Por que um dono pode ser multado por passear com seu cachorro?

As multas não regulamentam o comportamento do animal, mas sim a atitude do dono em relação ao animal de estimação e aos outros. Donos de raças de cães agressivas têm maior probabilidade de receber multas, pois, por lei, são obrigados a garantir a segurança de outras pessoas e animais.

Passear com o cachorro

Provocar agressão

Provocar agressão pode ter consequências graves para as pessoas ao redor. Se houver dano emocional a alguém, o dono do animal de estimação pode ser multado a partir de 2.500 rublos. Se houver lesão corporal grave, também é possível a detenção por um curto período.

Deixar animais de estimação em carros

Deixar um cachorro dentro de um carro é como deixar uma criança em perigo, especialmente se estiver muito quente ou muito frio lá fora. A exposição prolongada ao carro pode resultar em uma morte dolorosa por desidratação. A morte ocorre em até 20 minutos.

Caso seja comprovado o maus-tratos a animais, o dono do cão estará sujeito às seguintes penalidades:

  • uma multa de 100.000 a 300.000 rublos;
  • uma multa equivalente ao salário ou qualquer outra renda por um período de 1 a 2 anos;
  • trabalho correcional por um período de 2 anos ou trabalho forçado por até 5 anos;
  • pena de prisão de 3 a 5 anos.

Caminhar em áreas públicas

Todo dono de cachorro que se preza e preza pelos outros sabe onde é proibido passear com o cão. É proibido passear com cães em praias, cemitérios, parques infantis, instituições educacionais, médicas, esportivas e culturais, e em outros locais públicos.

Para cumprir estas regras, utilize as áreas designadas para passear com animais de estimação. O não cumprimento desta regra resultará em multa de até 4.000 rublos para pessoas físicas, até 50.000 rublos para funcionários públicos e até 150.000 rublos para pessoas jurídicas.

Permitir roaming livre

É proibido que animais de estimação circulem livremente em ruas, parques infantis ou pátios de edifícios de vários andares, especialmente se a raça estiver na lista de animais perigosos:

  • buldogue;
  • Buldogue brasileiro;
  • bala kutta;
  • Bulldog Alapaha de raça pura;
  • bandog;
  • híbridos de lobo e cão;
  • pitbull;
  • mastim, etc.

Essas raças de cães possuem genes mutantes que desativam o controle da agressividade, o que é potencialmente perigoso para outras pessoas. Além disso, o comportamento sem supervisão pode levar a ferimentos ou até mesmo à morte.

Entrou em vigor uma lei que regulamenta o passeio com cães. Se comprovado, o dono poderá ser multado em valores entre 2.000 e 3.000 rublos.

Não limpe as fezes.

Se um animal contaminar áreas públicas, o dono é obrigado a limpar as fezes, utilizando luvas e um saco de plástico ou papel. Isso é necessário porque as fezes de cães contêm bactérias nocivas e podem ser uma fonte de infecção por lombrigas, salmonela, tênias, tênia bovina e outros parasitas. Elas também representam um risco para pessoas alérgicas.

Nesse caso, não se deve adotar a abordagem "sem crime, sem apreensão", pois, se flagrado, o proprietário estará sujeito a uma multa de 1.000 rublos.

Não use focinheira.

Passear com cães sem coleira e focinheira é permitido apenas em áreas designadas. Donos de cães de porte médio ou maior devem considerar o uso de focinheira. A personalidade do cão é um fator importante, e todas as medidas de segurança necessárias devem ser tomadas de acordo.

Caso a infração seja registrada pelas autoridades competentes, o dono deverá pagar uma multa de 1.000 rublos por passear com um cachorro de grande porte sem focinheira. Se o dono for funcionário público, a multa aumentará para 3.000 rublos.

Andar embriagado

A lei proíbe que pessoas embriagadas passeiem com cães com mais de 15 kg. Essa categoria de indivíduos é incapaz de controlar adequadamente o comportamento de cães de grande porte por razões muito objetivas.

O grau de responsabilidade do proprietário depende da situação:

  1. Se um cão atacar outro animal de estimação, resultando em ferimentos ou morte, o dono será obrigado a pagar entre 4.000 e 5.000 rublos.
  2. Envenenar um animal ou uma pessoa pode custar ao dono entre 2.000 e 5.000 rublos.
  3. Se um cão atacar uma pessoa, mas não causar ferimentos graves, o dono do animal não poderá se safar apenas com um pedido de desculpas, pois estará sujeito a responsabilidade administrativa ou a uma multa de 4.000 a 5.000 rublos.
  4. Um cão causou lesões corporais graves a um desconhecido, o que significa que o dono pode ser preso de acordo com o Artigo 118 do Código Penal Russo.
  5. Se um ataque de cão resultar em morte, a responsabilidade será aplicada de acordo com o Artigo 109 do Código Penal Russo (homicídio culposo). A pena prevista é de até dois anos de trabalhos forçados, até dois anos de restrição de liberdade ou até dois anos de prisão.

Comentários