
Na verdade, existem duas versões: a primeira era anteriormente considerada oficial, mas depois foi revelada como mera lenda. Portanto, a segunda versão, que refutou completamente os argumentos da primeira, é agora considerada oficial. Contudo, para que todos tenham a oportunidade de determinar por si mesmos qual versão é a verdadeira, ambas serão apresentadas a seguir.
Contente
História da raça Golden Retriever
A história do surgimento de cães desta raça está intimamente ligada à sua origem. associado à EscóciaNesse país distante, no final do século XIX e início do século XX, vivia um senhor feudal. Ele tinha gosto pelas coisas mais incomuns e exóticas. Um exemplo marcante disso era a floresta peculiar que crescia perto de sua propriedade, composta pelas árvores mais raras que ele conseguira adquirir durante suas viagens pelo mundo. Perto de sua propriedade ficavam os terrenos de caça, onde o senhor costumava passar férias na companhia de seus amigos de alta posição. E durante uma de suas viagens, ele decidiu ir à Rússia.
De todos os lugares, foi o circo que lhe chamou a atenção. Mas este circo era incomum: apresentava pastores russos. Os cães causaram uma forte impressão no senhor, não só pela sua aparência, mas também pelos seus truques, que ele imediatamente quis comprá-los. Ele não tinha problemas com dinheiro, então, sem demora, o senhor conseguiu adquirir oito desses cães, pelos quais pagou uma quantia fabulosa para a época. Esses mesmos cães Os pastores russos foram a origem da raça. golden retriever.
Essa versão sobre a origem do Golden Retriever merece atenção principalmente porque prevaleceu por muito tempo entre criadores de cães, chegando a aparecer em uma publicação conceituada. Isso lhe conferiu ainda mais credibilidade. No entanto, a verdade veio à tona quando criadores de cães recorreram a documentos históricos, que revelaram as verdadeiras origens da raça.
Versão básica

Na realidade, as coisas foram bem diferentes: o senhor de fato começou a criar cães, mas não criou os primeiros exemplares. Comprei de um sapateiro comum., que se revelou uma pessoa muito curiosa e realizou experiências cruzando diferentes raças de cães. E um dia, teve a ideia de cruzar um Bloodhound com um Setter Irlandês.
Eles ficaram mais do que satisfeitos com o que haviam produzido. Esses pais geraram vários filhotes de uma cor dourada incomum. Foram esses filhotes que chamaram a atenção do senhor feudal, que posteriormente decidiu comprá-los. Os experimentos continuaramNo entanto, o senhor feudal só se interessava por animais de pelagem dourada. Com o tempo, ele conseguiu adquirir um canil adequado, lar para esses cães incomuns de pelagem dourada. O senhor era um homem generoso e presenteava seus melhores filhotes aos amigos. Assim, cada vez mais pessoas, especialmente membros da nobreza, começaram a conhecer a nova raça.
O canil continuou suas atividades após a morte do senhor feudal, e logo a nova raça recebeu um nome oficial: Golden Retriever. Inicialmente, a raça resistiu ao reconhecimento oficial. No entanto, os entusiastas do Golden Retriever persistiram em seus esforços e, eventualmente, alcançaram seu objetivo. É natural, portanto, que essa raça tenha conquistado sua maior popularidade primeiro. em Nebuloso AlbionNo entanto, em 1960, a raça já havia se espalhado para além da Inglaterra. Nossos compatriotas só puderam conhecer o Golden Retriever no final do século passado, em 1991.
Descrição da raça Golden Retriever
A principal vantagem do Golden Retriever é sua aparência atraente e excelente musculatura, que é perfeitamente complementada pela cor incomum de sua pelagem. Esses animais são incrivelmente ativos, por isso adoram longas caminhadas. Eles nunca perdem uma oportunidade de brincar e correr. Muitos donos apreciam sua capacidade de... criaturas muito gentis e dedicadas.
A cor tradicional dos olhos do Golden Retriever é castanho-escuro com contornos escuros. Essa raça cativa as pessoas com seu olhar expressivo e inteligente.
- As orelhas não são particularmente proeminentes e são de tamanho médio, pendendo para baixo, o que lhes confere uma semelhança com as de um spaniel.
- As patas dianteiras são retas e poderosas, com musculatura bem definida, as escápulas são recuadas e os cotovelos próximos às costelas. Graças a essas características fisiológicas, o retriever consegue atingir velocidades muito altas sem grande esforço. Essa qualidade é muito valiosa para a raça, já que são cães de caça. As patas traseiras são bastante poderosas, com joelhos bem desenvolvidos. Com essas patas, o retriever consegue realizar saltos complexos com facilidade, pois a estrutura das suas pernas permite um impulso inicial poderoso.
- Esses cães geralmente têm pelagem lisa, embora alguns apresentem ondulações sutis. Sua subpelagem é muito densa, por isso permanecem secos mesmo após o banho. Apenas a pelagem externa pode se molhar.
- Tradicionalmente, esses cães têm uma pelagem dourada de intensidade média. Alguns exemplares da raça apresentam uma pelagem ligeiramente mais clara, mas nunca se soube de nenhum retriever com pelagem mais escura.
Golden Retriever: Personalidade

