Cão Canário: Descrição da Raça e Características de Cuidados

O Dogo Canário é uma raça de cão de guarda originária das Ilhas Canárias. São animais fortes e resistentes, com constituição musculosa e olhar severo. Possuem um temperamento firme, mas com o treinamento adequado, obedecem aos comandos do dono sem questionar e não demonstram agressividade injustificada. Com os devidos cuidados, a expectativa de vida média de um Dogo Canário é de cerca de dez anos.

Traços de personalidade

1548068282_5c45a5b87ac33.jpgOs cães da raça Canary Dogs e as crianças se dão bem, e os cães participam alegremente das brincadeiras delas.

Os Cães das Canárias são extremamente inteligentes e têm uma natureza sensível; são observadores e não gostam de muita atenção. Esses animais poderosos tendem a ser dominantes e a tomar decisões independentes, por isso necessitam de um dono experiente.

Os representantes desta raça são cães de guarda ideais; eles não gostam que estranhos invadam seu território. Recebem os intrusos com um latido ameaçador, dentes à mostra e postura agressiva. Não podem ser enganados ou distraídos; somente o comando do dono pode impedi-los de atacar um inimigo.

Os Dogos Canários são confiantes, pouco exigentes e não requerem atenção constante. Animais socializados convivem bem com outros animais, apesar de sua herança de cães de briga.

Prós e contras da raça

1548068336_5c45a5eaddea5.jpg

Frequentemente, há necessidade de participar de cursos de treinamento com adestradores de cães.

Os cães da raça Dogo Canario possuem muitas vantagens. Entre elas, destacam-se:

  • lealdade ao proprietário;
  • boa capacidade de aprendizagem;
  • Capacidade de conviver bem com crianças e outros animais;
  • ausência de agressão injustificada;
  • Reação ultrarrápida em caso de perigo;
  • Capacidade de morar em um apartamento na cidade;
  • facilidade de manutenção.

Apesar de suas muitas vantagens, essa raça também apresenta desvantagens. Entre elas, podemos citar as seguintes:

  • A raça é adequada apenas para criadores de cães experientes;
  • Os cães têm um caráter independente;
  • O custo de um filhote comprado com pedigree é bastante alto (cerca de 100 mil rublos);
  • Se não for adestrado, um cão representa uma ameaça não só para estranhos, mas também para o seu dono.

Manutenção e cuidados

1548068241_5c45a58f2fb34.jpgOs animais de estimação precisam ser levados para passear duas vezes por dia.

Apesar de os Cães das Canárias serem de porte grande, podem ser criados em apartamentos urbanos. Eles também podem viver no quintal de uma casa particular, porém, a falta de subpelo não lhes permite sobreviver ao ar livre no frio. tempo anos. Durante longas caminhadas em condições de geada severa, os cães são vestidos com macacões quentes.

Os cães da raça Dogo Canario precisam de cuidados com a pelagem, que incluem os seguintes procedimentos:

  1. Quando os animais de estimação ficam sujos, eles são banhados com xampus especiais, mas não mais do que quatro vezes por ano.
  2. Duas vezes por semana, os cães são escovados com uma escova de dentes curtos e finos.
  3. Para limpar os dentes, os animais recebem ossos de açúcar ou tendões grandes para roer. Para remover a placa bacteriana, leve-os a uma clínica veterinária.
  4. Todo mês, os cães da raça Dogue Alemão têm suas unhas aparadas com um cortador de unhas especial.
  5. Uma vez por semana, as orelhas dos cães são limpas para remover a sujeira e a cera acumuladas. Esse procedimento é realizado com um algodão embebido em água.

Nutrição

1548068632_5c45a6e703dca.jpgOs cães das Ilhas Canárias são de grande porte e, portanto, necessitam de uma dieta equilibrada.

Você pode alimentar seus animais de estimação com rações comerciais premium (Monge, Royal Canin, Bosch) ou alimentos naturais. Os adultos comem duas vezes ao dia e os filhotes, seis vezes ao dia.

