Castrar um cão: prós e contras da cirurgia, e em que idade?

Características do procedimento de castração-esterilizaçãoQuem tem uma gata como animal de estimação desfruta de mais do que apenas uma companhia agradável. Muitas vezes, esses donos ignoram o problema das ninhadas indesejadas. Para quem tem gatas, é muito mais fácil lidar com isso, já que limitar o tempo que elas passam ao ar livre evita que elas nos presenteiem com "bolinhas moles".

Com cães, a situação é bem mais complexa. É fácil se distrair durante um passeio, e seu animal de estimação pode se aproveitar disso para se aproximar de um macho que lhe agrade. Além disso, quando nascem filhotes, nem sempre é possível encontrar novos lares para eles. Por isso, muitas pessoas precisam considerar o procedimento desagradável de castrar ou esterilizar seus cães.

Razões para a castração de cães machos

Razões para castrar e esterilizarOs níveis hormonais de um cão macho nunca permanecem constantes, pois dependem da quantidade de hormônios produzidos pelos testículos. Por isso, os machos estão sempre prontos para acasalar, em qualquer época do ano.

E eles demonstram maior agressividade e atração Durante o comportamento sexual, eles são mais propensos a isso do que as fêmeas. Qualquer cão saudável encontrado na rua irá constantemente marcar território, atacar outros machos e tentar fazer amizade com fêmeas desconhecidas.

A castração de um cão macho é necessária nos casos em que os testículos são afetados. uma determinada doença ou devido às características comportamentais do animal, que causam muitos problemas para o dono em condições urbanas.

Se o animal de estimação dele apresentar comportamento agressivo constantemente, não consegue se controlar Ao ver indivíduos do sexo oposto e, frequentemente, deixar o animal sozinho por longos períodos, o dono começa a pensar cada vez mais em castrar o animal.

Quase todos os cães machos gostam de marcar objetos ao seu redor, não apenas ao ar livre, mas também dentro de casa. Esse hábito é mais pronunciado em cães de caça e raças pequenas de brinquedo.

Se o dono estiver satisfeito com o comportamento do cão, a justificativa médica para a castração geralmente é a suspeita de a presença de infecção nos testículosOs casos mais comuns ocorrem quando um tumor ou inflamação começa a se desenvolver neles, o que é muito difícil de tratar.

A castração é um método radical para resolver o problema, pois age rapidamente, economizando tempo e dinheiro significativos em comparação com a terapia conservadora.

Esterilização de cães: prós e contras

Benefícios da castração de cãesPrimeiramente, é importante esclarecer o que se entende por esterilização. Estamos falando de remoção das glândulas sexuais da fêmea cães, para que ela não tenha mais filhotes.

No entanto, esse procedimento tem seus prós e contras, que devem ser levados em consideração ao decidir se deve ou não se submeter a ele.

As principais vantagens da castração são:

  1. Uma oportunidade para evitar uma gravidez indesejada. Quando uma cadela entra no cio, é fácil perdê-la de vista durante um passeio, especialmente se houver um macho por perto.
  2. A capacidade de prevenir a ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis.
  3. Ajuda a reduzir a probabilidade de desenvolvimento de tumores na região das glândulas mamárias e genitais.
  4. A capacidade de evitar pseudogestações, durante as quais doenças perigosas para a saúde do animal costumam se desenvolver.

Desvantagens da esterilização

Mas essa operação também tem suas desvantagens:

  • Desvantagens da castração/esterilizaçãoAnimais castrados ganham peso. Isso ocorre porque o apetite do cão aumenta após a castração. No entanto, uma solução eficaz pode ser encontrada limitando a quantidade de comida que seu animal de estimação recebe ou mudando para uma dieta especial.
  • Incontinência urinária. Essa condição geralmente é diagnosticada somente vários anos após a esterilização. Sua principal causa são as alterações hormonais.

Na prática, isso resulta em um enfraquecimento do esfíncter urinário, o que impede o animal de excretar urina da maneira tradicional.

