O Dogo Argentino é um cão grande, poderoso e extremamente inteligente. Na Argentina, era utilizado para a caça de animais de grande porte. A raça não é popular na Rússia. Embora possa parecer perigoso e feroz, possui um temperamento dócil, é amigável com a família e crianças, sendo-lhes muito apegado. Se necessário, pode proteger os animais do perigo.
Contente
Dados históricos
A raça teve origem no século XX, na Argentina. Foi desenvolvida pelos irmãos Antonio e Agustín Martínez. As rinhas de cães da raça Córdoba eram populares no país. Os cientistas ficaram impressionados com a força, resistência e vigor desses animais. Queriam criar uma nova raça com aparência ideal, temperamento dócil e adaptada à vida familiar. O Córdoba, o Boxer, o Pointer, o Bull Terrier, o Dogue Alemão e outras raças foram utilizadas nos experimentos. Em 1973, a raça foi reconhecida internacionalmente.
O Dogo Argentino é o símbolo do país. Também é conhecido como "Dogo Argentino", Mastim Argentino ou "Anjo Branco da Morte". É a primeira e única raça desenvolvida na Argentina.
Descrição externa
A expectativa de vida é de 12 a 16 anos. São exemplares de grande porte, com altura na cernelha de 60 a 68 cm para os machos (peso de 40 a 45 kg) e de 60 a 65 cm para as fêmeas (peso de 40 a 43 kg). Os machos são sempre visivelmente maiores e mais robustos. Após o reconhecimento global, foram definidos padrões:
- O esqueleto é forte, os ossos largos. A constituição é proporcional, musculosa e atlética. O corpo é quadrado. A cernelha é bem definida. O peito é largo e profundo. O abdômen é retraído. As pernas são longas, com musculatura bem desenvolvida. A cauda é longa, grossa na base, afinando gradualmente em direção à ponta. Quando em repouso, fica pendente.
- O pescoço é forte, curto e bem desenvolvido. Há duas pequenas pregas sob a garganta.
- A cabeça é grande, sem ângulos agudos ou transições abruptas. A testa é larga. Os músculos parietais são proeminentes. A depressão entre a testa e o focinho é ligeiramente definida.
- O focinho é quadrado, proporcional ao comprimento do crânio. O nariz é grande, ligeiramente arrebitado e preto, com narinas grandes. As maçãs do rosto são claramente visíveis.
- As mandíbulas são fortes e poderosas. Os lábios são pretos. Os dentes são brancos. Os caninos são grandes e afiados. A mordida é em pinça ou tesoura. Os incisivos estão posicionados estritamente em linha reta. Essa mordida pode causar sérios danos aos tecidos moles.
- As orelhas são inseridas bem afastadas e altas. Quando cortadas, ficam eretas e pontiagudas. Sem o corte, são semi-eretas, largas na base e arredondadas nas pontas, pendendo para os lados da cabeça. O corte das orelhas fica a critério do dono; em muitos países europeus, é proibido.
- Os olhos têm formato amendoado, são pequenos, bem separados e oblíquos, castanhos ou pretos, emoldurados por uma pálpebra escura.
A pelagem é curta, reta, assenta-se rente ao corpo, é áspera e brilhante. Não possui subpelo. A pele é elástica e espessa, sendo permitida pigmentação escura. A pelagem é branca, mas pode apresentar uma mancha no focinho (geralmente ao redor do olho), que não cobre mais de 10% da cor base.
Traços de personalidade
Este cão é leal, ativo, alegre e de bom temperamento. Possui um caráter equilibrado, é muito inteligente e não tende à agressividade. Late apenas quando necessário. É adequado para famílias com crianças (não é ciumento).
Os Dogue Alemães eram originalmente usados para a caça. Possuem reflexos rápidos e movimentos ágeis. São alertas, corajosos, fortes e resistentes, sempre prontos para ajudar e proteger. São úteis como cães de guarda para casas e territórios. Podem participar de operações de busca e resgate e servir como cães-guia para cegos.
O Dogo Argentino nunca foi usado em rinhas de cães.
Esses cães são treináveis. É importante estabelecer limites desde cedo (mostrando que os humanos estão no comando). Todos os comandos devem ser obedecidos corretamente. Permitir que o cão domine não é aceitável. Comportamentos agressivos, como gritar, bater ou privar o cão de comida, são inaceitáveis.
Os animais de estimação precisam ser socializados desde cedo (treinados para reagir adequadamente a transeuntes e carros). Os Dogue Alemães não se dão bem com outros animais de estimação e são territoriais. No entanto, se os animais forem criados juntos, os problemas não surgirão. Esses cães precisam de exercícios regulares e podem se tornar dominantes. Se o dono não tiver experiência com essa raça, é melhor consultar um adestrador. Os Dogue Alemães não toleram bem longos períodos de solidão. Por tédio, podem roer móveis e sapatos.
Escolher um filhote
A raça não é muito difundida na Rússia, mas é possível encontrar criadores de prestígio nas grandes cidades.
Um filhote é oferecido para venda com 2 a 2,5 meses de idade. Nessa idade, ele já deve ter recebido todas as vacinas necessárias e possuir passaporte veterinário. Um filhote saudável é bem alimentado, forte, ativo e brincalhão, com uma pelagem bonita e macia, focinho úmido e olhos brilhantes.
É importante observar o comportamento do animal de estimação escolhido em seu ambiente natural. Peça ao criador a documentação do pedigree dos pais para verificar sua linhagem e saúde.
O preço de um filhote de estimação (para uso familiar) varia de 15.000 a 20.000 rublos. Exemplares de elite para reprodução e exposições custam de 30.000 a 50.000 rublos.