Especialistas já conheciam essa habilidade incomum dos golden retrievers há algum tempo, então os médicos não podiam ignorar representantes dessa raça. Os golden retrievers conseguem o quase impossível: uma pessoa na presença do cão começa a se acalmar, enquanto pessoas com autismo, ao contrário, ficam agitadas. Portanto, não é de se surpreender que eles tenham começado a ser usados para esse fim rapidamente. para o tratamento de crianças autistas e para pessoas que frequentemente sofrem de estresse ou têm estados mentais instáveis. Os Golden Retrievers emitem tanta energia positiva que qualquer pessoa pode se sentir calma e revigorada simplesmente ao tocá-los.
Comportamento do cão de recuperação
Os Golden Retrievers não devem ser considerados cães de guarda. O motivo é simples: esses animais são incapazes de se tornarem agressivos. Na história da raça, não há registros de que esses cães tenham mordido ou sequer rosnado para uma pessoa. Eles nem sequer desconfiam se um estranho se aproxima de seu dono ou do próprio cão. Não fazem distinção entre amigos e inimigos. Portanto, não importa quem se aproxime, eles imediatamente tentam flertar e demonstrar carinho.
- Se alguém tentar iniciar uma briga com eles, os retrievers tentarão evitar. Portanto, você nunca verá esses cães instigando uma briga. No entanto, quando a paciência deles se esgota, eles simplesmente se tornam irreconhecíveis — você não ficará feliz por ter se incomodado. Os Golden Retrievers são criaturas muito obedientes e disciplinadas. Todo dono pode atestar o quão prestativos esses cães são. Portanto, se você tiver alguma tarefa para fazer em casa, esteja preparado para que seu retriever ofereça ajuda.
- E não importa o que você esteja fazendo — capinando o jardim ou consertando o carro. Pode ter certeza de que haverá olhos curiosos, um nariz úmido e patas fortes por perto. Enquanto você trabalha no jardim, terá um assistente confiável que arrancará ervas daninhas ou cavará buracos.
- Se você precisar fazer algum reparo, verá como um Golden Retriever pode ser útil. Quando têm a oportunidade, esses animais fazem de tudo para ajudar seus donos. Muitos donos aproveitam essa característica: apresentam-lhes diversos objetos para que possam reconhecê-los. E eles são bastante eficientes nisso. Então, se o seu dono precisar de uma chave de fenda, seu pet a trará, e não um alicate. Esse tipo de ajuda é especialmente útil para pessoas que estão acostumadas a fazer reparos manuais em casa.
- Os Golden Retrievers também são excelentes cães de resgate, e seus donos não precisam de nenhum treinamento especial. Esses cães conseguem reconhecer o nível de perigo de forma independente e correm para ajudar uma criança que está se afogando sem serem solicitados. Essa qualidade é especialmente importante porque eles podem ajudar não apenas pessoas presas na água, mas também aquelas presas em um prédio em chamas.
Dadas as qualidades mencionadas acima dos golden retrievers, não pense que eles são criados exclusivamente para fins de companhia ou caça. Existem muitos representantes dessa raça. servir na políciaEles se destacam nessa tarefa graças à sua inteligência aguçada e ao excelente olfato. Os Golden Retrievers são excelentes candidatos para farejar drogas ou explosivos.
Cuidados com Golden Retrievers
Esses animais podem ser mantidos em qualquer lugar — em uma casa ou apartamento. Devido ao seu pequeno porte, eles não causarão muitos problemas em um apartamento. Mas se você quiser que seu animal de estimação esteja sempre alegre, então você deve É necessário comunicar-se com ele regularmente.Se certas circunstâncias interferirem nisso, é possível que o cão desenvolva um temperamento agressivo e problemas de saúde mental. Portanto, acorrentar esses animais é inaceitável. Isso pode causar estresse severo e, no pior cenário, a morte.
Cães dessa raça têm pelos muito longos, mas isso não significa que seja muito difícil cuidar deles.
- Uma característica única dos Golden Retrievers é que, quando chegam em casa, não escolhem uma pessoa específica como líder da matilha. Portanto, qualquer membro da família pode treinar, brincar ou dar banho no cão.
- Se você quer ensinar seu animal de estimação a fazer as necessidades no lugar certo, deve começar cedo. Lembre-se de que a pelagem longa deles pode deixá-los bastante sujos depois dos passeios.
- É importante também monitorar constantemente a saúde ocular do seu Golden Retriever. Embora muitos conheçam o ditado "os olhos são a janela da alma", uma versão mais precisa dessa expressão seria que os olhos são um indicador de saúde para os Golden Retrievers.
- Você deve se preocupar com seu animal de estimação se houver secreção purulenta regular nos olhos. Nesse caso, uma visita ao veterinário é uma boa ideia, pois pode ajudar a detectar precocemente doenças como cinomose ou vermes. No entanto, as preocupações dos donos muitas vezes se mostram infundadas: pode ser apenas poeira que entrou nos olhos durante brincadeiras ou caçadas. Você não precisa dar atenção especial às orelhas, pois esses cães raramente ficam sujos. Para mantê-las limpas, basta limpá-las duas ou três vezes por mês com um cotonete ou algodão embebido em água oxigenada.
Conclusão














A cor tradicional dos olhos do Golden Retriever é castanho-escuro com contornos escuros. Essa raça cativa as pessoas com seu olhar expressivo e inteligente.
Os Golden Retrievers não devem ser considerados cães de guarda. O motivo é simples: esses animais são incapazes de se tornarem agressivos. Na história da raça, não há registros de que esses cães tenham mordido ou sequer rosnado para uma pessoa. Eles nem sequer desconfiam se um estranho se aproxima de seu dono ou do próprio cão. Não fazem distinção entre amigos e inimigos. Portanto, não importa quem se aproxime, eles imediatamente tentam flertar e demonstrar carinho.
Cães dessa raça têm pelos muito longos, mas isso não significa que seja muito difícil cuidar deles.

