
Contente
Descrição da raça
Os cães da raça Ca de Bou impressionam quem os vê pela primeira vez. E com razão: possuem porte físico imponente, musculatura robusta e um sorriso largo e encantador. Talvez seja por isso que eles demonstrar sua simpatia e aberturaNa realidade, porém, a popularidade desta raça deriva de fatores completamente diferentes: ela possui a combinação perfeita de qualidades de cão de guarda, equilíbrio e a capacidade de avaliar com precisão o ambiente ao seu redor. Portanto, o Ca de Bou se comporta de acordo com a situação em constante mudança e consegue discernir facilmente quem é amigo, quem é inimigo e quem está ali por acaso.
Esses animais são conhecidos por vários nomes:
- Mastim de Maiorca;
- perro de presso mallorquin;
- perro dogo mallorquin.
É bastante lógico que a terra natal desses animais seja Maiorca. Seu nome lhes cai como uma luva, pois significa literalmente "cão-buldogue". Os cães da raça Ca de Bo são bastante confiantes, e demonstram isso com razão. Quem conhece a raça sabe que esses cães já participaram do amado passatempo espanhol: as touradas. Esses animais exigiam fornecer proteção aos toureirosPortanto, eles precisavam estar prontos para enfrentar um touro a qualquer momento. Mas como esse cão de porte médio poderia levar vantagem ou impedir que um oponente grande e poderoso despedaçasse um homem? Graças à sua mordida de ferro, implacável.
Os cães da raça Ca de Bou são excelentes cães de guarda e proteção graças aos seus reflexos apurados, mas também podem ser ótimos animais de estimação para a família. Não espere nenhum comportamento inesperado deste cão em relação aos membros da casa. Esses cães são amigáveis e afetuosos, estabelecendo rapidamente um vínculo amigável com todos os membros da família, o que os torna adequados até mesmo para famílias com crianças.
Uma característica distintiva do Ca de Bo é que eles não elegem o líder do grupo entre as pessoas que vivem na casa, de modo que Seja leal apenas ao dono.Eles compartilham sua ternura e carinho com todos igualmente. Os Ca de Bou demonstram uma paciência admirável com hóspedes e amigos da família, mas se o dono estiver ausente por um tempo, não permitirão a entrada de ninguém na casa, mesmo que seja uma pessoa conhecida.
Esses cães geralmente não se comportam de forma agressiva, a menos que haja um motivo. Você pode criar um filhote para ser um excelente cão de guarda e um companheiro maravilhoso se começar o treinamento desde cedo. Atenção especial deve ser dada aos passeios, pois sem eles é impossível criar um animal saudável e forte. Você também precisará organizar passeios frequentes e brincadeiras ativas. No entanto, você se divertirá muito brincando com esse gigante. A comunicação com eles é muito fácil, pois são muito inteligentes, espertos e fáceis de treinar.
Tipos, padrões e variedades

Dependendo do sexo, os cães desta raça podem apresentar ligeiras diferenças. No entanto, em geral, são muito semelhantes, principalmente na pelagem, que é curta e áspera. Dentro desta raça, são comumente reconhecidas diversas variações de cor:
- variegado (tigre);
- veado (vermelho, bege);
- preto.
Como escolher um filhote de Ca de Bou
Embora cães dessa raça possuam características impressionantes, eles não são para todos. Antes de tudo, você precisa decidir se está preparado para assumir a responsabilidade total de cuidar desses animais. Você deve avaliar se pode proporcionar as condições de vida necessárias, dedicar tempo suficiente para a higiene e os passeios, e se consegue gerenciar adequadamente o relacionamento com um animal tão grande e de personalidade forte.
Se você ainda se mantiver firme em sua decisão, o melhor a fazer é solicitar a compra de um filhote de raça pura. para um berçário especializadoMas um mercado de aves é o pior lugar para isso. Se você encontrar um criador de boa reputação, ele poderá até se oferecer para conhecer a mãe do seu filhote e as condições de vida do animal. Você também pode esperar que o criador lhe ofereça toda a assistência possível após a compra.
Antes de escolher um filhote de Ca de Bou de um criador, recomendamos visitar algumas exposições especializadas. Lá, você terá uma ótima oportunidade de conhecer esses cães e obter informações importantes diretamente com os criadores. Catálogos também podem fornecer informações valiosas, ajudando você a escolher as linhagens mais adequadas.
Recomendações para seleção

