Norfolk Terrier: características e necessidades de manutenção

O Norfolk Terrier é uma raça de cão de caça originária de Norfolk, Inglaterra. Esses cães se distinguem por sua estrutura compacta, expressão alerta e natureza vivaz. São ideais para apartamentos e se tornam companheiros leais para seus donos. Com os cuidados adequados, esses pequenos terriers podem viver por aproximadamente 14 anos ou mais.

Descrição Exterior

O Norfolk Terrier tem uma constituição robusta e compacta. Sua altura na cernelha varia de 23 a 28 centímetros, e seu peso varia de 4,5 a 6 quilos.

Descrição da aparência:

  • Crânio largo e ligeiramente arredondado;
  • focinho em forma de cunha;
  • mandíbulas fortes, mordida em tesoura;
  • olhos profundos e ovais;
  • orelhas pendentes de formato triangular;
  • pescoço de comprimento médio;
  • costas retas;
  • Membros curtos e musculosos com patas arredondadas;
  • A cauda de comprimento médio afunila-se até uma ponta e é portada alta (o corte é opcional).

O Norfolk Terrier possui uma pelagem áspera e reta, com textura áspera ao toque. A pelagem no pescoço e nos ombros é mais grossa do que em outras partes do corpo. A cabeça e as orelhas são curtas, com uma pequena barba e bigodes.

A norma permite as seguintes cores de pelagem:

CorFoto
Vermelho (todos os tons)1547279993_1547279975_chernopodpalyj_norfolk_terer_1547279946_5c399e4aa0d59.jpg
Trigo (todos os tons)norfolk_terer_1547279281_5c399bb148c39.jpg
Cinza (todos os tons)1547279800_5c399db486e29.jpg
Preto e bege1547279850_5c399dd275cf6.jpeg

Os Norfolk Terriers podem ter manchas brancas na pelagem; a presença delas é aceitável, mas não desejável.

Traços de personalidade

1548065476_5c459a83114a0.jpg

Com o treinamento adequado, os terriers se tornarão cães sociáveis ​​e obedientes.

Cães adultos têm um temperamento calmo e uma psique equilibrada. Eles são atenciosos com seus donos e se dão bem com gatos e cachorros que compartilham seu território. Caçam pássaros e pequenos roedores, pois possuem um forte instinto de caça. Os Norfolk Terriers são muito alegres e curiosos, gostam de brincadeiras ativas e estão dispostos a participar de todas as atividades da família. São responsáveis ​​com crianças pequenas e não permitem que ninguém os machuque.

Apesar do seu porte compacto, os cães desta raça são excelentes cães de guarda e conhecidos pela sua coragem. Eles latem para alertar sobre intrusos e não demonstram agressividade sem uma provocação aparente.

Os Norfolk Terriers são independentes e tendem a tomar suas próprias decisões. Eles não se adaptam bem à solidão e, por tédio, podem danificar móveis ou até mesmo cavar e fugir. Esses cães são inteligentes, mas o adestramento exige persistência e paciência.

Prós e contras da raça

1548065708_5c459b3dd69c2.jpg

Os cães praticamente não perdem pelo.

Os Norfolk Terriers têm muitas vantagens. Entre os benefícios da raça, podemos citar os seguintes:

  • Adoro atividades físicas e mentais;
  • Altamente treinável;
  • Possuem uma natureza obediente e não são propensos a caprichos.

Os representantes da raça também apresentam algumas pequenas falhas. Estas incluem:

  • Ter um apetite excessivo e poder estar acima do peso;
  • Eles não suportam a solidão e precisam de comunicação constante.

Manutenção e cuidados

1548065807_5c459c0dcfb29.jpgOs cães se adaptam perfeitamente tanto à vida em apartamento quanto à vida em uma casa particular.

Os Norfolk Terriers que vivem em apartamentos na cidade precisam de longas caminhadas e brincadeiras ativas. Seu habitat deve ser limpo e aquecido, evitando correntes de ar. Esses cães também podem viver confortavelmente em um pátio privativo, pois sua pelagem resistente os protege da sujeira e do frio.

Os cuidados com os animais incluem os seguintes procedimentos de higiene:

  • Limpe seus ouvidos uma vez por semana usando um cotonete embebido em água morna.
  • Apare as unhas do seu animal de estimação mensalmente com um cortador de unhas. Faça isso com cuidado para evitar danificar os vasos sanguíneos.
  • Lave os olhos do seu cão com camomila várias vezes por semana. Coloque uma colher de sopa da erva seca em uma xícara de água fervente, embeba um algodão na infusão e limpe a área ao redor dos olhos.
  • Escove o pelo do seu cão em dias alternados usando um pente de metal.
  • A poda (remoção dos pelos velhos) deve ser feita duas vezes por ano. Este procedimento pode ser realizado em casa ou em uma clínica veterinária.
  • Banhe o animal quatro vezes por ano com xampus especiais para pelos duros.

