Como engordar um cachorro após um período de exaustão

Um animal de estimação brincalhão, ativo e saudável é o sonho de todo dono de cachorro. Mas quando um amigo de quatro patas está deprimido e perdendo peso, ou já está exausto por qualquer motivo, é um problema sério. Como você pode descobrir a causa da exaustão do seu cão, ajustar a dieta dele e alimentar um animal doente de forma mais eficaz — com ração seca ou produtos naturais? Primeiro, vamos tentar encontrar a causa da exaustão do seu cão e tratá-la. Em seguida, criaremos uma dieta balanceada para o seu amigo de quatro patas e faremos ajustes na rotina diária e no estilo de vida dele.

Causas de exaustão em cães 

É possível perceber imediatamente se um animal de estimação está se alimentando corretamente através de sua constituição física e comportamento.

Causas de exaustão em cães

 

Vamos analisar o que observar se o seu cão se alimenta bem e leva uma vida ativa, mas continua magro:

  1. Não se esqueça de verificar a dieta do seu animal de estimação. Ele pode estar comendo uma ração de qualidade inferior, que geralmente é predominantemente à base de plantas.
  2. Seu cachorro vai emagrecer com vegetais e cereais — não tente enriquecer demais a dieta dele com vitaminas e fibras benéficas. Isso pode resultar em uma alimentação adequada, mas com má absorção de nutrientes. Seu cachorro pode estar com deficiência de nutrientes provenientes de grãos e fibras. Nesse caso, você deve ajustar a dieta dele — mude para uma ração seca de melhor qualidade e mais nutritiva. Ou considere introduzir laticínios mais ricos em gordura e nutrientes em quantidades limitadas na dieta natural dele, ou ainda trocar para um tipo diferente de vísceras.
  3. Introduza alimentação suplementar – é possível que seu animal de estimação não esteja recebendo comida suficiente, não apenas em quantidade, mas também na frequência das refeições. Se seu amigo de quatro patas é alimentado duas vezes ao dia, tente oferecer petiscos. Alimentar seu pet de três a quatro vezes ao dia é muito eficaz para eliminar o excesso de comida e encontrar a dieta ideal.
  4. Se o seu cão estiver extremamente magro (como se costuma dizer, "pele e osso"), mude para uma ração para filhotes. Especialistas recomendam alimentar o cão com fórmula infantil entre as refeições (a fórmula para cães é rica em proteínas e vitaminas e contém mais calorias do que o leite comum ou cereais à base de leite).
  5. Outra causa de exaustão são os parasitas. Carrapatos, pulgas, demodicose e piroplasmose causam desconforto ao animal. A coceira dificulta a absorção de nutrientes diários, o que pode levar à ansiedade, estresse e até anemia. Essa combinação de fatores desencadeia a perda de peso.
  6. Parasitas que vivem nos intestinos danificam o revestimento interno, causando inflamação gastrointestinal. Isso interrompe o metabolismo normal. Esses "vizinhos" parasitas roubam algumas das vitaminas, minerais e outros nutrientes obtidos dos alimentos. A falta de eliminação imediata da infestação e de tratamento e reabilitação adequados para o cão pode resultar em morte. Além disso, os vermes também podem infectar outros órgãos e tecidos (fígado, pulmões, etc.).
  7. O estilo de vida de um animal de estimação influencia muito sua fisiologia e peso. Se um cão se exercita bastante — longas caminhadas, trilhas longas, caça — a perda de peso é inevitável. Mesmo com uma dieta balanceada, o animal perderá peso, gastará mais calorias e perderá massa muscular. Isso é especialmente verdadeiro para cães jovens.
  8. Estresse, ansiedade, perda ou mudança de dono, rotina diária inadequada (falta de passeios) – o estado psicológico do cão também afeta o apetite e, consequentemente, a condição física.
  9. Outra causa sazonal de exaustão são as alterações hormonais durante a época de acasalamento. Durante duas a três semanas, o cão pode não se aproximar da tigela de comida — este é um processo normal pelo qual todos os cães adultos passam.
  10. Um animal de estimação também pode perder peso como resultado de uma cirurgia ou de uma doença prolongada.
  11. Em filhotes, a perda de peso é frequentemente observada quando há grande competição por comida.

Outro ponto importante: durante os passeios, os cães costumam pegar pequenos gravetos e pedrinhas, tentando mastigá-los e engoli-los. Isso irrita o esôfago, danificando o revestimento do estômago e dos intestinos, causando espasmos e inflamação crônica do trato gastrointestinal. Isso afeta seriamente o apetite, a digestão e, consequentemente, o peso. Nesse caso, por mais cheio que o esôfago esteja, o alimento não é digerido adequadamente.

Se nenhuma das razões acima for típica para o seu cão, você precisará realizar exames em um laboratório veterinário.

Um hemograma completo revelará inflamações e anemia. Diabetes, doenças hepáticas e insuficiência renal serão detectadas por um painel bioquímico sanguíneo. Um ultrassom abrangente geralmente é necessário para cães com mais de 8 anos de idade, pois a presença de tumores também pode contribuir para o cansaço.

Comece gradualmente a tirar seu cão do estado de exaustão:

  1. Alimente de forma racional (ração seca e dieta natural).
  2. Aumente sua ingestão de calorias.
  3. Combine os produtos.
  4. Inclua complexos vitamínicos e suplementos.
  5. Ofereça alimentos processados ​​termicamente (80% do cardápio).

Leia também, Como saber quando é hora de mudar a dieta do seu cão.

