Doberman: descrição da raça, características e cuidados

Qual é a personalidade dos cães da raça Doberman?Acontece que os dobermans são frequentemente vistos como animais com comportamento incontrolável. No entanto, adestradores profissionais sempre encontram algo para refutar essa ideia. Segundo eles, os dobermans possuem muitas qualidades valiosas que até mesmo o leigo desconhece: são inteligentes, fáceis de treinar e absolutamente devotados aos seus donos. Então, como saber quem está certo? A resposta para essa pergunta só pode ser encontrada familiarizando-se com os pontos fortes e fracos dessa raça.

História da raça

As origens desta raça remontam à Alemanha, não é por acaso que recebeu o nome de Doberman - era Esse era o nome do primeiro criador - Carlos Dobermann.Enquanto trabalhava como cobrador de impostos, ele administrava um matadouro, o que lhe dava o direito de capturar animais abandonados. Entre suas "presas", ele se interessava por "cães de açougueiro" (um nome menos conhecido para Rottweilers na Alemanha). Naquela época, esses cães já haviam se estabelecido como uma raça distinta. Não é surpresa que eles tenham sido em grande parte responsáveis ​​pelo desenvolvimento da raça Doberman. Carlos Luis planejou tudo meticulosamente, sabendo desde o início que teria sucesso.

Um de seus principais objetivos era criar uma raça que se destacasse como protetora. Infelizmente, isso não pode ser confirmado, pois não existem registros do trabalho de Dobermann. Os cientistas têm apenas a informação de que, durante uma exposição canina, ele adquiriu dois filhotes, que posteriormente utilizou para reprodução. nasceu uma cadela preta e vermelha.Mais tarde, as experiências continuaram com ele, cruzando-o com outras raças, incluindo o "cão de açougueiro".

Carlos tinha uma seleção bastante ampla, pois utilizou cães pastores, o Pastor da Turíngia e o cão de caça Vemor. A contribuição deste último para a raça final foi a adição de um tom azulado à pelagem base do Doberman.

A raça Doberman, desenvolvida dessa maneira, foi conhecida apenas por um pequeno círculo durante muito tempo, mas tudo mudou em 1898, quando foi oficialmente reconhecida. Infelizmente, isso só ocorreu após a morte de seu criador. A raça em si não recebeu imediatamente seu nome oficial. Antes desse evento importante, era conhecida como Pinschers da TuríngiaQuando a raça foi oficialmente reconhecida, os cães passaram a ser chamados de Doberman Pinscher. Os Dobermans se destacaram principalmente no serviço militar e policial. Isso levou, posteriormente, ao surgimento e à ampla adoção de seu nome não oficial: cão gendarme.

Doberman: Descrição da Raça

Os dobermans estão entre as raças mais belas. estão em uma das posições de liderança.

  • Descrição da raça DobermanEles se distinguem por sua figura esbelta e musculosa, membros longos e torso magro, o que lhes rendeu a reputação de serem atletas;
  • O que os torna atraentes é o seu focinho gracioso, que tem um formato ligeiramente alongado;
  • Com postura altiva, possuem constituição elegante, caracterizada por cernelha ligeiramente proeminente, peito largo e garupa inclinada;
  • Em média, esses animais pesam entre 40 e 45 kg e medem entre 68 e 72 cm de altura. As fêmeas são menores em ambos os aspectos.

Doberman: orelhas

Os representantes modernos dessa raça são animais sem cauda e de alta posição hierárquica. orelhas pontiagudas em formato triangularEmbora tivessem uma aparência diferente há algum tempo, os dobermans inicialmente possuíam orelhas pequenas e triangulares, mas posteriormente, orelhas bem eretas tornaram-se cada vez mais comuns. Essas mudanças na aparência geralmente não são atribuídas a uma anomalia natural, sendo resultado do trabalho meticuloso dos donos. Essas orelhas são moldadas com o auxílio de diversos dispositivos, incluindo coroas, que ajudam a dar o formato adequado às orelhas.

No entanto, na maioria dos países, qualquer modificação nas orelhas ou na cauda é desencorajada. Contudo, se você decidiu adquirir um Doberman para exposições internacionais, deve considerar a possibilidade de obter um filhote com orelhas e cauda caídas.

A pelagem do Doberman é uma de suas maiores vantagens, sendo muito agradável ao toque. Ela é formada cabelos lisos e elásticos, que ficam bem rentes à pele. Uma característica distintiva dos Dobermans é a ausência de subpelo. Dentro desta raça, apenas duas variações de cor são reconhecidas: marrom escuro e preto, complementadas por distintas manchas castanho-avermelhadas brilhantes.

Manutenção e cuidados

Como cuidar de um DobermanUm canil ou gaiola não deve ser considerado um lar adequado para um Doberman. A principal razão para isso é a natureza da sua pelagem. Quem sonha com um cão "preguiçoso" deve evitar imediatamente adquirir um cão desta raça, pois ele é um cão ativo e atlético por natureza. Ele precisa de exercícios adequados. longas caminhadas e atividade física intensaVocê também deve ter muito cuidado se decidir deixar seu Doberman correr sem coleira. Isso só deve ser feito em uma área isolada.

Esses animais prosperam tanto em verões quentes quanto na primavera e no outono, quando as temperaturas e o clima são mais amenos. No entanto, durante o inverno, com as fortes geadas, é melhor passar o mínimo de tempo possível ao ar livre. Para proteger seu cão da hipotermia, recomenda-se o uso de um macacão térmico; dessa forma, você não precisa se preocupar com uma longa caminhada de inverno prejudicando seu cão. A higiene de um Doberman é bastante fácil, pois eles soltam pouco pelo, gostam de água e não exalam odor desagradável.

