A cistite é uma condição séria que envolve a inflamação da parede da bexiga. Ela ocorre não apenas em humanos, mas também em muitos animais, incluindo cães. Essa condição tem várias causas e, quanto mais cedo for detectada, maior será a probabilidade de sucesso do tratamento.
O cachorro choraminga sem motivo.
Diferentemente dos humanos, os cães não conseguem comunicar seu estado de saúde. Portanto, choramingar é um dos sinais de cistite.
Normalmente, um animal emite esse som ao urinar. O cão também pode se assustar e mudar o peso de uma pata para a outra.
Se esse comportamento estiver associado especificamente às idas ao banheiro, e o animal se comportar normalmente em outros momentos, então é muito provável que ele tenha uma inflamação nas paredes da bexiga.
O animal de estimação faz suas necessidades com frequência e de forma incontrolável.
O cão pode urinar incontrolavelmente em locais não designados a cada 30 minutos ou com maior frequência.
Às vezes, ele não consegue esperar para sair e acaba urinando em casa. A quantidade de urina produzida é menor do que durante as evacuações normais. Esse sintoma indica cistite se surgir repentinamente e for novo.
A urina do cachorro fica com uma coloração turva.
Esse sintoma pode estar ausente quando ocorre cistite. Também pode aparecer durante uma exacerbação de uma doença geniturinária crônica em um animal.
A cor da urina pode variar de marrom claro a vermelho vivo, dependendo do estágio da doença e da gravidade da inflamação.
Também se observa um odor desagradável. Isso se deve ao acúmulo de fatores inflamatórios na bexiga. Quando excretados na urina, esses fatores causam o odor desagradável.
A temperatura corporal do cachorro aumenta.
Com a cistite, o estado geral do animal piora.
A inflamação da bexiga causa letargia. O animal fica menos ativo, recusa-se a comer e sente sede.
Se o cão não for tratado por muito tempo, desenvolverá febre alta. O animal terá calafrios e sua pele ficará úmida e fria.
O apetite do animal de estimação diminui.
Se um animal sofre de cistite por muito tempo e não recebe tratamento adequado, seu apetite diminui. O animal começa a recusar toda a comida e bebe água apenas ocasionalmente.
O aparecimento de qualquer um desses sinais não deve ser ignorado. Ao primeiro sinal de doença, consulte um veterinário. Somente um veterinário pode diagnosticar a condição subjacente e prescrever o tratamento.



