A cor da pelagem é a cor visível do pelo de um animal aos olhos humanos. Os cientistas descobriram que ela é determinada por apenas três pigmentos: amarelo, marrom e preto, ou combinações deles. Neste artigo, discutiremos as características que os animais mais frequentemente possuem com base na cor de sua pelagem.
Lã branca
Em cães brancos, a pelagem apenas aparenta ser branca. Na realidade, ela é incolor e é determinada pela presença de marcadores brancos que suprimem ou mascaram os pigmentos. Albinos, com ausência completa de pigmento, também ocorrem entre os cães brancos, mas albinos verdadeiros são raros na natureza.
Cães brancos são caprichosos, adoram elogios e são teimosos no adestramento. Eles tentam chamar a atenção de todas as maneiras possíveis. Frequentemente ganham em exposições caninas. Filhotes brancos são muito populares e procurados.
Representantes do "Partido Branco":
- Spitz americano;
- poodle;
- Bolonhesa;
- Cão Samoieda;
- Akbash.
Cor malhada (tigrada)
A pelagem tigrada caracteriza cães com listras escuras sobre um fundo claro, determinada pela presença de dois pigmentos. Eles também possuem um caráter "misto" semelhante — em parte provenientes de raças pretas e em parte de raças vermelhas.
Cães tigrados combinam as melhores características de seus congêneres pretos e vermelhos. São equilibrados, fleumáticos, receptivos e responsáveis. Esses cães são leais cães de guarda, mas muito lentos. Sua natureza fleumática muitas vezes dificulta o adestramento.
Representantes de raças tigradas incluem o Kai Inu, o Boxer Alemão e o Akita tigrado.
Lã vermelha
Cães ruivos são astutos e engenhosos. Sua astúcia não conhece limites: para atingir seus objetivos, eles podem elaborar manobras evasivas inteligentes e adoram agir furtivamente. Sua fraqueza é a sociabilidade excessiva. Eles também são muito "falantes" – adoram latir e choramingar. São leais e dóceis, verdadeiros "filhotes eternos".
Os representantes da cor vermelha são o Pomeranian, o Jack Russell Terrier e o Setter Irlandês.
Lã escura
Esses indivíduos importantes e teimosos se esforçam para dominar tudo e todos. Em uma matilha, os cães pretos são severos e autoritários, sendo líderes natos. Cães com pelagem escura são reservados, autoconfiantes, responsáveis e corajosos. Toleram bem a solidão. Possuem um caráter muito forte, desconfiados de estranhos, necessitando de adestramento adequado.
Representantes de raças pretas incluem o Rottweiler, o Doberman e o Mastim Tibetano.
O caráter de um cão é determinado pelos genes no início da sua vida, mas, posteriormente, tudo depende de como o dono cria o animal.



