Os gatos Toyger (uma combinação das palavras "toy" e "tiger") são frequentemente chamados de "tigres de brinquedo" ou "tigres de bolso". Esta raça, a mais jovem, mais cara e relativamente rara, é perfeita para quem deseja um predador em miniatura com a doçura de um animal de estimação comum.
Contente
História da origem da raça Toyger
Este é o resultado de 30 anos de trabalho de criação realizado pela criadora americana Judy Sugden. Essa raça híbrida foi criada a partir do cruzamento entre gatos de Bengala e gatos tigrados de pelo curto comuns. Dentre os animais mestiços, foram selecionados aqueles com orelhas pequenas e arredondadas e manchas de formato característico na cabeça. Assim surgiram os gatos cuja aparência, com corpos alongados, pelagem brilhante e lustrosa com listras distintas e marcas circulares na cabeça, lembrava muito a de um tigre.
A TICA, a Associação Internacional de Gatos, aceitou a nova raça para registro em 1993, mas foi somente 14 anos depois que os Toygers receberam títulos de campeonato. Outras organizações felinas, como a FIFe e a WCF, ainda não reconheceram o gato-tigre miniatura. Apesar disso, os gatos conquistaram admiradores não apenas em seu país de origem, mas também na Austrália e na Europa.
Descrição e padrão da raça
Esses são gatos de porte médio. Os gatos machos são muito maiores e mais robustos do que as gatas, e têm uma aparência bastante imponente. O peso de um gato macho adulto varia de 7 a 10 kg, e o de uma gata fêmea, de 4 a 6 kg.
- A cabeça é proporcional ao corpo, claramente arredondada na área do queixo, nariz, testa e parte de trás da cabeça.
- O focinho tem formato de coração invertido e é alongado na parte frontal.
- O queixo e a mandíbula inferior são bem definidos.
- O nariz apresenta um alargamento característico desde a ponte nasal até a região das narinas, e a largura do seu lóbulo é igual ao espaço entre os olhos.
- Os olhos são de tamanho médio, ligeiramente inclinados em relação às orelhas.
- As orelhas são pequenas, com pontas arredondadas e bem peludas.
- O pescoço é largo, bastante musculoso e comprido.
- O corpo tem contornos suaves, é forte e possui músculos bem desenvolvidos.
- O peito é largo, forte e bem desenvolvido.
- As patas estão bem afastadas e têm o mesmo comprimento.
- A cauda é inserida baixa, longa, forte e elástica.
- A pelagem do Toyger é muito densa, espessa, brilhante e sedosa. A principal característica dos Toygers são suas marcas brilhantes e contrastantes sobre um fundo vermelho-dourado. Listras verticais pretas, marrom-escuras ou tigradas nas patas, pescoço e cauda devem formar anéis. Os contornos escuros ao redor dos olhos, nariz e lábios são muito distintos. As almofadas das patas e a ponta da cauda são pretas. Tudo isso cria um padrão único e magnífico, semelhante ao de um tigre.
O trabalho para aprimorar as qualidades da raça ainda está em andamento e visa reduzir o tamanho do corpo, o tamanho dos olhos e dar às orelhas um formato ainda mais arredondado.
Personagem
O caráter dos Toygers está completamente em desacordo com sua aparência predatória. São gatos pacíficos, extremamente afetuosos e sempre abertos à comunicação. O apego deles aos seus donos é forte e muito sincero: o animal de estimação sempre recebe o dono na porta, adora abraços e prefere dormir apenas ao lado de uma pessoa.
Eles conseguem conviver bem com outros animais e não procuram brigas nem conflitos.
Prós e contras da raça
A única desvantagem é o alto custo.Essa raça é destinada a indivíduos ricos. Na Rússia, o preço de um filhote de raça pura para exposições começa em 60.000 rublos e pode chegar a 150.000-180.000 rublos. Um macho de elite poderia, teoricamente, custar ainda mais — 200.000-300.000 rublos. No entanto, não há ofertas de venda desses gatos: criadores profissionais utilizam esses indivíduos em seus próprios programas de reprodução.