A dieta dos animais deve incluir os seguintes produtos:

  • carne (bovina, frango, peru);
  • peixes marinhos (polaca, pescada-azul);
  • mingau (trigo sarraceno, arroz);
  • ovos de galinha;
  • produtos lácteos fermentados (queijo cottage, soro de leite);
  • vegetais (cenouras, abobrinhas);
  • frutas (maçã, banana).

As proteínas devem constituir a maior parte da sua dieta. É proibido alimentar cães com alimentos gordurosos e defumados, assim como doces. O animal de estimação deve ter acesso a uma tigela com água potável a qualquer hora do dia.

Educação e formação

1548068705_5c45a75fe77f7.jpgO dono deve demonstrar firmeza de caráter e persistência para que o animal de estimação comece a obedecê-lo.

Os Dogos Canários são cães inteligentes com uma notável capacidade de aprendizagem. Eles assimilam as ordens rapidamente, mas, devido à sua natureza mandona, não têm pressa em começar a cumpri-las.

O adestramento deve começar quando o cão é filhote. Evite usar força física ou gritar alto durante o adestramento, pois isso pode irritar o cão. Afeto em excesso também não produzirá os resultados desejados.

Se não forem treinados adequadamente, os membros dessa raça de briga podem se tornar agressivos e indisciplinados. Donos inexperientes devem procurar a ajuda de um adestrador. Para garantir que seu animal de estimação se torne um cão de guarda confiável, você precisa não apenas ensiná-lo comandos básicos, mas também fazer um curso de adestramento específico para cães de guarda.

Tricô

1548068767_5c45a799ccabe.jpgO preço de um filhote depende da raça e da linhagem do cão.

Criadores devem selecionar cuidadosamente um parceiro para seu animal de estimação. A raça é rara, então encontrar um candidato adequado com boa linhagem pode ser bastante desafiador. Filhotes de pais sem pedigree podem se tornar agressivos e indisciplinados.

É possível acasalar uma fêmea de Cão das Canárias já no segundo ano de vida. O período mais adequado para o acasalamento é considerado entre 11 e 15 dias após o início do cio. Este deve ocorrer no território da cadela, pois ela se sente mais segura ali. Um acasalamento de teste é realizado alguns dias após o primeiro.

Saúde

A expectativa de vida dos Cães-das-Canárias depende de como eles recebem os cuidados. Para evitar problemas de saúde, siga estas orientações:

  • É necessário um exame de rotina em uma clínica veterinária duas vezes por ano.
  • O animal deve ser vacinado uma vez por ano.
  • De março a novembro, a pelagem do seu animal de estimação deve ser tratada contra pulgas e carrapatos. Bravecto ou Frontline podem ser usados ​​para esse fim.
  • A desparasitação deve ser feita a cada três meses. Comprimidos de Drontal ou gotas tópicas de Advocate são adequados para esse fim.

As doenças mais comuns em cães canários:

DoençaSintomasTratamento
Displasia do quadrilClaudicação, dificuldade para saltar, marcha instávelÉ prescrita uma dieta para perda de peso e realizada uma cirurgia.
EpilepsiaAtaques periódicos acompanhados de espasmos musculares, convulsões, uivos e micção e defecação involuntárias.O veterinário prescreve medicamentos antiepilépticos que o cão tomará pelo resto da vida.
VólvuloVômito espumoso, salivação excessiva, ansiedade, fraqueza e respiração ofegante.Para eliminar a doença, realiza-se uma intervenção cirúrgica.

O Dogo Canario é uma raça versátil; nas mãos de donos experientes, ele se tornará não apenas um cão de guarda confiável, mas também um companheiro leal. É importante adquirir filhotes apenas de criadores especializados. Isso ajudará a prevenir doenças genéticas e agressividade indesejada.

Comentários