Como engordar um cachorro magro com ração seca

Especialistas em cães acreditam que a ração seca não é a melhor opção para recuperar o peso de um animal de estimação. Independentemente da causa da perda de peso, recomenda-se trocar a ração do seu cão por carne enlatada de alta qualidade e alimentos naturais ricos em proteína. Mesmo a ração seca com alto teor de proteína é menos digerível do que a carne enlatada e as vísceras.

Como engordar um cachorro magro com ração seca

Se você decidir introduzir ração seca na dieta do seu animal de estimação, certifique-se de escolher apenas alimentos de alta qualidade, com composição balanceada e alto teor de vitaminas e minerais:

  1. Esse tipo de alimento não deve exceder 30% da dieta do animal durante o tratamento da exaustão.
  2. Na maioria das vezes, quando um animal de estimação perde peso, opta-se por uma alimentação à base de suplementos proteicos balanceados.
  3. Vale ressaltar também que a ração seca é dividida em categorias: filhotes, cadelas em fase de amamentação e animais com certas doenças, em especial, devem receber uma dieta específica.

Leia também, Como fazer a transição da alimentação do cachorro para ração seca. 

 Como ajudar seu cão a ganhar peso com alimentos naturais

A vantagem dos alimentos naturais é que eles são mais nutritivos e livres de aditivos sintéticos, facilitando o ganho de peso para os cães. Peixes, carnes processadas, leite e produtos lácteos fermentados são ingredientes naturais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a melhorar o funcionamento gastrointestinal. Mesmo cães não acostumados com alimentos orgânicos ou caseiros ganham peso rapidamente quando são introduzidos a alimentos naturais. Na dieta de um cão emaciado, os alimentos naturais devem constituir aproximadamente 40-50% do cardápio total:

  1. Algas marinhas, óleo de peixe e farinha de carne e ossos sempre ajudaram a repor o equilíbrio vitamínico e a coordenar a nutrição dos animais de estimação.
  2. Queijo cottage, iogurte, mingau feito com leite caseiro e ovos — esses componentes da dieta ajudam a melhorar drasticamente o peso dos animais de estimação.
  3. É permitido o consumo de peixe no máximo duas vezes por semana.
  4. Os cães geralmente gostam de comer frutas secas, nozes, vegetais assados ​​e cozidos, e produtos à base de farelo.

Como engordar uma cadela após o parto

A magreza excessiva em fêmeas geralmente é observada quando elas estão amamentando uma ninhada grande.

Como engordar uma cadela após o parto

Na maioria das vezes, a jovem mãe passa a seguir uma dieta natural equilibrada, com consumo limitado de laticínios:

  1. Selecione ração seca de alta qualidade ou ração úmida rica em complexos vitamínicos para cadelas em fase de amamentação.
  2. Suplementos úteis são introduzidos na dieta do cão: farinha de carne e ossos, algas marinhas e vegetais cozidos, extrato de eleuterococo.
  3. Recomenda-se oferecer comida ao cão após o nascimento com a maior frequência possível - de 5 a 8 vezes por dia.

Erros no processo de engorda

Se o peso do seu animal de estimação começar a cair drasticamente, o primeiro passo é entrar em contato com um veterinário. Nenhuma crítica ou discussão pessoal ajudará nesse caso.

Aqui estão os principais erros que os donos de cães cometem:

  1. Não tente aumentar a porção, especialmente se o seu cão não estiver comendo muito. Primeiro, leve-o para ser examinado por um veterinário.
  2. Para animais de estimação idosos e doentes, recomenda-se alimentá-los em pequenas porções e manter uma rotina de atividades ao longo do dia – somente assim o animal começará a ganhar peso ou, pelo menos, a parar de perdê-lo.
  3. Lembre-se de sempre manter uma tigela com água por perto, especialmente se a ração seca continuar sendo o alimento predominante na dieta.
  4. Como o ferro e o cálcio são mal absorvidos quando combinados, recomenda-se oferecer laticínios, carne e peixe em horários diferentes do dia.
  5. Evite alimentar seu animal em excesso com alimentos ricos em gordura (como carne de porco).
  6. Você não deve trocar as leguminosas por outras, pois elas são bastante calóricas e podem causar aumento da formação de gases.
  7. Não exagere no consumo de sêmola e cevada perolada - esses grãos são saciantes, mas demoram para serem digeridos e causam inchaço.
  8. Preste atenção à barriga – ela deve ser funda, com o peito proeminente. O cão deve ser magro, não obeso.
  9. Cães idosos devem ser alimentados com ração macia e comida úmida em vez de ração seca. Problemas dentários são a causa mais comum de perda de peso em animais de estimação idosos.

Erros no processo de engorda

Raça, idade e estilo de vida são três fatores essenciais que devem ser levados em consideração para compreender a condição do animal e avaliar objetivamente suas necessidades fisiológicas.

A gravidez e a perda de peso durante períodos de inanição (em cães de rua) exigem claramente uma intervenção competente na dieta do animal. Uma dieta balanceada com suplemento vitamínico não é suficiente. Uma rotina diária mais tranquila e melhores condições de vida são essenciais – somente assim o peso do cão retornará ao normal.

Breves conclusões

Avalie a condição do seu animal de estimação de forma objetiva. Se você escolheu a dieta ideal, os exames de sangue estão normais e seu pet está se sentindo enérgico, não se preocupe. Se outros donos de cães acham que seu cachorro está magro, isso não significa que ele esteja perdendo peso. Faça uma pesagem de rotina pela manhã, busque informações e métricas específicas para a raça do seu pet. Experimente mudar a ração, combine ração seca com comida natural. E não se esqueça de consultar um profissional. Desejamos muita saúde para você e seu amigo de quatro patas!

Leia também sobre As melhores rações para cães, segundo veterinários.

Comentários