Nem todos apreciam a voz monótona do Toyger. No entanto, isso é compensado pela natureza taciturna da raça e pelo uso raro da comunicação verbal, mesmo durante a época de acasalamento.
De resto, os Toygers são criaturas perfeitas. Têm uma aparência impressionante, são muito afetuosos, sociáveis, fáceis de cuidar, limpos e distinguem-se pela boa saúde e longa esperança de vida.
Cuidados e manutenção de brinquedos
Nutrição
Esses animais são relativamente grandes, por isso precisam de uma dieta balanceada e de alta qualidade que atenda plenamente às suas necessidades.Criadores recomendam alimentar seus gatos com rações prontas super premium e holísticas, formuladas especificamente para gatos de pelo curto.
Asseio
A pelagem espessa e densa não requer cuidados especiais. No entanto, ainda é necessário escovar os pelos pelo menos uma vez por semana para remover os pelos mortos. Durante a época de muda, esse procedimento deve ser realizado com mais frequência.
Os cães da raça Toyger adoram ser escovados ou penteados. Eles percebem isso como um gesto de carinho e um sinal de afeto especial por parte do dono.
O banho deve ser dado com pouca frequência — uma vez a cada dois meses ou quando o gato estiver muito sujo. Recomenda-se o uso de xampus hidratantes especiais para gatos de pelo curto.
Os cuidados com os olhos e ouvidos são padronizados: a secreção ocular é removida com um cotonete embebido em uma loção especial ou água morna fervida; os ouvidos são limpos com compressas de gaze embebidas em vaselina pura.
Educação e formação
Os Toygers são naturalmente muito inteligentes e compreensivos. São fáceis de treinar para obedecer a comandos básicos como "senta", "deita" e "vem". Além de serem ótimos em buscar objetos, também gostam de trazer coisas na boca quando solicitados pelo dono. Adaptam-se facilmente ao uso de coleira peitoral, o que é importante para passeios seguros e para garantir a segurança do animal durante viagens.
Jogos com animais de estimação
Apesar de sua natureza pacífica e temperamento equilibrado, os Toygers adoram brincadeiras divertidas e ativas. Eles são especialmente atraídos por objetos que tilintam e fazem barulho. Mas a melhor forma de entretenimento para essa raça é uma roda de exercícios, que lhes permite satisfazer sua necessidade de atividade física.
Doenças e tratamento
As primeiras impressões sobre a força, energia e atividade da raça não são enganosas: esses gatos realmente têm uma saúde robusta. Eles não são propensos a reações alérgicas, disbiose ou indigestão, problemas comuns em outras raças híbridas, como Munchkins, Brambles e Genets. Os Toygers toleram bem as vacinas e a vermifugação.
Um trabalho cuidadoso de reprodução e um controle rigoroso dos acasalamentos minimizam o risco de herdar doenças comuns aos parentes mais próximos dos Toygers.
É importante saber que os cães da raça Bengal, por exemplo, são frequentemente diagnosticados com cardiomiopatia hipertrófica (CMH), uma doença cardíaca causada pela espessura desigual da parede ventricular. Essa condição pode levar a problemas em outros sistemas e até mesmo à morte súbita. O tratamento da CMH é complicado pela ausência de sintomas nos estágios iniciais da doença. O tratamento visa regular o ritmo cardíaco, aliviar a congestão e prevenir edema pulmonar e trombose venosa profunda. O prognóstico da doença varia de cauteloso a desfavorável. Portanto, os filhotes de Bengal, como os Toygers, que têm um risco baixo, mas ainda presente, de CMH genética, necessitam de ecocardiogramas e eletrocardiogramas regulares.
expectativa média de vida
Em média, os exemplares desta raça vivem cerca de 15 anos. No entanto, com nutrição adequada, cuidados e manutenção apropriados, e assistência veterinária, essa expectativa de vida pode ser estendida para 17 a 18 anos.
Reprodução
Apenas representantes desta raça são utilizados em trabalhos de criação profissional. Além disso, a reprodução em si só é possível em gatis especializados que operam sob o sistema de Judy Sugden. Os criadores entregam os gatinhos aos novos donos já esterilizados. Nesse caso, os animais são classificados como "animais de estimação".
