Os melhores inquilinos: raças de cães que são felizes mesmo no nono andar de um prédio alto.

Muitas pessoas que querem um cachorro evitam adotá-lo por medo de que ele fique apertado em um espaço confinado. Mas nem todos os cães precisam de um quintal espaçoso; alguns se adaptam muito bem a um apartamento de um cômodo com seu dono.

Yorkshire Terrier

Esses cãezinhos travessos são considerados "cães de dama" porque as mulheres gostam de vesti-los com roupas elegantes e penteados fofos. Na realidade, essa raça foi criada para caçar pequenos roedores. Os Yorkies têm energia incansável, um temperamento caprichoso e são excelentes manipuladores: é difícil fazê-los fazer algo que não gostam. Mas esses pequenos encrenqueiros se adaptam perfeitamente à vida em apartamento na cidade: são facilmente treinados para usar o tapete higiênico ou a caixa de areia, e o tamanho reduzido de um apartamento não os desanima; eles sempre encontram algo para fazer.

Entre as vantagens da raça, destacam-se seu temperamento amigável e o amor por crianças. No entanto, entre as desvantagens, está a necessidade de cuidados especiais.

  • Devem ser banhados a cada 7 a 10 dias com xampus especiais para pelos longos. Além disso, a pelagem precisa ser aparada, tosada e escovada regularmente;
  • Estômago sensível. Devido às suas características digestivas, os Yorkies precisam de uma dieta equilibrada;
  • Em climas frios, os cães precisam usar roupas adequadas para passear, pois sua pelagem, semelhante ao cabelo humano, não consegue aquecê-los.

Golden Retriever

Este amigável golden retriever, originário da Inglaterra, se adaptará bem a um apartamento, desde que receba longas caminhadas e brincadeiras ativas. Cães desta raça geralmente não são agressivos, se dão bem com crianças e outros animais e criam laços fortes com seus donos. Golden retrievers são excelentes cães-guia e auxiliares para pessoas com deficiência. Sua inteligência aguçada facilita o adestramento.

Esses lindos pássaros dourados são praticamente descomplicados em seus cuidados. As desvantagens incluem maior queda de pelos na primavera e possíveis problemas de ouvido devido à sua estrutura.

Basenji

O Basenji é uma raça de cão de caça que remonta a milhares de anos. Chegou à Rússia recentemente, no final do século XX, mas já conquistou o coração de muitos. Os Basenjis adaptam-se bem a apartamentos, mas requerem atenção constante, passeios ativos e carinho.

Cães dessa raça adoram todos os membros da família e, graças ao seu bom temperamento e espírito brincalhão, se dão bem facilmente com crianças.

Beagle

Os Beagles são uma raça de cães de caça conhecidos por sua energia, devoção aos donos e à família, e amor por crianças. Eles toleram quase tudo de seus jovens donos e jamais os machucariam. Devido ao seu porte compacto, esses cães se adaptam bem a apartamentos, e o fato de não latirem muito os torna queridos pelos vizinhos. Além disso, são muito limpos e asseados, não deixando cheiro ruim nem babando em objetos pela casa.

Spitz

Criaturas encantadoras e fofinhas com temperamento semelhante ao de um gatinho, os cães Spitz preferem dormir na mesma cama que seus donos, adoram receber carinho e sentar no colo. Uma característica marcante da raça é a capacidade de se limpar com as patas, como os gatos. Apesar do tamanho diminuto e do temperamento calmo e felino, os cães Spitz apreciam longas caminhadas e brincadeiras ativas. Esses cães precisam de um tratamento gentil e afetuoso, por isso não devem ser levados para lares com crianças menores de 6 anos, que podem machucá-los acidentalmente.

A higiene de um Spitz é simples, sendo a única dificuldade a escovação diária de sua pelagem longa e densa. Sem isso, os cães podem desenvolver nós e pelos que se acumulam pela casa.

Essas diversas raças de cães se adaptam bem a apartamentos, sem se sentirem limitadas por espaços restritos. Para elas, o cuidado e a atenção humana são fundamentais.

Comentários