Até recentemente, pessoas com alergia a pelos de cachorro tinham certeza de que não poderiam ter um cão e desfrutar da companhia de um animal de estimação que late. Mas criadores trabalharam arduamente para garantir que absolutamente todos possam ter um amigo de quatro patas. Existem diversas raças cujos pelos são completamente hipoalergênicos. E não, esses cães não são sem pelos (pelo menos não todos!).
Terrier de Bedlington
O Bedlington Terrier se assemelha a um pequeno cordeiro na aparência, e nem todos o reconhecerão como um cachorro à primeira vista. Esses animais são muito inteligentes, treináveis e fáceis de lidar, mas podem ser teimosos e resistir a comandos se não estiverem dispostos a aprender.
Os Bedlington Terriers são animais muito dóceis e afetuosos, equilibrados e nada nervosos, embora possam revidar ferozmente se provocados. São muito enérgicos, ativos e resistentes, necessitando de exercícios regulares.
Os Bedlington Terriers são cães de família. Eles criam laços fortes com seus donos, amando-os ternamente e dispostos a protegê-los a todo custo. Eles se dão bem com crianças, mas se ficarem muito agressivos, podem morder, portanto não devem ser adotados por crianças muito pequenas que não consigam explicar o comportamento adequado perto de animais.
Eles são amigáveis com estranhos e com a maioria dos outros cães, mas podem ter tendência a caçar gatos, por isso devem ser mantidos na coleira e com focinheira quando estiverem fora de casa. Se outro cão se tornar agressivo, o Bedlington Terrier responderá da mesma forma.
A pelagem macia e fofa desses cães requer escovação regular (de preferência diária) e tosa a cada seis semanas. Os Bedlington Terriers não soltam pelos e são hipoalergênicos, sendo ideais para pessoas com alergias graves a pelos de cachorro.
Yorkshire Terrier
Os Yorkshire Terriers estão no auge da popularidade entre os cães de pequeno porte há muitos anos, e não é por acaso. Apesar do tamanho reduzido, os Yorkies são extremamente inteligentes, corajosos e leais, além de serem incrivelmente bonitos e dóceis.
Os Yorkies não devem ser considerados cães inofensivos ou fracos; eles são perfeitamente capazes de se defender. No entanto, eles se apegam muito aos seus donos e estão dispostos a obedecê-los, apesar de sua natureza autoritária.
Esses terriers podem ser dóceis e afetuosos, mas não devem ser excessivamente carinhosos. São ativos, curiosos e teimosos. Nem sempre se dão bem com crianças e outros animais, especialmente se as crianças forem muito ativas e travessas.
Adestrar um Yorkshire Terrier é extremamente importante. Se forem mimados em excesso quando jovens, causarão problemas consideráveis ao dono mais tarde.
A pelagem dos Yorkies é muito semelhante ao cabelo humano, por isso raramente causa alergia, mesmo que leve. No entanto, requer cuidados regulares para se manter brilhante e saudável.
Poodle Miniatura
Muitas pessoas tendem a presumir que um cão pequeno não significa necessariamente que ele seja particularmente inteligente, mas os poodles miniatura podem desmentir esse mito. Esses cães são excepcionalmente inteligentes, espertos e sociáveis. São fáceis de treinar e obedecem a comandos, e alguns donos afirmam que seus animais de estimação entendem perfeitamente a fala humana.
Os poodles adoram ser o centro das atenções, por isso costumam fazer truques e entreter seus donos com poses fofas. Eles se dão bem com outros animais e crianças, mas podem ficar com ciúmes se outro animal de estimação receber mais atenção.
Eles não toleram muito bem a solidão; sem atenção e atividade adequadas, os poodles miniatura podem começar a se comportar mal; eles precisam de exercícios diários.
A pelagem do poodle toy se assemelha mais a cabelo do que a pelo de cachorro. Esses cães praticamente não soltam pelos e são hipoalergênicos, mas sua pelagem requer cuidados especiais, especificamente:
- Tomar banho uma vez a cada 1-2 semanas;
- pentear diariamente;
- Corte de cabelo mensal.
Caso todos os procedimentos necessários não sejam seguidos, o pelo do cão ficará emaranhado e puxará a pele, causando grande desconforto ao animal.
Cristado Chinês
A opinião pública sobre os cães da raça Cristado Chinês é dividida: alguns os adoram, enquanto outros os consideram feios. Mas ninguém que já teve a oportunidade de interagir com um pode negar que são animais muito leais e amigáveis.
Eles são muito inteligentes e fáceis de treinar, aprendem truques com facilidade e adoram fazer coisas inusitadas e engraçadas, trazendo alegria aos seus donos. Os Cães de Crista Chinesa se apegam muito a uma pessoa, raramente a duas, e são sensíveis à separação. Isso deve ser levado em consideração antes de adquirir um desses animais de estimação.
Existem dois tipos de cães da raça Cristado Chinês: os completamente sem pelo e os com uma pelagem fina e macia. A raça completamente sem pelo ainda possui pelos longos nas patas, cabeça e cauda, mas não são muito densos, tornando-a menos propensa a causar alergias. A raça com pelagem macia também solta muito pouco pelo e é ideal para pessoas alérgicas.
Komondor
O Komondor é impossível de passar despercebido, já que seus longos cordões peludos o fazem parecer um esfregão autopropulsionado. Essa pelagem incomum protege o cão do frio e da chuva.
Os Komondors são cães muito teimosos. Eles não gostam de submissão e bajulação, mas podem ser extremamente leais aos seus donos. Uma vez que o dono conquista a confiança de um Komondor, eles se tornam imediatamente seus melhores amigos.
O Komondor é um excelente cão de guarda, mas é absolutamente proibido acorrentá-lo, pois o cão resistirá ao confinamento e se tornará destrutivo.
A pelagem dessa raça é hipoalergênica, mas requer cuidados minuciosos — escovação, banho e tosa regulares. Caso contrário, o pelo do cão ficará todo emaranhado.
Chega de mito de que quem sofre de alergias não pode ter um cachorro! Existem raças que podem trazer alegria até para as pessoas mais sensíveis a alérgenos. E por que não retribuir essa alegria a esses animais?








2 comentários