Por que os gatos não se adaptam à casa: sinais e razões racionais

Em algumas famílias, os gatos não ficam por muito tempo. Os animais desaparecem sem deixar rastro, adoecem ou até morrem. Isso é visto como uma verdadeira tragédia. Afinal, todos criam um forte laço com seus animais de estimação. Mas existem explicações para isso.

Presságios e superstições populares

A maioria dos donos acredita que o desejo de um gato de sair de casa está diretamente ligado a uma tragédia iminente. É uma espécie de sinal de alerta. Os gatos sempre foram associados ao outro mundo. Se um animal de estimação foge, uma tragédia é iminente. Pode até significar a morte de um membro da família.

Existe outra explicação para esse comportamento. Uma desgraça realmente ameaçou a família. Mas a pequena criatura sensível pressentiu o problema a tempo e o desviou da casa, absorvendo o impacto.

Algumas pessoas consideram o desaparecimento de um gato da casa de uma pessoa gravemente doente um mau presságio. Dá a impressão de que a vida é curta. Se o paciente acredita nisso, sua saúde se deteriorará imediatamente. Mas veja o lado positivo da partida do animal: o gato não está prevendo a morte, mas sim levando-a consigo. Não se preocupe; em vez disso, agradeça ao seu bichinho de estimação e espere que a saúde do paciente melhore.

Existe também a crença de que o desaparecimento de um gato abre espaço para outro. Isso significa que você não está esperando uma perda, mas sim um novo membro na família ou a notícia iminente de uma gravidez. Talvez você ou algum parente vá ter um filho.

Desde os tempos antigos, existe uma superstição de que o desaparecimento de um animal de estimação peludo é obra de um brownie. Gatos e brownies nunca se dão bem. O brownie não gosta da presença desses animais na casa. Portanto, o brownie os expulsa e os prejudica de todas as maneiras possíveis.

Se os gatos não se adaptarem à sua casa, tente fazer amizade com eles. Subornar o brownie pode resolver o problema. Você também pode pedir ajuda para salvar a vida do animal. Recomendações detalhadas estão disponíveis em fóruns especializados.

Baseada em contos antigos, surgiu a crença de que os gatos absorvem todas as doenças e negatividades. Esta última pode incluir o mau-olhado e feitiços. Portanto, se houver muita negatividade (ou feitiços) em sua casa ou em você, o animal absorve tudo e vai morrer em outro lugar. Toda a energia negativa permanece lá.

De acordo com os presságios, você pode antecipar a partida do seu animal de estimação. O gato ficará inquieto, dormirá pouco, recusará sua comida habitual e perderá peso rapidamente. Nessa situação, o melhor é limpar o ambiente em que ele vive. Esses sinais indicam que o gato está agitado com alguma coisa.

Razões racionais

Existem diversas explicações razoáveis ​​e compreensíveis para o fato de os gatos não se darem bem dentro de casa.

O animal se perdeu

Nem todos os gatos têm um bom senso de localização. Existe sempre o risco de se perderem a poucos quarteirões de casa, por exemplo, se estiverem fugindo de um cachorro ou perseguindo uma libélula.

Outra possibilidade é um gato ou gata macho escapar em busca de um parceiro durante a época de acasalamento. O animal pode entrar no cio e nunca mais voltar. Recomenda-se castrar ou esterilizar seu animal de estimação. Isso o desencorajará a sair de seu território.

O gato foi roubado.

Uma grande desvantagem de passear com seu animal de estimação sozinho é que estranhos podem levá-lo. Ninguém está imune a isso. Roubos podem ocorrer na rua perto de uma casa, na entrada de um prédio ou perto de um edifício de apartamentos.

Passear sem supervisão ao ar livre muitas vezes termina na morte de um animal. O perigo espreita a cada esquina: o risco de ser atropelado, morto por um sádico ou atacado por um cão agressivo. Um gato pode ingerir acidentalmente veneno para ratos, camundongos e outras pragas. Passear com seu amigo de quatro patas sob supervisão o manterá seguro. Uma coleira e guia são uma boa opção.

Atitude ruim

Se o seu gato foge com frequência, leve isso a sério. Isso acontece porque ele está infeliz com alguma coisa. Pode ser que ele esteja se agarrando a crianças, esteja com fome, tenha sofrido maus-tratos, receba miados constantes ou ouça um tom de voz mais alto. Um gato é um animal independente e pode ir para algum lugar onde será tratado melhor.

Vírus

Às vezes, vários gatos morrem na mesma casa, um após o outro. A causa é um vírus. Alguns podem sobreviver em um ambiente por até um ano. Os vírus se alojam em todos os lugares: móveis, paredes, roupas e tapetes. Portanto, um novo animal de estimação se torna a próxima vítima. Se um gato morrer repentinamente, desinfete a casa com uma lâmpada de quartzo e uma solução desinfetante. O ideal é adotar um novo animal de estimação depois de um ano. Assim, há uma chance maior de ele não ser infectado pelo vírus. Se o gato tinha micose ou outra infecção fúngica, a casa também deve ser desinfetada.

Lembre-se, não importa se os motivos da partida de um gato são místicos ou racionais. Todos eles têm algo em comum: um gato jamais continuará vivendo em um lar onde se sente desconfortável e infeliz.

Comentários