Gato mordendo gatinhos: como reagir e as razões para esse hábito estranho

Se uma gata tem filhotes pela primeira vez, seu comportamento pode alarmar o dono: ela começa a morder os filhotes. Esse hábito estranho pode ter várias causas — pode ser um comportamento natural ou resultado de um problema de saúde. Este artigo discute o comportamento natural dos gatos.

Criar filhos

O papel de uma mãe não é apenas dar à luz e alimentar seus filhotes, mas também criá-los. Uma gata não é exceção. Ela pode disciplinar seus filhotes verbalmente (ronronando, miando e sibilando) e fisicamente, mordendo ou arranhando. Ela não conhece outros meios. Na maioria das vezes, as gatas mordem seus filhotes: esse método é o mais eficaz na natureza.

Enquanto os gatinhos são muito jovens, a gata mãe tenta esconder seus filhotes de olhares curiosos. Se o gatinho sair do ninho sem permissão, pode receber uma mordida disciplinadora. Normalmente, a gata mãe morde o gatinho na nuca, sem deixar marcas na pele. O miado do gatinho não é um grito de dor ou um pedido de socorro, mas uma resposta à mãe: "Não farei isso de novo!". Após a mordida, a gata mãe lambe o gatinho diligentemente.

Os gatinhos em crescimento agora podem vagar livremente pelo seu território e exploram com alegria o seu novo mundo. E como podem fazer isso sem brincar? Os gatinhos brincam uns com os outros e com brinquedos. Os filhotes mais brincalhões chegam até a tentar brincar com o rabo da mãe. E imediatamente recebem uma mordida ou uma patada de retaliação. A mãe ensina o seu filhote a se comportar dentro dos limites da decência e a respeitar os gatinhos mais velhos e fortes.

Algumas mães ensinam seus gatinhos a usar o banheiro, direcionando-os para um local específico para suas necessidades. Uma única caixa de areia em uma casa com gatinhos não é suficiente. Gatinhos desobedientes ou que não respondem aos comandos são punidos pela mãe, geralmente com mordidas.

Proteção contra perigos

O instinto dos gatos dita que existem inimigos na natureza. Embora não haja muitos inimigos nos habitats modernos dos gatos, os gatinhos precisam estar preparados para se defenderem deles. A gata mãe ajuda nesse treinamento. A parte mais vulnerável do pescoço de um gato é a nuca. É ali que a gata mãe costuma morder seus filhotes, demonstrando, ao mesmo tempo, que eles devem evitar a mordida de um inimigo no pescoço e, em vez disso, tentar morder ali eles mesmos.

As lições geralmente são conduzidas de forma lúdica, com as mordidas da mãe sendo leves. Um pouco depois, os gatinhos começam a praticar as técnicas aprendidas uns nos outros, mordendo-se vigorosamente com seus dentes afiados. Nesse ponto, as mordidas se tornam reais e, às vezes, o dono ou a mãe gata precisam intervir para separar a briga. Após esse treinamento, o gato adulto é capaz de se defender de valentões, afirmar sua autoridade na comunidade felina e conquistar novos territórios.

Treinamento de caça

Outro motivo pelo qual os gatinhos mordem é durante o treinamento de caça. Nesse caso, a gata mãe imobiliza o filhote com as patas dianteiras e o golpeia com as patas traseiras. Ao mesmo tempo, a gata mãe morde sua "vítima", aproveitando para lamber as áreas mordidas. A prática da técnica de caça "capturar e segurar" é feita em duplas, com a gata mãe e os filhotes da ninhada. Posteriormente, elementos de emboscada, saltos repentinos a partir de esconderijos e perseguição furtiva serão adicionados.

Uma gata mãe primeiro demonstra todos os seus truques de caça aos seus filhotes e, em seguida, participa alegremente das perseguições a ratinhos de brinquedo ao lado deles. Caçadores treinados nunca passam fome: cada embalagem de doce será impiedosamente capturada. Se um gato doméstico tem acesso ao exterior, a presa pode ser um rato de verdade ou um pequeno pássaro.

Todos os exemplos de mordidas discutidos acima são elementos de treinamento, regras de conduta na sociedade felina e treinamento em proteção e caça. Se uma gata não machuca seus filhotes ou demonstra agressividade excessiva em relação a eles, o dono não tem motivo para se preocupar: ela está agindo de acordo com seus instintos naturais.

Comentários