Por que um gato não gosta de sentar no colo de uma pessoa?

Por que um gato não gosta de ser segurado no colo? Essa pergunta não incomoda muita gente, já que os gatos geralmente adoram carinho dos seus donos. No entanto, existem alguns animais que não precisam ser segurados para demonstrar afeto. Esse comportamento é difícil de explicar, mas é possível.

Razões para o comportamento "incorreto" dos gatos

Gato e veterinário

Mudanças repentinas no comportamento do seu gato e a relutância em se comunicar são motivos para contatar um veterinário.

A gama completa de possíveis causas de comportamento felino incomum pode ser dividida em duas partes: uma condição específica do animal ou da pessoa. Os gatos possuem habilidades extrassensoriais altamente desenvolvidas, o que significa que interagem com as pessoas através de seu campo energético.

O ronronar, uma manifestação de uma felicidade felina especial, geralmente ocorre ao acariciar um animal de estimação. Às vezes, abraçar um gato ou simplesmente deixá-lo descansar no colo é suficiente para desencadear o ronronar. Se os campos energéticos do gato e do humano estiverem sincronizados durante esse contato, ambos experimentam uma sensação de felicidade e paz.

Por que alguns gatos evitam esse tipo de contato? Especialistas acreditam que os motivos sejam os seguintes:

  • Este gato não gosta de humanos. O contato físico com humanos deixa o animal desconfortável. Isso não significa que o gato seja um vampiro de energia. Muito pelo contrário, ele está disposto a doar sua energia a uma pessoa necessitada, o que frequentemente acontece durante o contato físico. No entanto, energia extremamente agressiva é repulsiva para qualquer animal.
  • O gato não está totalmente saudável. Não é de surpreender que esses animais frequentemente adoeçam e morram sozinhos. Sua natureza já hipersensível é exacerbada pela doença, tornando difícil a recuperação. Se o gato era carinhoso e adorava deitar no colo do dono, mas de repente se tornou antissocial, é importante levá-lo ao veterinário e, no mínimo, verificar se ele tem vermes.
  • Experiências negativas. Os animais de estimação também sofrem de estresse, fobias e neuroses. Se um animal de estimação no colo de uma pessoa sente dor intensa ou medo, por exemplo, devido a um ruído alto, ele pode evitar o contato posteriormente.
  • Características individuais. Isso se refere às características psicológicas do animal, determinadas por informações genéticas. Entre os gatos, assim como entre os humanos, existem os coléricos nervosos e os fleumáticos, alheios à agitação da vida. Eles simplesmente não precisam de contato físico com humanos. Nesse aspecto, são autossuficientes.

Essas são as principais razões pelas quais os gatos evitam o contato físico com humanos. No entanto, cada animal de estimação tem sua própria história com os humanos e, portanto, seu próprio motivo para evitar o contato.

O que fazer

Um gato está sentado nos braços de uma menina.

Amor e carinho ajudarão você a conquistar a simpatia do seu gato.

Em primeiro lugar, é necessário dizer o que não deve ser feito. É impossível obrigar um gato a ser carinhoso e ronronar nas mãos de uma pessoa. Qualquer tipo de coerção só piorará a situação.

Se um gato estiver doente, ele pode voltar a ser afetuoso e sociável após a recuperação. No entanto, algumas doenças podem alterar significativamente o psicológico do animal.

Um animal de estimação assustado só pode ser recuperado com tato, carinho e cuidado. Mas um gato que não só vagueia como também vive sozinho não pode ser domesticado (literalmente). Você precisa aceitar o fato de que uma criatura tão independente vive ao seu lado.

Respeite a individualidade de cada animal. Isso ajudará você a estabelecer uma relação harmoniosa com seu animal de estimação. E harmonia significa que todos que vivem perto de você devem ser felizes.

Comentários