O que pode acontecer se você passear com seu cachorro sem focinheira e coleira?

Usar focinheira e guia ao passear com seu cachorro é sinal de um dono responsável. Essa é a única maneira de garantir a segurança de outras pessoas e do seu animal de estimação.

1Imagem-min.jpg

Quais cães não podem ser passeados sem focinheira?

Na Federação Russa, existe uma Lei Federal específica "Sobre o Tratamento Responsável dos Animais", cujas disposições devem ser levadas em consideração ao organizar passeios e atividades recreativas para o seu cão.

O governo aprovou uma lista de raças de cães consideradas particularmente perigosas e que estão legalmente proibidas de circular fora da propriedade de seus donos sem focinheira e coleira:

  • Cão Pastor do Cáucaso;
  • Terrier Americano de Staffordshire;
  • Cão de Urso da Carélia;
  • Alabai;
  • Carabash da Anatólia;
  • Pit Bull americano.

Regras semelhantes também se aplicam a cães mestiços das raças mencionadas anteriormente.

Qualquer cão com peso superior a 5 quilos deve ser passeado com coleira e focinheira, pois esse animal pode causar danos a transeuntes e outros animais.

O bom senso indica que mesmo um cachorro pequeno, mesmo que não esteja na lista de raças perigosas, deve ser passeado com segurança. Mesmo que um animal de estimação seja calmo e não morda, ninguém pode garantir que uma pessoa agressiva, uma criança sem treinamento ou outro cachorro mal treinado não provoque o animal, levando a um conflito que pode resultar em ferimentos.

Existe uma autorização para passear com cães sem focinheira – ela se aplica a filhotes com menos de três meses de idade e cães com altura máxima de 25 centímetros na cernelha. O uso de coleira, no entanto, continua sendo obrigatório.

Valores justos em diferentes regiões

A partir de 2019, existe um sistema de multas para quem infringe as normas de segurança ao passear com cães. As multas por negligência variam pouco de região para região, mas dependem da infração.

Esta lista é relevante para donos de cães em Moscou, São Petersburgo, Ecaterimburgo e outras grandes cidades. As multas variam ligeiramente entre as regiões, mas o valor exato pode ser encontrado no portal oficial do "Código de Infrações Administrativas" da sua cidade.

  1. A presença de um animal de estimação sem focinheira e coleira em locais públicos, como praias, jardins públicos, parques ou playgrounds, resultará em multa de 1.000 a 2.000 rublos.
  2. O mesmo valor deverá ser pago caso o animal seja passeado nas dependências de uma instituição de ensino – escola, jardim de infância, faculdade, etc.
  3. Passear com um animal sem focinheira no terreno ou quintal adjacente resultará em multa de 500 a 1.000 rublos.
  4. Transportar um animal em transporte público sem focinheira, coleira ou sem usar uma caixa de transporte especial para animais de pequeno porte é passível de multa de 500 a 1.000 rublos.
  5. Se um dono de cachorro for flagrado embriagado enquanto passeia com seu animal de estimação, poderá ser multado em até 5.000 rublos.
  6. Se passear com um cachorro sem focinheira resultar em um ataque a outro animal, a multa poderá chegar a 4.000-5.000 rublos.
  7. Se o ataque for contra uma pessoa, a multa será a mesma. Se as consequências para a saúde forem leves e a vítima sofrer apenas um susto, a multa será de 2.000 a 3.000 rublos. Se o cão causar ferimentos graves, a punição não se limitará apenas à multa; haverá processo judicial, podendo resultar em prisão.

As multas listadas aplicam-se apenas à primeira infração. Caso o proprietário viole repetidamente as regras de circulação de animais e não cumpra as normas de segurança, as multas serão aumentadas.

Onde é permitido soltar um cachorro da coleira?

Existem áreas cercadas onde os cães podem passear — algumas equipadas com aparelhos de treinamento e máquinas de exercício especiais para mantê-los ativos. Nessas áreas, você pode soltar seus animais de estimação da coleira com segurança.

Eis os requisitos para esses sites:

  • a área total do território não é inferior a 400 metros quadrados;
  • Os prédios de apartamentos e edifícios públicos mais próximos estão a pelo menos 25 metros de distância;
  • Instituições de ensino, hospitais e parques infantis devem estar a mais de 40 metros de distância;
  • A área destinada aos cães deve ter uma cobertura especial de plantas ou areia, que deve ser renovada pelo menos uma vez por ano.

Caso não exista uma área para caminhadas, você pode entrar em contato com o departamento de habitação e serviços comunitários com uma proposta para que seja considerada a criação de uma.

Para cães calmos que não estejam na lista de raças especialmente perigosas, existe a possibilidade de passeá-los sem coleira e focinheira em terrenos baldios, arredores desertos e outros locais onde as pessoas normalmente não vão e onde não haja residências ou anexos.

Você também pode deixar seu cachorro sem coleira fora dos limites da cidade — quando você for para a mata, pode ter certeza de que não estará infringindo a lei de passeio com cães, independentemente da raça ou tamanho do seu animal de estimação.

Se o dono do cão for proprietário de um terreno, então ele tem o direito de passear com o cão sem equipamento de proteção em uma área privada cercada.

 

Comentários

1 comentário

    1. Vlad

      A lista de raças não faz o menor sentido.