Um cachorro recebe um nome. Às vezes, ele é escolhido no canil. O nome pode ser mantido ou mudado. Nomes populares para fêmeas: Elsa, Rona, Ruta, Sherry, Utah, Emma. Para machos: Ron, Rich, Ted, Archie, Lord, Zeus, Sam, Pete.
Manutenção e cuidados
O Dogo Argentino é um cão de fácil cuidado. Uma casa de campo com um quintal espaçoso para passeios é o ideal. Caso isso não seja possível, o animal pode se adaptar à vida em apartamento.
Os cães precisam de exercícios regulares (correr, pular obstáculos, nadar, brincar ativamente e fazer longas caminhadas). Leve-os para passear duas vezes ao dia, durante 1,5 a 2 horas. Em locais públicos, use coleira e focinheira. Você pode levar seu animal de estimação para atividades ao ar livre: para a floresta, para o rio ou para uma trilha.
O cão não é adequado para ser mantido acorrentado e passa o inverno dentro de casa. No verão, pode ser mantido em um recinto protegido de correntes de ar e chuva.
Um lugar aconchegante e tranquilo, com uma cama e brinquedos, é preparado na casa. Uma tigela e produtos de higiene (xampu, pentes e cortadores de unha) são comprados.
Cuidado
Não são necessários cuidados especiais. O dono realiza os procedimentos padrão. O filhote está acostumado a eles desde filhote:
- Escove a pelagem uma vez a cada duas semanas usando uma luva de borracha especial.
- Os dentes são escovados semanalmente. Para remover a placa bacteriana escura, são utilizados palitos comestíveis especiais.
- As garras são aparadas uma vez por mês e cortadas bem curtas.
- Não exagere nos banhos. Recomenda-se banhar cães de pelo curto de 3 a 4 vezes por ano. Use um xampu específico para esse tipo de animal.
- Limpe os olhos com um pano úmido uma vez por semana e limpe os ouvidos com um cotonete. Podem ser utilizadas gotas de limpeza específicas.
Nutrição adequada
Deve-se criar uma dieta natural ou utilizar ração comercial de alta qualidade ou super-alta qualidade. A base dessa dieta é carne crua (frango, peru, coelho, carne bovina), miúdos cozidos e peixe.
Você pode oferecer mingau de arroz, aveia, milho, trigo sarraceno e macarrãozinho. Misture alguns legumes, ervas e óleo vegetal.
São oferecidos diariamente produtos lácteos fermentados (kefir, queijo cottage, leite, leite fermentado assado, soro de leite, queijos sem fermento, iogurte natural). Uma vez por semana, são oferecidos 2 a 3 ovos de galinha cozidos.
Alimentos da mesa do dono não são adequados: defumados, salgados, fritos, gordurosos, em conserva, apimentados, salgados em geral e assados estão todos proibidos. Esses alimentos afetam negativamente o olfato do cão. Leguminosas, batatas cozidas, repolho fresco e ossos tubulares devem ser evitados. Todos esses alimentos são de difícil digestão.
Os filhotes têm um bom apetite, mas você não deve alimentá-los em excesso. Até os 6 meses, os bebês são alimentados de 4 a 5 vezes ao dia em pequenas porções. Depois disso, a alimentação é reduzida gradualmente, passando para duas refeições por dia.
Problemas de saúde, doenças
O cão é forte e resistente, mas nutrição e cuidados inadequados podem causar algumas doenças graves:
- Alergias alimentares. Aparecem vermelhidão e erupções cutâneas. É importante identificar e eliminar os alimentos causadores da reação.
- Problemas nas articulações dos membros. Estes ocorrem na velhice ou com obesidade e não têm cura. O animal apresenta dificuldade de locomoção e manca.
- Problemas de visão. Surgem com a idade.
- Resfriados causados por banhos frequentes e exposição ao frio e correntes de ar.
Um animal pode ser surdo desde o nascimento. Essa condição geralmente se manifesta em indivíduos com defeitos específicos da raça, como pelagem manchada e olhos claros.
Consultas veterinárias regulares são essenciais (pelo menos duas vezes por ano). As vacinas (cinomose, hepatite, raiva) devem ser administradas anualmente, e a vermifugação deve ser realizada.
Reprodução
Apenas indivíduos saudáveis com características ideais para a raça podem ser usados para reprodução. A idade ideal para o acasalamento é de 2 anos (após o terceiro cio da fêmea).
Nessa fase, o corpo do animal já está completamente formado.
Tricô
A parceira é escolhida com antecedência. Também é necessário administrar profilaxia contra helmintos (vermes). O encontro ocorre no território do macho.
A gestação dura em média 60 dias. Durante esse período, a cadela deve repousar e realizar diversos exames veterinários. Geralmente, a mãe não apresenta problemas durante a gestação. O parto é tranquilo, mas a supervisão é recomendada. As ninhadas variam de 6 a 12 filhotes. Recomenda-se que a cadela não seja cruzada mais de uma vez por ano.
Cuidar dos filhos
A mãe cuida bem dos seus filhos, alimentando-os com leite materno. Isso lhes fornece todas as vitaminas e minerais necessários.
Os filhotes crescem e se desenvolvem rapidamente. Aos 2-2,5 meses, tornam-se independentes. Recebem as vacinas necessárias e são preparados para a venda. Recomenda-se escolher um novo lar o quanto antes.
O Dogo Argentino é um cão versátil, adequado para guarda, caça e excelente companhia. Esses cães são inteligentes, amigáveis, obedientes e ativos quando treinados adequadamente.








