada por uma reação alérgica a certos alimentos. Esse tipo de queda de pelos é simétrico, as áreas afetadas da pele ficam vermelhas e com coceira intensa, e as orelhas ficam inflamadas.
  • GranulomaOcorre como reação a fios de sutura, plantas (como rabo-de-raposa), etc. Granulomas também podem ser causados ​​por infecção. Nódulos duros de tamanhos variados aparecem no corpo; se a reação for causada por corpos estranhos, os nódulos podem ser úmidos. Perda de cabelo, infecções secundárias e úlceras são possíveis. O diagnóstico envolve biópsia, bem como remoção cirúrgica dos corpos estranhos.
  • Infestação por ácaros da peleOs primeiros sinais de uma infestação por ácaros da pele são falhas no pelo do rosto, das patas dianteiras e das orelhas do gato, juntamente com a pelagem opaca. O gato sente desconforto, manifestado por erupções cutâneas, coceira e inflamação nas áreas infectadas.
  • PiolhosAlguns tipos de piolhos também infectam gatos. Os sintomas incluem pelos ásperos e queda de pelos, coceira e pele com crostas.

Além dos motivos já mencionados, a queda de pelos de um animal pode ser causada pelo desenvolvimento de certas doenças.

Doenças de pele em gatos

A dermatite em gatos pode ter diversas causas. Pode ser causada não apenas por uma dieta desequilibrada, mas também por certos produtos químicos (por exemplo, polidores ou produtos de limpeza para móveis usados ​​em casa). Reações alérgicas também podem ocorrer a pólen, materiais sintéticos, poeira e outros alérgenos. A queda de pelos é acompanhada de vermelhidão, coceira e o aparecimento de pequenas protuberâncias na superfície da pele.

Possíveis lesões de pele em gatos e o que fazer a respeito.

A queda de cabelo e os distúrbios da pele podem ser causados ​​pela presença de certos agentes irritantes:

  • lesões fúngicas da pelePequenas áreas sem pelos aparecem no corpo do gato, que posteriormente se unem, formando grandes lesões inflamatórias. As áreas sem pelos, que contêm escamas, são arredondadas. Se você notar essas lesões no seu animal de estimação, pode presumir com segurança que ele tem uma infecção fúngica ou dermatofitose (micose). Não tente tratar seu animal de estimação por conta própria. Infecções fúngicas de pele representam um perigo para as pessoas que entram em contato com o gato doente. Somente um especialista pode prescrever um tratamento completo após realizar exames.
  • SeborréiaFaz-se uma distinção entre forma primária (hereditária) e forma secundária (resultante de infestação parasitária e outras doenças). A pele do gato apresenta odor desagradável, tornando-se oleosa e inflamada. Observa-se queda intensa de pelos em diversas áreas do corpo. O diagnóstico da doença é feito por meio de exames de sangue, raspagem de pele e identificação da causa subjacente.
  • DemodicoseA infecção pode ser generalizada ou localizada. A primeira forma ocorre em gatos com sistema imunológico enfraquecido. É caracterizada por pele avermelhada, escamas secas e queda de pelos. Coceira também é comum.
  • Eritema multiformePode ser causada por câncer ou outras doenças. Também ocorre em casos de hipersensibilidade a medicamentos ou infecções. Os sinais incluem bolhas frequentes nas axilas, virilha, ao redor das orelhas e da boca, além de queda de cabelo. Febre, depressão e úlceras também podem ser observadas.
  • Cistos das glândulas sudoríparas apócrinasEssa é uma doença relativamente rara em gatos. Manifesta-se como bolhas únicas e lisas (às vezes azuladas), geralmente aquosas. Aparece com mais frequência nos membros, pescoço e cabeça.
  • Sintomas de doenças em gatosAdenite sebáceaEssa doença é extremamente rara em gatos e caracteriza-se pelo aparecimento de áreas arredondadas, crostosas e escamosas no pescoço, orelhas e cabeça. O diagnóstico é feito por meio de sinais clínicos e biópsia de pele. O tratamento requer xampus antisseborreicos e suplementos de ácidos graxos. Casos mais graves podem exigir o uso de retireoides e corticosteroides.
  • Dermatose solarTrata-se de uma reação cutânea à luz solar. É mais comum em gatos com orelhas brancas. Caracteriza-se por vermelhidão da pele, descamação das orelhas e do nariz e queda de pelos. Posteriormente, formam-se crostas e úlceras.
  • Alopecia simétricaEssa condição é bastante rara e suas causas são desconhecidas. Caracteriza-se pela perda simétrica de pelos na virilha, região abdominal e na parte posterior das coxas. Não há coceira e os pelos são facilmente arrancados. O diagnóstico é feito por biópsia de pele. Outros exames também são realizados para descartar outras causas.
  • FoliculiteLesão infecciosa dos folículos pilosos. Aparece com maior frequência no pescoço, cabeça e face. A doença caracteriza-se pelo desenvolvimento de pústulas dentro dos folículos pilosos que, ao romperem, podem formar crostas. Podem ocorrer coceira e queda de pelo. O diagnóstico é feito por meio de raspagem da pele, culturas e biópsias. A doença subjacente, que pode ser o vírus da imunodeficiência felina (FIV) ou uma alergia, também é determinada.
  • Alopecia induzida por injeçãoQueda de cabelo na área onde o medicamento foi injetado. Espessamento e ulceração da pele são possíveis.
  • Por que meu cabelo cai em tufos?alopecia psicogênicaOs gatos são bastante sensíveis a todos os tipos de mudanças externas, o que pode causar alopecia psicogênica. Sob estresse, o animal começa a arrancar o próprio pelo. As falhas no pelo aparecem com mais frequência nas patas dianteiras, abdômen, coxas, costas e virilha. O dano à pele causado pelo próprio animal pode continuar até que o equilíbrio psicológico seja restaurado. Úlceras e erosões aparecem nas áreas afetadas.
  • Alopecia areata (Alopecia areata). Trata-se de uma doença autoimune caracterizada pela perda de cabelo em determinadas áreas, principalmente no pescoço, couro cabeludo e corpo. Não há coceira.
  • Hipotireoidismo congênitoOs gatinhos nascem com pouco ou nenhum pelo. Ao final do quarto mês, os poucos pelos presentes ao nascimento desaparecem completamente.

Você não deve tentar determinar a causa da queda de pelos do seu gato por conta própria, pois os mesmos sintomas podem ser sinais de doenças diferentes.

Portanto, siga as orientações de alimentação e cuidados para o seu animal de estimação, mantenha a vacinação do seu gato em dia contra todas as doenças de pele e leve-o ao veterinário regularmente. Só assim você poderá evitar problemas potenciais e ter um amigo peludo saudável, feliz e carinhoso ao seu lado.

Comentários