Conselhos de veterinários: Devo castrar ou não meu gato?

Conselhos de veterinários sobre a castração de gatos.Um pequeno e fofo amontoado de pelos — é exatamente assim que um gatinho se parece para uma criança e muitos adultos quando o adotam. No entanto, com o passar do tempo e à medida que o gato amadurece, torna-se evidente que é preciso tomar uma decisão sobre o futuro desse animal de estimação, especificamente: castrá-lo ou não.

Gato não castrado: problemas potenciais

A questão de castrar ou não o seu gato pode não ser urgente durante o primeiro ano de vida dele, mas com a chegada da primavera, você se pegará pensando nessa questão com mais frequência. Na maioria das vezes, gatos que raramente saem de casa, seja por vontade própria ou por capricho dos donos, Eles começam a demarcar seu território.Os animais de estimação muitas vezes nem se importam onde fazem suas necessidades. Tanto chinelos comuns quanto um sofá caro podem ficar completamente arruinados.

Vale ressaltar que os gatos machos, diferentemente das fêmeas, são mais persistentes em seus desejos. Assim, um dono atencioso, ao ver seu animal de estimação sofrendo, provavelmente oferecerá ao gato:

  • Saia e procure o gato você mesmo;
  • Traga um casal para dentro de casa ou mande-os para um encontro.

Se a primeira opção não funcionar, a segunda também pode não te satisfazer completamente. Muitas vezes, os gatos não se contentam com apenas um encontro, e eles continuar a comportar-se de maneira indecenteAlém disso, na maioria dos casos, além de demarcarem seu território, os animais vocalizam alto. É nesses momentos que a questão da castração ou não de um animal se torna especialmente premente.

O que você precisa saber sobre castração

O que é castração?Os donos de gatos frequentemente se deparam com a seguinte questão: devem castrar ou esterilizar seus gatos? Os veterinários têm sua própria opinião sobre o assunto. A castração é uma operaçãoA esterilização consiste na remoção completa dos testículos do animal através de incisões no escroto. A castração, por sua vez, é simplesmente a ligadura dos cordões espermáticos. Esta última opção tende a ser mais fácil de tolerar para o animal, mas se o objetivo do dono é evitar que o animal marque território ou grite, essa opção deve ser evitada. Após a esterilização, o gato não poderá gerar filhotes, mas todos os seus maus hábitos permanecerão.

Se você tem um gato macho, os veterinários recomendam a castração. A cirurgia é mais complexa, mas todos ficarão felizes depois. Castrar uma gata é mais arriscado devido ao risco de complicações.

Especialistas afirmam que existe apenas um curto período de tempo em que a castração é aconselhável. Esse período se estende entre os 7 meses e os 7 anos de idade. Há ainda outra ressalva: às vezes, a idade varia de acordo com a raça. Alguns gatos atingem a maturidade sexual significativamente mais tarde do que outros da mesma raça.

Alguns donos hesitam até o último minuto, na esperança de que os comprimidos e gotas supostamente eficazes para aliviar a agitação funcionem. Mas, na grande maioria dos casos, acabam decidindo castrar seus gatos.

Como se preparar para uma cirurgia

Qualquer veterinário lhe dirá para fazer esse procedimento. necessário antes do primeiro acasalamento do animalCaso contrário, o gato ainda terá um leve desejo, já que a glândula pituitária continua produzindo hormônios sexuais, e seu animal de estimação se lembrará exatamente de como foi e desejará mais de tempos em tempos.

Ao escolher o local para a cirurgia do seu animal de estimação, recomenda-se que opte por clínicas veterinárias. Embora o procedimento dure cerca de 30 minutos, é melhor realizá-lo em um ambiente especializado. Também é importante que um familiar esteja presente nas primeiras horas após o procedimento.

As dicas a seguir podem ajudar:

  • O procedimento para castração de gatosO período pós-operatório deve ocorrer em um ambiente tranquilo, onde nada nem ninguém possa perturbar seu repouso após o intenso estresse. Um local aquecido com uma superfície macia é o ideal.
  • É aconselhável que alguém fique com o gato durante as primeiras horas após a operação, pois ele estará se recuperando da anestesia.
  • Seu animal de estimação provavelmente vai querer lamber o ferimento. Isso deve ser evitado. Você pode fazer um curativo ou colocar uma espécie de calça sobre o ferimento.
  • Siga as orientações do veterinário que realizou a cirurgia. Ele provavelmente recomendará a limpeza completa da ferida nos primeiros dias, por exemplo, com água oxigenada.
  • Complicações em gatos após a castração são bastante raras; no entanto, se a temperatura subir, não deve haver dúvidas sobre a necessidade de procurar ajuda profissional.
  • Na maioria das vezes, após a cirurgia, o animal precisa ser alimentado com uma ração especial. É importante garantir que o gato tenha água suficiente, a menos que haja alguma contraindicação. No entanto, é altamente desaconselhável misturar comida caseira com rações especiais. O ideal é escolher uma em detrimento da outra.

É importante entender que, se um animal for castrado, seu comportamento pode se tornar um tanto imprevisível. Alguns gatos retornam à sua rotina normal em poucos dias, enquanto outros adoecem. Não importa o quão saudável seu animal de estimação seja; existe um equívoco comum de que isso acontece. devido ao desconforto psicológico.

Antes de decidir pela castração, é importante saber que não é aconselhável realizar esse procedimento em animais que costumam vagar livremente ao ar livre. Lembre-se de que, apesar do procedimento, seu animal de estimação provavelmente ainda terá esses hábitos. Nos primeiros dias após a castração, seu animal já vai querer ficar perto de outros gatos. É improvável que os donos consigam impedi-lo de sair, e o risco de ele se perder fora de casa é muito alto. risco de contrair uma infecçãoPorque a ferida ainda não cicatrizou. E o gato terá dificuldades no futuro.

Cada um escolhe a opção que melhor lhe convém. Em todo caso, vale a pena ponderar todos os prós e contras antes de tomar uma decisão tão importante.

Comentários