Então, você definitivamente precisará da ajuda de um especialista experiente para escolher um futuro campeão dentre esses pequenos e adoráveis filhotes. No entanto, é preciso ser realista e não ter confiança excessiva de que tudo sairá como você imagina. Confiar apenas no seu próprio conhecimento dificultará a escolha certa. O ideal é tomar essa difícil decisão com a ajuda de um especialista e seguir as recomendações do criador.
Escolher um filhote de Ca de Bou não é fácil, mas se Leve em consideração as seguintes dicas.Assim, você poderá escolher o candidato ideal para o papel de animal de estimação ou de futuro vencedor de exposições.
- Se o filhote já tiver entre 30 e 40 dias de idade, examine sua boca – todos os dentes de leite devem estar presentes.
- A protuberância na cabeça de um cão não é apenas uma característica da raça; é uma fonte de informação útil, pois pode ser usada para determinar a altura de um cão adulto. Se você estiver considerando um animal de porte relativamente grande, a protuberância deverá ser grande.
- Preste atenção à correção da mordida: considera-se que há um desvio quando a sobremordida ultrapassa 1 cm.
- Você também deve avaliar a pelagem do cão: se estiver limpa, sem marcas incomuns e assentada corretamente, o filhote está saudável.
- Não se esqueça de inspecionar o rabo do seu filhote para garantir que não haja nós.
- Certifique-se de avaliar a cor - o padrão considera normal que a cor branca cubra no máximo 30% da área total.
Características de manutenção, cuidados e saúde

Você também precisará cuidar das unhas do seu cachorro — elas precisam ser aparadas regularmente. Não se esqueça das orelhas e dos olhos, que precisam ser inspecionados periodicamente. Para manter as orelhas limpas, remova qualquer sujeira com cotonetes ou bolas de algodão pelo menos uma vez a cada duas semanas. Ao primeiro sinal de qualquer secreção incomum ou odor desagradável nas orelhas do seu cachorro, leve-o ao veterinário para um exame. Isso é muito importante. Cuidados adequados com os olhos do cãoIsso é feito usando algodão embebido em uma loção especial.
Monitore regularmente os dentes do seu animal de estimação. Se notar sinais de acúmulo de tártaro, consulte um veterinário. Esse problema pode ser prevenido oferecendo ao seu cão cartilagem, ossos para roer e brinquedos especiais para limpeza dos dentes. Preste atenção especial à boca do seu cão durante os primeiros meses de vida do filhote para garantir que a mordida esteja se desenvolvendo corretamente.
Educação e formação

Um animal de estimação adulto não causará problemas se você notar mudanças de comportamento e reagir adequadamente. Você deve impedir que um filhote faça qualquer coisa que não gostaria de ver em um adulto. Se perceber que um filhote está tentando dominar, faça tudo o que for possível para evitar isso imediatamente. Se tiver um problema sério com seu animal de estimação que não consegue resolver sozinho, pode valer a pena procurar a ajuda de um adestrador experiente. Com o treinamento adequado, essa raça será uma alegria para se conviver. Além disso, não lhe causará frustração e as crianças a acharão uma companheira leal, honesta e brincalhona.
Canis e clubes
Os primeiros criadores de cães domésticos tiveram contato com o Ca de Bo em 1992. Nosso país só recentemente se tornou líder na criação desses cães. Um ano marcante foi 1997, quando... Clube Nacional Ca de BouEle não demorou muito para ser reconhecido pela Associação Nacional da Raça Espanhola. A maioria dos canis que criam essa raça em nosso país está concentrada em Moscou.
Avaliações

Quando descobri essa raça, não encontrei uma única avaliação negativa, então decidi pegar um cachorro dessa raça em particular. Mas para agradar minha filha, que sonhava com um American Staffordshire Terrier, escolhemos um Ca de Bou preto, que É um pouco como a AmStaff.Minha filha adorou minha decisão. Já faz cinco meses que temos essa pequena em nosso apartamento, e ela já a trata de forma diferente. Se algum dia tivermos outro cachorro, com certeza será um Cadbury. Daimi se tornou um novo membro da família e a amamos muito. Ela é uma ótima escolha para apartamento, pois é pequena, muito obediente e incrivelmente leal.

Frequentemente vamos a algum lugar com ela para jogar bola e tentar colocar a conversa em dia. Nesses momentos. O cachorro parece especialmente feliz.Um sorriso parece surgir em seu rosto. Ao mesmo tempo, ele é um excelente cão de guarda. Reage muito bem a qualquer pessoa que passe pela entrada, soltando um rosnado ameaçador. No entanto, alguns instantes depois, ele volta a ser um cão calmo e dócil.
Conclusão
Os cães da raça Ca de Bo podem intimidar quem não está familiarizado com ela devido ao seu tamanho impressionante. No entanto, uma vez que você conhece esses magníficos animais, o comportamento deles muda. De fato, por trás da aparência formidável, escondem-se criaturas dóceis e bem-humoradas que, quando necessário, demonstram excelentes qualidades de guarda. Apesar de todas essas vantagens da raça, a escolha deve ser feita com sabedoria. É preciso compreender a responsabilidade que se assume e as possíveis consequências caso não se atinja o padrão exigido.


