Sintomas e tratamento da cistite em cães em casa

Como tratar a cistite em um cachorroA cistite é uma doença inflamatória da bexiga que pode afetar não só humanos, mas também animais. Animais de estimação com sistema imunológico enfraquecido são particularmente suscetíveis. Os sintomas costumam ser vagos e imprecisos, por isso os donos muitas vezes não percebem imediatamente que seu cão está doente. Para reconhecer a cistite precocemente e ajudar seu animal de estimação o mais rápido possível, é importante entender os sinais, as causas e as opções de tratamento.

Causas de cistite em cães

Cães de qualquer raça podem ser suscetíveis à doença, mas as fêmeas são as mais afetadas. As causas mais comuns da cistite são:

  • hipotermia;
  • processos inflamatórios de órgãos localizados próximos à bexiga;
  • vários tipos de infecções;
  • lesões físicas;
  • estresse;
  • Problemas renais.

A inflamação da bexiga em cães também pode ser causada por água de má qualidadeO animal de estimação bebe ração de má qualidade. Se o seu cão come ração seca, recomenda-se comprar marcas holísticas e premium que não contenham ingredientes prejudiciais aos animais.

Cistite em cães: sinais e sintomas

A doença pode ocorrer nas formas aguda e crônica. É difícil não notar a forma aguda da cistite, durante a qual Os seguintes sintomas aparecem:

  1. Doenças caninasNecessidade frequente de urinar em animais de estimação.
  2. Poças d'água nos cantos e móveis sujos.
  3. Movimentos cautelosos e patas traseiras aparentemente imobilizadas após usar o banheiro.
  4. O cachorro não me deixa tocar na barriga dele.
  5. Urina turva e com odor fétido.
  6. Aumento de temperatura.
  7. Depressão geral do animal.
  8. Sede.
  9. Pouco apetite.
  10. Em casos graves, pode haver sangue, muco ou coágulos na urina.

Assim que notar algum desses sintomas, você deve entrar em contato imediatamente com um veterinário, que irá prescrever exames, fazer um diagnóstico e selecionar o tratamento adequado.

Acontece que cistite aguda A condição progride praticamente sem sintomas óbvios e torna-se crônica. Nesse caso, o cão aparenta estar saudável e apenas ocasionalmente apresenta comportamentos inadequados, como urinar no tapete ou em locais diferentes do banheiro. Durante os passeios, o cão frequentemente se agacha. Em alguns casos, podem aparecer manchas amarelas ou rosadas na roupa de cama e sangue no pênis ou na glande.

Se a cistite crônica não for tratada, ela piora e os sintomas da doença tornam-se muito mais pronunciados do que na forma aguda da doença:

  • O cachorro urina com frequência e às vezes fica ocioso;
  • O animal de estimação está relutante em se mover e passa muito tempo deitado;
  • O cachorro geme durante e depois de urinar;
  • O cachorro tem o estômago contraído e dolorido;
  • Há muco, coágulos e sangue na urina.

Ao consultar um médico, você precisará confirmar o diagnóstico com exames, para os quais Os seguintes estudos estão sendo conduzidos:

  1. Exame de Papanicolau para detecção de infecções genitais.
  2. Análise bacteriológica.
  3. Análise geral de urina e sangue.
  4. Ultrassom.

Com base nos resultados do exame, o médico prescreverá o tratamento correto para o animal de estimação, que o dono deverá realizar em casa.

Como tratar a cistite em um cachorro?

O tratamento sintomático de um animal pode ser iniciado imediatamente após a conclusão dos exames, sem esperar pelos resultados. O médico pode prescrever:

  • Tratamento da cistite em cãesum antiespasmódico na forma de No-shpa, que é administrado por via intramuscular;
  • analgésico para dor abdominal;
  • Se houver sangue na urina – dicinona ou outros agentes hemostáticos;
  • Um medicamento complexo de ação rápida, que inclui Urolex, Furagin, Cantaren e Stop-Cistitis em suspensão ou comprimidos.

