As 7 raças de gatos mais inteligentes

Ao contrário do que alguns acreditam, os gatos são animais bastante inteligentes, e sua relutância em obedecer a comandos humanos não é indicativa de sua inteligência. As raças de gatos mais inteligentes são consideradas aquelas desenvolvidas há muitos séculos. No entanto, mesmo entre as raças mais recentes, existem alguns animais bastante inteligentes.

gato oriental

oriental

Essa raça de gato foi trazida da Tailândia para a Inglaterra no final do século XIX, mas só foi oficialmente reconhecida em 1977. O gato oriental possui alta inteligência emocional, o que o torna perfeitamente sintonizado com as emoções de seu dono. Ele é capaz de detectar até a menor mudança no humor de uma pessoa e se adaptar a ela.

Alguns criadores acreditam que os gatos orientais podem curar doenças, por isso recomendam aplicá-los em feridas. Isso pode ser um mito, mas se você não estiver se sentindo bem, seu animal de estimação certamente não hesitará em ajudar. Além disso, os gatos orientais são tranquilos e muito brincalhões. No entanto, se você ofender seu animal de estimação, esteja preparado para que a situação seja grave e duradoura.

gato siamês

gato siamês

Assim como o gato oriental de pelo curto, o siamês foi trazido da Tailândia para a Inglaterra no final do século XIX. Mesmo naquela época, os britânicos notaram a alta inteligência desses gatos, que caminhavam livremente na coleira e executavam diversos comandos e truques acrobáticos a pedido de seus donos, muito parecido com os cães.

Muitas pessoas acreditam que os gatos siameses são teimosos e agressivos, mas isso não é totalmente verdade. Essa raça percebe as fraquezas de seus donos e as explora com sucesso para seus próprios fins egoístas, o que frequentemente resulta em irritação. Portanto, essa raça é mais adequada para pessoas confiantes e equilibradas. Somente elas podem se tornar líderes dignos de respeito por seus animais de estimação.

Maine Coon

Maine Coon

A região de origem desta raça é o Maine, nos EUA. Acredita-se que, há muitos séculos, o Maine Coon era um gato selvagem que vagou por áreas habitadas por humanos e foi domesticado. Criadores de Maine Coon observam que seus animais de estimação são inteligentes, lógicos e têm boa memória. Os Maine Coons são capazes de discernir a entonação, as expressões faciais e o humor de seus donos. Esses gatos, assim como os cães, também costumam ser muito protetores com crianças pequenas.

Gato de Bengala

Bengal

O gato-de-bengala é um gato bonito, de porte médio, com corpo forte e esguio. A raça foi criada artificialmente. Um de seus "parentes" é um predador selvagem: o gato-leopardo-asiático.

Os gatos de Bengala são extremamente inteligentes. No entanto, não espere treinar um gato de Bengala. Eles só ficam felizes em usar sua inteligência para aprender truques que lhes sejam úteis, como abrir um armário ou a porta da geladeira.

Ao entrar em uma casa humana, esses gatos examinam cada canto escrutinadamente. Essa é uma das razões pelas quais os gatos de Bengala não devem ser mantidos em apartamentos — eles se entediam rapidamente em espaços pequenos e confinados.

Esfinge

esfinge

Se uma gata dá à luz um filhote sem pelos na natureza, ele morre logo em seguida, pois essa é uma mutação incompatível com a vida. Mas quando os humanos viram um gato sem pelos pela primeira vez, acharam-no muito incomum e, por meio de extensos experimentos, desenvolveram a raça que todos conhecemos hoje como Sphynx.

Uma vez que um Sphynx é trazido para casa, ele se torna um membro integral da família. Se as pessoas ao seu redor estiverem ocupadas, o animal de estimação tentará participar ativamente. Além disso, os Sphynx são extremamente sensíveis ao humor das pessoas e detectam rapidamente suas fraquezas, que exploram a seu favor.

Gato da Floresta Norueguesa

Gato norueguês

Essa raça não foi criada seletivamente, o que significa que possui um sistema imunológico forte. Na natureza, os gatos da floresta norueguesa viviam em matilhas, então, quando se juntam a uma família, eles percebem as pessoas como sua matilha, identificando imediatamente um líder e tornando-se seus aliados.

Todos os donos de gatos da raça Norueguês da Floresta notam a natureza independente de seus animais de estimação. Apesar disso, eles são amigáveis ​​e entendem facilmente as regras quando estabelecidas pelos humanos. Eles não gostam de carinho excessivo e podem chiar se o dono ultrapassar os limites.

Munchkin

As pernas curtas do Munchkin não são resultado de seleção genética. O primeiro registro de gatos com pernas curtas data do início do século XIX, e a história oficial da raça começou em 1983. Na ocasião, um morador da Louisiana adotou uma gata de rua grávida com pernas curtas. Descobriu-se que as pernas longas desses gatos são resultado de uma mutação genética natural, que não os impede de ter uma vida plena.

Os Munchkins são muito apegados aos seus donos e adoram passar bastante tempo com eles, brincando ou simplesmente estando perto deles. É importante ressaltar que essa raça não é recomendada para quem não tem tempo para um animal de estimação, pois a falta de atenção humana pode causar grande sofrimento e até mesmo doenças aos Munchkins.

Quem gosta de gatos inteligentes tem muitas opções, já que existem diversas raças com alta inteligência. Mas lembre-se de considerar seu tempo e energia ao escolher um animal de estimação. Se você não pode dedicar muito tempo a um gato, considere um Bengal ou um Gato da Floresta Norueguesa, por exemplo. Quem busca um companheiro leal deve considerar raças mais amigáveis, como o Sphynx ou o Munchkin.

Comentários