Sinais transmitidos pela cauda do gato que ajudarão você a entender melhor o humor do seu animal de estimação.

Até mesmo o dono mais amoroso e atencioso muitas vezes tem dificuldade em avaliar o humor do seu companheiro peludo. No entanto, avaliar o humor de um gato não é tão difícil assim. Basta prestar atenção aos movimentos do animal, à posição do rabo e à postura corporal. Essas observações podem revelar muito sobre o que esperar do seu amado bichinho em qualquer momento.

Criado

Criado

O rabo do gato, erguido e às vezes ligeiramente curvado na ponta, é um sinal da chamada "saudação".

Isso costuma ser demonstrado pelos animais de estimação ao encontrarem pessoas familiares, na companhia das quais se sentem confiantes e calmos. Pode-se dizer que, dessa forma, os gatos expressam, na medida do possível, sua alegria ao conhecer e interagir com humanos.

O animal estabelece contato prontamente, demonstrando emoções positivas e uma atitude amigável. Provavelmente, ele espera algum tipo de resposta da pessoa, como um petisco ou uma brincadeira.

Fofinho

Fofinho

Um sinal de medo, ansiedade e preocupação em gatos é o rabo eriçado, ligeiramente levantado em relação ao corpo. Os pelos eriçados sinalizam a um adversário que o animal é capaz e está pronto para se defender, se necessário.

Um gato, involuntariamente, ao sentir-se em perigo ou antecipar um ataque, tenta parecer cada vez maior aos olhos do oponente para evitar um possível ataque.

Se o animal continuar a sentir-se ameaçado, o seu estado, dependendo do seu próprio temperamento e das ações do seu oponente, pode transformar-se literalmente em poucos instantes num desejo de fugir do perigo e esconder-se, ou na necessidade de atacar primeiro.

Montado horizontalmente

Montado horizontalmente

Um gato que experimenta sentimentos ambivalentes, sentindo-se tenso e hiperfocado, endireita o corpo o máximo possível, recolhendo o rabo. Um rabo ligeiramente trêmulo, mantido alinhado com o corpo do gato, transmite ansiedade e insegurança.

O animal de estimação está confuso e incapaz de avaliar o ambiente ao seu redor. No entanto, isso levará apenas alguns segundos. É possível que ele reaja de forma inesperada, agressiva e nem sempre favorável.

Para evitar isso, o dono deve imediatamente tentar demonstrar seu afeto e compaixão pelo animal, convencendo-o da inofensividade de suas intenções.

Com uma entonação suave, uma voz calma e agradável e movimentos delicados, você pode relaxar e distrair seu animal de estimação, mostrando-lhe que não há nenhuma ameaça por perto.

Movimento lento

Movimento lento

O movimento lento do rabo de um lado para o outro, o olhar semicerrado, os movimentos suaves do corpo, alternando com a completa imobilidade do animal, sinalizam que o bichinho está extremamente irritado e claramente desconfortável com o que está acontecendo ao seu redor.

A razão para tal reação emocional em um gato pode ser sons altos, movimentos desagradáveis ​​ou toques humanos.

Curvado para baixo

Curvado para baixo

A cauda de um gato, curvada em arco e ligeiramente abaixada, assemelhando-se a um "U" invertido, indica que o animal está se preparando para assumir uma posição defensiva.

Se o gato começar a se mover suavemente, lateralmente, em direção à fonte de perigo visível, esteja ciente de que a postura defensiva e o estado de tensão se transformarão rapidamente em agressão defensiva, e o animal temperamental poderá começar a atacar abruptamente.

Golpes rítmicos para os lados

Golpes rítmicos para os lados

Contrações bruscas e nervosas da cauda, ​​movendo-a de um lado para o outro, indicam que o gato está sentindo uma irritação severa.

Trata-se de uma espécie de aviso de que, se a fonte de negatividade não deixar o espaço pessoal do animal em breve, o animal de estimação será forçado a desferir um golpe de advertência.

O gato não é agressivo e não tem nenhum desejo particular de atacar o inimigo no momento. Mas as circunstâncias não lhe deixam escolha, pois ele está seriamente preocupado em eliminar a fonte de irritação.

Preso entre as pernas

Preso entre as pernas

A cauda de um gato, baixa e enfiada entre as patas traseiras, é um sinal evidente de medo incontrolável ao qual o animal é incapaz de resistir.

A fuga torna-se a única opção que o gato consegue considerar naquele momento para se salvar. Em menos de um segundo, o animal corre para se esconder e permanece lá por um longo tempo.

Normalmente, esse comportamento é característico de animais inseguros que frequentemente sofreram com a raiva e a violência física humanas.

É impossível prevenir esse comportamento em animais assim, seja por persuasão ou com petiscos. É instintivo. Somente compaixão, paciência e apoio a longo prazo podem superar a situação e restaurar a confiança do animal nos humanos.

No entanto, mesmo os animais reabilitados mantêm por muito tempo o hábito incomum de baixar e esconder o rabo sob o corpo, como símbolo de submissão e rendição incondicional à força humana.

Comentários