Doberman: personagem

Alguns donos consideram os dobermans coléricos, citando seu temperamento... teimosia, bem como dificuldades no treinamento.No entanto, treinadores de cães experientes e donos desses animais têm uma opinião diferente sobre o assunto.

  • Raça de cães DobermanOs dobermans se destacam como cães de guarda vigilantes e atentos, e também se adaptam facilmente ao papel de novo membro da família;
  • Eles também são muito inteligentes, por isso conseguem perceber facilmente mudanças no humor do dono. Podem ser ótimos companheiros, mas só corresponderão a essas expectativas se o dono for atencioso.
  • Antes de adquirir um Doberman, tenha em mente que esses cães são bastante nervosos, especialmente diante de mudanças repentinas em seu ambiente. Isso deve ser levado em consideração por donos que já possuem um gato agressivo ou outro animal de estimação. Para evitar consequências inesperadas, a apresentação ao novo companheiro deve ser feita gradualmente.

Além das qualidades acima, o Doberman possui uma habilidade bem desenvolvida. Trate as crianças com respeito.Portanto, se você tem uma criança na família que já consegue andar sozinha, pode contar com um cachorro como seu novo guardião. É realmente incrível ver esse animal grande e poderoso brincando com crianças sem causar nenhum desconforto.

Quem procura um cão para uma criança deve seguir o conselho de adestradores e escolher um filhote da América do Norte. Adestradores locais já conseguiram curar esses animais de sua principal fraqueza — a agressividade —, tornando essas raças completamente seguras para humanos. Como a maioria dos cães de briga, os dobermans são desconfiados com estranhos.

Um dono de Doberman não deve deixar seu animal de estimação sem supervisão, pois eles podem facilmente atacar pessoas ou outros cães se forem provocados a esse ponto. Esses animais representam uma ameaça para as pessoas devido ao seu tamanho e força, portanto, devem ser mantidos em uma guia resistente durante os passeios. com uma alça de pulso e uma focinheira.

Recomenda-se que todo dono comece a treinar seu filhote de Doberman desde cedo e trabalhe ativamente na sua socialização para reduzir o risco de situações indesejáveis.

Os dobermans geralmente emitem um rosnado baixo e gutural antes de atacar. Na maioria dos casos, o atacante reconhece a gravidade da ameaça e recua.

O latido de um Doberman é raro. Se ocorrer dentro de casa, ensurdecerá todas as pessoas e animais próximos, exceto o próprio cão.

Educação

Lindos cães DobermanDada a ameaça potencial representada por um Doberman, o adestramento deve começar enquanto o cão ainda é filhote. Não se limite a longas caminhadas, pois isso não tem impacto no desenvolvimento de seu caráter e hábitos. Para criar um cão obediente, é essencial educar e treinar corretamente.

Esses animais são excepcionalmente observadores e muito inteligentes. Se você o deixar se sentir vulnerável, mesmo que por um instante, ele aproveitará a oportunidade para se aproveitar disso. Portanto, nunca ceda aos seus caprichos, mesmo que seja um filhote adorável.

Cachorrinhos Aprenda novos comandos com facilidadeMas o que mais lhes dá prazer é o trabalho e o aprendizado. Ao treinar um filhote, é essencial monitorar constantemente seu estado. Se você perceber que ele está perdendo o interesse nas lições ou precisa descansar, é hora de encerrar a sessão de treinamento. Embora você possa ser rigoroso com seu animal de estimação e forçá-lo a executar um comando específico, lembre-se de que, na próxima vez que ele estiver treinando, fará de tudo para evitar esse comando. Afinal, muitos donos sabem o quão teimosos os Dobermans podem ser.

A maioria das pessoas associa os Dobermans a cães muito agressivos. Isso é verdade, pois essa característica é inerente à sua natureza. Portanto, você deve levar isso em consideração ao treinar seu cão.

Custo de um filhote

Após conhecer as características dos cães Doberman, os futuros donos provavelmente se interessarão pelo preço desses animais. E vale ressaltar que o preço dos filhotes de Doberman varia. consiste em vários fatoresEmbora possa ser tentador economizar comprando um filhote de um vendedor particular ou em uma feira de animais, não vale a pena. Você pode até encontrar um filhote adequado, mas não espere receber toda a documentação necessária. Além disso, você não poderá conhecer os pais do filhote.

É aconselhável contatar criadores de boa reputação para adquirir um filhote de Doberman, que poderão lhe vender um filhote pelos seguintes preços:

  • Classe pet (esses filhotes têm pequenas variações em relação ao padrão, sendo uma excelente opção como animal de estimação) - 8 a 20 mil rublos;
  • Classe de raça (são adquiridos exclusivamente para fins de reprodução) - 20-30 mil rublos;
  • Cães de exposição (estes filhotes têm excelente pedigree) - a partir de 30 mil rublos.

Conclusão

Educação e treinamento de dobermansAntes de comprar um filhote de Doberman, você deve conhecer o cão. Não compre um se espera um animal de estimação "preguiçoso". Isso é bastante incomum.um cão ativo e forte, que é usado para fins completamente diferentes. Portanto, você precisa ter muito cuidado com ele. Escolher um Doberman só faz sentido se você planeja participar de exposições com ele.

No entanto, lembre-se de que um Doberman pode representar um perigo para os outros, por isso é importante treiná-lo desde filhote. Além disso, tome algumas precauções de segurança ao passear com seu cão – ele só deve estar na coleira e com focinheira em áreas movimentadas. O ideal é escolher locais menos frequentados para evitar possíveis problemas.

Comentários