Durante a primeira consulta, o veterinário deve dar orientações sobre os cuidados e a manutenção de um cão doente. Essas orientações nunca devem ser ignoradas, pois qualquer pequeno detalhe pode agravar o estado do animal.

Assim que os resultados dos exames estiverem prontos, o médico prescreverá o tratamento. Em geral. A cistite é tratada de forma abrangente:

  1. Se a inflamação for causada por bactérias, antibióticos serão prescritos após o teste de sensibilidade. É importante escolher um medicamento específico para combater a bactéria em questão, a fim de curar a doença e eliminar diversos outros problemas. Além disso, o cão deve receber um sorvente ou hepatoprotetor, que reduz os efeitos nocivos dos antibióticos no organismo.
  2. Antibióticos naturais, como alcaçuz, ruibarbo e elecampane, podem ajudar no tratamento da cistite. Combinando essas ervas na proporção de 2:2:0,5, adicionando uma pitada de uva-ursina e despejando água fervente sobre a mistura, você pode preparar uma decocção para o seu animal de estimação, que deve beber de 1 a 2 copos ao longo do dia. Essa decocção também é muito boa para fazer duchas vaginais no seu animal, o que é recomendado de manhã e à noite durante a cistite.
  3. Diuréticos são quase sempre prescritos para cistite com o objetivo de eliminar a microflora patogênica do organismo. Em vez de medicamentos, uma infusão de salsa (4 colheres de sopa por xícara de água fervente) pode ser usada como diurético. Seu animal de estimação deve tomar duas colheres de chá da infusão de 3 a 4 vezes ao dia.
  4. Para aumentar a atividade antibacteriana, prevenir a formação de cálculos urinários e reduzir a acidez da urina, recomenda-se adicionar um pouco de suco de cranberry à comida do cão doente.
  5. Você pode fortalecer o sistema imunológico do seu animal de estimação não apenas com medicamentos e vitaminas específicos, mas também com um chá de cardo-mariano. Quando combinado com antibióticos, essas ervas têm um efeito positivo na saúde geral do seu pet.

Além do tratamento, O cachorro precisa de uma dieta., que deve consistir em caldo de carne, leite, painço e aveia. Também é importante garantir que seu animal de estimação sempre tenha água limpa para beber em sua tigela.

É importante ressaltar que o tratamento da cistite requer pelo menos três meses, período durante o qual o cão precisará tomar regularmente todos os medicamentos ou chás de ervas prescritos. Se o tratamento for concluído e alguns sintomas persistirem, deve-se fazer uma pausa de um mês, após a qual o tratamento é retomado. Toda terapia deve ser aprovada por um especialista.

Prevenção da cistite em cães

Para evitar o tratamento da cistite, você precisa Implementar as seguintes medidas preventivas:

  1. Cistite em cãesNão deixe seu animal de estimação sofrer de hipotermia.
  2. Não deixe seu cachorro descansar em um chão frio, perto de um ventilador ou em uma corrente de ar.
  3. Alimente seu cão apenas com ração de alta qualidade.
  4. A água para o cachorro deve estar sempre limpa.
  5. Monitore a cavidade oral do seu animal de estimação, onde as bactérias costumam se multiplicar.
  6. Apare regularmente os pelos debaixo da cauda para evitar contaminação e proliferação de bactérias.
  7. Proteja o cão do acasalamento com animais desconhecidos.
  8. Caminhe pelo menos 2 a 3 vezes por dia para eliminar as bactérias da bexiga o máximo possível.
  9. Leve seu cachorro ao veterinário uma vez por ano. Um exame de rotina pode revelar uma condição que pode levar à cistite.

A cistite em cães tem cura.O mais importante é consultar um veterinário imediatamente ao primeiro sinal de doença, para que ele possa prescrever o tratamento adequado. Seguindo todas as recomendações do especialista e prestando atenção redobrada ao seu animal de estimação durante a doença, você aliviará o sofrimento dele e garantirá um prognóstico favorável.

Comentários