Por que os gatos não se adaptam à casa?

Existem famílias onde os gatos não ficam por muito tempo. A perda frequente de um animal de estimação leva os donos a suspeitar de um padrão e a buscar explicações. Então, por que os gatos de algumas famílias vivem de 10 a 15 anos, enquanto os de outras não?

Brownie

A teoria mais comum é que um brownie está pregando peças. Uma crença antiga afirma que gatos e brownies nunca se dão bem. Simplificando, algum espírito se opõe à presença desses animais na casa e, portanto, tenta de todas as maneiras possíveis expulsá-los ou, pior ainda, prejudicá-los.

Todo fórum místico oferece inúmeras dicas para esse problema. E se você não é um cético convicto, por que não experimentá-las?

A sabedoria popular aconselha simplesmente fazer amizade com o brownie. Isso pode ser feito através de uma espécie de "suborno", comportamento exemplar e um pedido para poupar a vida do animal de estimação. Instruções sobre como oferecer uma "homenagem" ao brownie podem ser encontradas nos mesmos fóruns.

No entanto, vale ressaltar que o problema pode não se limitar ao brownie. Pode haver "inimigos" mais sérios em sua casa que você não consegue ver. Espíritos e aglomerados de energia negativa também podem causar a perda de um animal de estimação. Mas vamos por partes.

Outras superstições

Existem muitas crenças supersticiosas diferentes que sugerem que um animal de estimação pode sair de casa. Algumas pessoas desconfiam delas, enquanto outras confirmam sua veracidade. Aqui está uma pequena lista dessas crenças:

  • O animal pressentiu que uma doença grave ou a morte de um dos membros da família estava se aproximando.
  • A família está à espera de um novo membro (ou está prestes a anunciar uma gravidez). O gato está, supostamente, a abrir espaço para o novo membro da família.
  • Há uma atmosfera de magia negra na casa. Isso não significa que um dos donos esteja praticando bruxaria. Muito pelo contrário, significa que a família foi alvo de influências externas (feitiços, mau-olhado, etc.).
  • Uma poderosa maldição lançada sobre seu dono. Nesse caso, se o gato desaparece, acredita-se que ele absorveu toda a "escuridão" destinada ao seu dono.
  • Outra explicação popular é a ausência de filhos. Ou seja, se uma família não consegue ter filhos, a maioria adota um animal de estimação (especialmente um gato). E como tratam o animal como se fosse seu próprio filho, "Deus leva o filho porque não lhes foi dado tê-lo". Essa teoria parece absurda, mas enfim.

Os sinais sugerem que seu gato está indo embora. Ele pode ficar ansioso, recusar comida, perder peso e dormir muito pouco (agitação constante). Nesses casos, recomenda-se uma limpeza da casa. Afinal, todos esses sinais indicam que seu animal de estimação está preocupado com algo... ou talvez alguém?

Explicação racional

Na verdade, como qualquer fenômeno no planeta Terra, existe uma explicação racional. Então, se você é um cético convicto e não aceita o lado esotérico e místico das coisas, alegre-se! Abaixo, segue uma lista de explicações lógicas e compreensíveis.

O gato se perdeu

Infelizmente, nem todos os gatos têm boa noção espacial. Alguns (especialmente os gatos tranquilos que vivem dentro de casa) podem se perder a apenas alguns quarteirões de casa. Isso pode acontecer se o gato estiver perseguindo uma borboleta ou fugindo de um cachorro.

Outra explicação perfeitamente aceitável é que o animal está entrando no cio. Quanto ao que acontece a seguir — perda, morte ou roubo — só podemos especular.

Mau tratamento

Muitos gatos são extremamente sensíveis, por mais estranho que pareça. Enquanto alguns toleram os gritos e repreensões de seus donos por toda a vida, outros fogem ao primeiro tom de voz mais elevado.

Se o quarto for escuro e úmido, será um ambiente perfeito para a proliferação de um grande número de microrganismos. Muitos desses microrganismos são portadores de diversas doenças. Por questões de segurança, os gatos não devem viver em um ambiente assim.

O animal de estimação foi roubado.

Essa é mais uma desvantagem de ter animais de estimação "soltos". É importante entender que você não precisa morar em uma casa particular para que alguém leve seu gato. Animais de estimação são roubados com a mesma frequência nas entradas e perto de prédios de apartamentos.

Você deve ter percebido uma importante conexão entre todos esses pontos. Independentemente de as razões subjacentes para a partida do seu animal de estimação serem racionais ou não, todas compartilham o mesmo fato fundamental: um animal jamais viverá em um lar onde se sinta infeliz e desconfortável.

Comentários