Sérias dúvidas surgem sobre a integridade dos criadores, a disponibilidade de licenças e a aptidão dos animais para reprodução quando são recebidas ofertas para a compra de gatinhos Toyger da classe "de raça" para fins de reprodução.
Cuidando de gatinhos
Os filhotes são entregues aos seus novos donos entre três e quatro meses de idade. Nessa fase, eles já possuem habilidades sociais e são capazes de usar a caixa de areia e o arranhador. O novo dono é responsável por fornecer ao animal tudo o que for necessário para o seu desenvolvimento adequado e para a manutenção de uma boa condição física.
- Prepare uma área de descanso confortável e sem correntes de ar - uma cama, uma cesta, uma casinha de cachorro.
- Providencie espaço adequado e os utensílios necessários para a alimentação. Um conjunto padrão inclui três tigelas de aço ou cerâmica — uma para água, uma para ração seca e uma para ração úmida.
- Compre uma caixa de areia e um recipiente para areia de um modelo e marca com os quais seu gatinho já esteja acostumado.
- Invista em brinquedos que estimulem a reação e a agilidade. Uma ótima solução é uma estrutura de brinquedo combinada que inclua também um esconderijo e um arranhador.
- Compre produtos de higiene para animais de estimação - escovas para pelos e dentes, xampus e condicionadores.
- Monte um kit de primeiros socorros para animais de estimação com os suprimentos necessários e em quantidade suficiente.
- Remova da casa quaisquer objetos que possam representar um perigo para o gatinho (vidros, fios, pesticidas) e fixe com segurança quaisquer elementos internos pesados e instáveis (vasos altos, prateleiras, suportes de flores).
- Certifique-se de que as janelas e portas da varanda estejam equipadas com redes anti-gatos.
- Adquira uma caixa de transporte para gatos com um design confortável e confiável.
- Desde o momento em que um gatinho chega em casa e ao longo de toda a sua vida, siga o cronograma de vacinação, vermifugação e exames veterinários preventivos.
Como chamar isso?

Muitas vezes, os donos escolhem um apelido para seus Toygers com base na presença de listras em seus corpos.
Os nomes para Toygers devem refletir sua aparência marcante, características da raça e traços de personalidade, mas ao mesmo tempo não devem ser complexos e difíceis para os animais de estimação se acostumarem.
Nomes para meninos
Por exemplo, os seguintes apelidos seriam adequados para gatos:
- Sherkhan;
- Tigran;
- Ás;
- Buster;
- Leão;
- Brownie;
- Redrick;
- Rudy.
Apelidos para meninas
Gatos mais delicados e graciosos podem ser chamados por nomes carinhosos:
- Ruivo;
- Chiara;
- Amável;
- Esnobe;
- Bichano;
- Margot.
Avaliações do proprietário
Há alguns anos, minha esposa leu sobre uma nova raça de gato que estava sendo desenvolvida, um tigre de brinquedo. No ano passado, um filhote de Toyger chegou à nossa casa. Minhas impressões foram mistas. Por um lado, nosso gato realmente se parece e se comporta como um tigre de brinquedo. Ele tem uma pelagem incrivelmente espessa e muito sedosa. Ele é muito carinhoso e inteligente.
Os gatos da raça Toyger são bastante calmos e têm um temperamento moderado. São mais desleixados do que saltadores ágeis. Conheço um, e ele é típico da raça. Ele se sentava alegremente no colo de todos os expositores na exposição onde o vi pela primeira vez, e seguia seu dono como um cachorrinho, mesmo sem coleira (embora isso raramente funcione com gatos — afinal, eles tendem a ficar nervosos nessas situações e, pelo menos, usam uma guia).
Essa raça cara justifica seu preço com sua natureza amigável e alegre. Esses gatos exigem poucos cuidados e se adaptam com relativa facilidade a novos lares. Eles criam laços fortes com seus donos e são fáceis de treinar.











