Um zebróide é um híbrido equino raro, resultado do cruzamento entre uma égua e um garanhão zebra.
Em 1815, cientistas cruzaram pela primeira vez uma égua árabe com uma zebra quagga, uma espécie de cavalo selvagem agora extinta. O resultado foi um potro listrado muito fofo, com aparência mais semelhante à de um cavalo árabe do que à de uma zebra.
Até o momento, diversas variedades de zebróides foram criadas:
Zorses são potros filhos de uma zebra e um cavalo.
Zoni são potros filhos de uma zebra e um pônei.
Zedonki são potros filhos de uma zebra e um jumento.
Os zebróides se assemelham às suas mães na aparência. Os zorses, por exemplo, são altos e imponentes, parecendo cavalos; os zonies são pequenos e fofos; e os zedonks têm orelhas longas, semelhantes às de um burro, e uma constituição física peculiar.
A pelagem listrada é herdada da zebra. Alguns híbridos têm listras que cobrem todo o corpo, enquanto outros zebroides são de cor sólida, com listras apenas em certas áreas do corpo, geralmente nas patas e na garupa, e menos comumente no pescoço e na cabeça. As zebras, no entanto, conferiram a esses cavalos listrados excelente resistência, mas também uma natureza pouco cooperativa e, às vezes, teimosa. Ao contrário dos cavalos, os zebroides não demonstram amizade evidente com os humanos, mas mantêm uma natureza mais selvagem e independente.
Os zebróides são mais comuns no sudeste da África. No clima quente, a maioria dos cavalos e burros não consegue desempenhar bem o trabalho de carga, e as zebras são selvagens demais para serem domesticadas. Como resultado, os zebróides oferecem um meio-termo ideal entre a resistente zebra selvagem e o cavalo grande e dócil.
Além da sua capacidade de trabalho, os zebróides têm uma saúde excelente; são resistentes às picadas da mosca africana e à doença que esta transmite – a malária.
Embora os zebróides sejam cavalos de carga comuns na África, os híbridos de cavalo e zebra são exóticos na Europa e nas Américas. Eles só podem ser encontrados em zoológicos, fazendas particulares e, ocasionalmente, em circos.
O zebróide é um animal muito raro. A reprodução é um processo complexo. Potros resultantes do cruzamento de zebras com cavalos, burros ou pôneis são raros. Muitos potros nascem fracos e propensos a doenças.















1 comentário