A solução para esse problema pode ser uso de medicamentos especiais, o que ajudará o esfíncter a funcionar corretamente. Para escolher o mais adequado, é necessário discutir essa questão com o veterinário que realizará a cirurgia.

Como é feita a esterilização de cães?

Descrição da operação de castração de cãesA esterilização é geralmente entendida como uma operação na qual remoção dos ovários e do úteroCada um desses órgãos deve ser removido, pois se algum deles for deixado, dentro de alguns anos poderá se tornar uma fonte de doenças perigosas.

Além disso, a presença de apenas um ovário torna toda a operação inútil e pode ainda levar à deterioração da saúde.

  • A castração demora aproximadamente de 40 a 60 minutos e é sempre realizada sob anestesia geral;
  • Para isso, primeiro é feita uma incisão na cavidade abdominal e, após a conclusão dos procedimentos principais, são aplicados pontos de sutura.

Quando castrar uma cadela

Os veterinários aconselham sobre a melhor idade para castrar ou esterilizar cães.Até o momento, os especialistas não chegaram a um consenso sobre a idade apropriada para castrar um cão. Alguns dizem que qualquer animal pode ser castrado. a partir dos 4 meses de idade.

No entanto, seus oponentes dizem que a operação não pode ser realizada antes do nascimento do cão. terá 8 meses de idade.Para evitar consequências negativas, é aconselhável discutir o assunto primeiro com um veterinário. No entanto, em qualquer caso, seria prudente adiar a castração do seu animal de estimação até que ele atinja a idade adulta.

Ao mesmo tempo, seria um erro considerar a castração de uma cadela se ela já for bastante idosa. Nesse caso, há uma grande probabilidade de que, dada a sua saúde, ela não consiga engravidar. não sobreviverá a tal operação.

Durante a esterilização é necessário usar anestesia geralPortanto, não é recomendável castrar animais que apresentem problemas que impossibilitem intervenção cirúrgica.

Período pós-operatório

Após a cirurgia, o animal deve repousar por 24 horas para que o efeito da anestesia passe. Durante esse período, o animal sentirá fraqueza e terá a coordenação motora prejudicada.

Quando o cachorro acordar da anestesia, ele precisa dar águaEla pode ser alimentada em dias alternados, mas apenas com comida macia. Nas próximas duas semanas, os pontos devem ser limpos regularmente, evitando que a cadela os lamba.

Você pode evitar isso prendendo-o ao corpo dela. coleira especialNa maioria dos casos, após a cirurgia, o dono recebe do médico uma lista de antibióticos para ajudar a prevenir infecções.

Às vezes, um cão castrado pode sofrer de prisão de ventre. Para entender como lidar com essa situação, você deve Discuta esse assunto com um veterinário..

Comportamento do cão após a esterilização

Características comportamentais de cães no período pós-operatórioEsta operação deve ser encarada com calma: a prática demonstra que um animal que foi castrado, o personagem permanece o mesmo.

Muitas pessoas sabem que, em condições naturais, as cadelas são dominantes sobre os machos, portanto, após a cirurgia, seu animal de estimação demonstrará essa característica ainda mais claramente.

Esteja preparado para o que seu animal de estimação irá vivenciar após a cirurgia. O apetite aumentará.Portanto, você precisa decidir com antecedência exatamente o que vai dar de comer a ela. Você também precisará mantê-la ativa.

Conselhos de veterinários

Muitos potenciais donos têm receio de cadelas. Elas exigem supervisão constante, pois se forem deixadas sozinhas por algum tempo, podem causar problemas. filhos indesejados.

Para muitos, isso é um grande problema, então eles tentam evitá-lo com antecedência. A maneira mais fácil de resolver esse problema é... por castraçãoNo entanto, é importante ter em mente que essa operação tem seus prós e contras.

Portanto, a decisão de castrar ou esterilizar deve ser tomada somente após familiarizar-se com essas diretrizes. No entanto, na maioria dos casos, os donos que optam por castrar seus animais de estimação não se arrependem da decisão. Contudo, posteriormente, seus cães começam a se comportar de maneira um pouco diferente — comendo mais do que o habitual e ficando mais ativos.

Comentários