Muitas vezes, os donos não entendem por que seus gatos mordem quando são acariciados. Existem vários motivos para esse comportamento.
Principais razões
Esse tipo de reação pode ocorrer pelos seguintes motivos:
- Problemas de socialização. Normalmente, gatos expostos a humanos desde cedo (antes das 7 semanas de idade) são mais afetuosos. Animais que tiveram pouco contato com pessoas no início da vida tendem a ser mais agressivos. No entanto, frequentemente há exceções a essa regra.
- Excesso de afeto. Um animal de estimação pode morder simplesmente quando se cansa de ser acariciado obsessivamente. Isso é um sinal para o dono de que precisa parar.
- Dor. A área que está sendo acariciada pode ser particularmente sensível. As sensações desagradáveis que isso causa podem fazer com que o animal se torne agressivo.
- Instinto. Os gatos costumam adormecer ou cochilar enquanto são acariciados. Se acordarem abruptamente, ficarão temporariamente desorientados e poderão interpretar o toque como um ataque.
- O desejo de dominar. O animal de estimação envia um sinal ao dono indicando seu desejo de dominar e decidir se o carinho é permitido em um determinado momento.
Como desmamar
O problema pode ser resolvido das seguintes maneiras:
- Visite o veterinário. A agressividade pode ser causada por um problema de saúde. A dor se intensifica durante o contato com o dono, o que desencadeia a reação.
- Observe o comportamento. É uma boa ideia tentar dominar a linguagem corporal do seu gato e aprender a reconhecer seus sinais. Isso permitirá que você determine com precisão quando seu animal de estimação está com vontade de receber carinho e quando prefere privacidade.
- Aceite o personagem. Muitas vezes, os felinos simplesmente não sentem necessidade de contato físico com as pessoas; acariciá-los os irrita. Em uma situação como essa, a única opção é adotar a posição do gato.
Portanto, uma reação agressiva pode ser causada por alguma doença ou traço de personalidade do seu animal de estimação. Recomenda-se observar o comportamento do seu gato e levá-lo ao veterinário.




