Um borrifador é um auxiliar confiável no adestramento de gatos travessos e malcriados.

Nem todos os donos de animais de estimação recorrem ao uso de borrifadores para disciplinar seus bichinhos malcomportados. Seja por pressa ou por ignorância, muitos donos de gatos se apressam em bater em seus animais travessos com um pano ou gritar com eles. Mas existem maneiras simples e acessíveis de corrigir quaisquer falhas no adestramento do seu gato, sem recorrer à punição.

Por que borrifar água nos gatos é mais eficaz do que repreendê-los e puni-los?

Não é segredo que os membros da família felina são notoriamente teimosos. Por esse mesmo motivo, acredita-se que os gatos sejam difíceis de treinar. Embora isso seja mais provavelmente verdade para gatos adultos.

Um gatinho pequeno trazido para casa pode ser facilmente treinado para usar a caixa de areia e o comedouro. No entanto, a vida nunca é um caso à parte. Gatinhos às vezes escolhem lugares inadequados para fazer suas necessidades. E gatos adultos frequentemente mordem ou rasgam móveis, ignorando o arranhador.

Isso requer treinamento. A modificação de comportamento deve começar com a escolha dos meios corretos. Os animais de estimação não toleram violência física direcionada a eles. Bater em animais não é recomendado; fazer isso apenas reforça o mau comportamento. Na maioria dos casos, um amigo de quatro patas não consegue entender por que está sendo punido. Vozes elevadas também nem sempre produzem o resultado desejado: o animal fica assustado, ofendido e começa a se comportar mal às escondidas.

Nesse caso, um borrifador com água é ideal. O gato, diante de um "ataque" de água, é forçado a abandonar seus planos. O relacionamento com seus donos não é prejudicado, pois o gato não associa os eventos às ações humanas.

Como exatamente você pode ajudar um gato a se livrar de um mau hábito usando um borrifador?

Você não pode simplesmente molhar seu animal de estimação com água e esperar que ele pare de se comportar mal. O fator mais importante que afeta um gato é o elemento surpresa. O fato de o ataque ser inesperado causa um estresse significativo no animal, que passa a associá-lo às suas próprias travessuras.

Use o borrifador quando o "crime" for cometido: seu animal de estimação estiver pendurado nas cortinas, subindo na mesa de jantar ou prestes a fazer suas necessidades em um lugar inapropriado. Não adianta usar esse método se você perceber que seu gato está subindo na mesa e flagrá-lo fazendo isso.

O jato de água pode ser complementado ou substituído por uma palmada forte. Se a situação se repetir e você usar o jato novamente, seu animal de estimação aprenderá que não deve se comportar dessa maneira. O recondicionamento não exige muita água. Um único jato forte resolve muitos problemas. Os gatos não toleram a sensação de pelos molhados, então é mais fácil para eles recuarem do que continuarem com a travessura.

Comentários