Nutrição

1548065912_5c459c7548e74.jpg

Os animais de estimação devem ser alimentados com ração de alta qualidade (Royal Canin, Acana, Bosch) ou com comida natural. Os filhotes devem ser alimentados seis vezes ao dia, e os cães adultos, duas vezes ao dia. A dieta deve incluir os seguintes alimentos:

  • carne magra (peru, carne bovina, frango);
  • cereais (arroz, trigo sarraceno, aveia);
  • legumes e frutas frescas (cenouras, abóbora, maçãs);
  • Produtos lácteos fermentados (kefir, queijo cottage).

É proibido alimentar cães com alimentos gordurosos.Alimentos fritos e defumados, além de batatas, chocolate, produtos de panificação e ossos tubulares. Os animais de estimação devem ter à disposição uma tigela com água potável.

Tricô

1548065949_5c459c9bbb635.jpgAs gatas da raça Norfolk frequentemente dão à luz filhotes natimortos, portanto, o processo de acasalamento deve ser abordado com a máxima responsabilidade.

A criação de Norfolk Terriers deve ser feita apenas por criadores experientes, pois os exemplares da raça frequentemente apresentam problemas de concepção e gestação.

O primeiro cio em cadelas começa entre os 6 e os 12 meses de idade e dura aproximadamente 22 dias. O ideal é acasalar até o segundo ano de vida, pois o acasalamento precoce pode representar um risco à saúde tanto da cadela quanto de seus filhotes. O período mais propício para o acasalamento é entre 11 e 15 dias após o início do cio.

Antes do acasalamento, os animais devem ser apresentados um ao outro em uma área neutra e deixados livres para correr. O acasalamento em si deve ser realizado próximo ao macho, onde ele se sentirá mais confiante. O processo é repetido alguns dias depois para consolidar os resultados.

Formação e educação

1548066126_5c459d4bd5b29.jpgOs representantes desta raça precisam de longas caminhadas e exercícios físicos.

Os Norfolk Terriers são inteligentes e fáceis de treinar, mas podem ser teimosos, por isso o dono precisa... Demonstre paciência e perseverança. Durante o treinamento, evite bater no seu cão, pois isso pode levar a consequências negativas como desobediência e agressividade. Seu cão deve sentir a força do dono, não a raiva.

Desde cedo, precisam ser treinados para fazer as necessidades no lugar certo e aprender comandos básicos ("Não", "Junto", "Vem"). Terriers não são particularmente sedentários, então o treinamento é melhor feito através de brincadeiras. Eles adoram pular obstáculos, brincar de cabo de guerra e buscar objetos. Devem ser elogiados e recompensados ​​com petiscos por bom desempenho.

Saúde

1548066348_5c459e2980757.jpgÉ estritamente proibido tratar animais por conta própria, pois existe o risco de complicações.

Os Norfolk Terriers são geralmente saudáveis. Para evitar doenças hereditárias, é importante pesquisar minuciosamente a linhagem do filhote antes de comprá-lo.

Os animais de estimação precisam ser vacinados no prazo correto. A primeira dose é administrada aos dois meses de idade, e a segunda, três semanas depois. Com um ano de idade, é administrada uma vacina combinada contra raiva e doenças virais. As vacinações subsequentes são feitas uma vez por ano. Os Norfolk Terriers são sensíveis a alguns tipos de vacinas, por isso o anti-histamínico Suprastin deve ser administrado antes do procedimento.

Os animais são vermifugados a cada três meses. Para isso, podem ser utilizados medicamentos anti-helmínticos como o praziquantel (suspensão) ou o Drontal.

Os Norfolk Terriers podem ser propensos aos seguintes problemas de saúde:

DoençaCausas e sintomasTratamento
EpilepsiaNa maioria das vezes, ocorre em nível genético. A doença se manifesta em crises de curta duração acompanhadas de convulsões, ranger de dentes, gritos e incontinência urinária.O tratamento, que dura toda a vida, é realizado em casa, com visitas periódicas à clínica veterinária.
Displasia do quadrilA doença é hereditária e se manifesta por sintomas como claudicação, marcha instável e dor ao saltar.O tratamento com medicamentos anti-inflamatórios produz um efeito fraco, por isso a cirurgia é o procedimento mais frequentemente realizado em casos de displasia.
Patela (luxação do joelho)A doença genética é acompanhada por claudicação, com o animal recolhendo os membros posteriores em direção ao estômago e emitindo um gemido.O tratamento envolve uma dieta com o objetivo de perder peso. A patela é removida cirurgicamente.

Para evitar o surgimento de diversas doenças, é necessário realizar um exame de rotina em uma clínica veterinária duas vezes por ano.

Os Norfolk Terriers são extremamente inteligentes e podem ser excelentes companheiros para seus donos, além de protegê-los em momentos de perigo. Os representantes desta raça têm um temperamento dócil e, com o treinamento adequado, não costumam causar problemas.

Comentários