Embora não possamos falar a linguagem "humana" com nossos animais de estimação, somos perfeitamente capazes de entendê-los se os observarmos atentamente e conhecermos as peculiaridades do seu olhar.
O gato olha fixamente para a frente sem piscar, e suas pupilas estão contraídas.
Emoções fortes, sejam elas raiva, medo, surpresa ou prazer, fazem com que as pupilas dos gatos se contraiam. A luz também afeta o tamanho das pupilas nos gatos.
Se um gato olha fixamente para a frente sem piscar e suas pupilas estão contraídas, significa que ele ouviu ou viu algo — barulho dos vizinhos, vento lá fora, o som de um eletrodoméstico na cozinha ou o farfalhar de um roedor debaixo do piso são gatilhos comuns para esse comportamento. É cedo demais para dizer que o gato está com medo, pois animais estressados piscam com frequência e demonstram nervosismo abanando o rabo.
A explicação mais lógica para esse olhar é a fixação em algo específico. Se um gato age dessa forma enquanto olha para você, é possível que você tenha feito um som estranho ou achado algum movimento seu interessante. Vale ressaltar que gatos com essa expressão às vezes pedem comida, fixando o olhar em você — eles esperam que você os note. Além disso, pupilas contraídas às vezes indicam uma prontidão para demonstrar agressividade.
Olha fixamente para a frente sem piscar, pupilas dilatadas
Esse estado potencialmente crítico em um animal de estimação é caracterizado por extrema excitação, emotividade e emoções relacionadas à brincadeira, ou pode ser medo. Você provavelmente já notou que, ao brincar com um gatinho ou um gato jovem, quando a brincadeira atinge o ápice e o gato começa a mostrar as garras, seus olhos ficam completamente pretos, refletindo a luz de forma magnífica.
Pupilas dilatadas geralmente indicam que o gato está agitado, e se o seu gato estiver olhando para você dessa forma, é melhor desviar o rosto. Ele pode estar apenas querendo brincar, mas você talvez não goste disso. Pupilas dilatadas também são comuns em gatas durante o cio. Hormônios e o bem-estar geral influenciam o olhar e o comportamento do gato.
Dependendo da situação, você também pode suspeitar que seu gato está demonstrando impaciência se você se oferecer para jogar um brinquedo ou alimentá-lo. Se o gato permanece impassível em seu lugar e tudo está em silêncio ao seu redor, seu olhar de pupilas arregaladas direcionado a você indica claramente uma fascinação oculta por algum animal de estimação da casa.
O gato pisca com os dois olhos.
O piscar lento de olhos de um gato demonstra seu afeto e amor por você. Piscar proporciona ao gato uma sensação muito agradável de paz e conforto. Se você acariciá-lo nesse momento, ele pode estender as garras e começar a mexer nas patas, o que para os gatos significa o mais alto grau de amor, já que apenas os filhotes e suas mães fazem isso.
Acredita-se que, nesses momentos, o gato identifica você com sua mãe. Quando um gato cruza o olhar com o seu e pisca lentamente, interprete isso como um beijo. Donos de gatos experientes percebem que os gatos se acalmam quando piscamos devagar e depois semicerramos os olhos na presença deles. É assim que os gatos entendem que está tudo bem e que não há nada com que se preocupar ou ter medo.
O gato pisca com um olho.
Donos de gatos experientes afirmam que um gato devotado e afetuoso com seu dono não consegue encará-lo diretamente nos olhos por muito tempo, piscando em seguida e tentando desviar o olhar. Cientistas explicam isso dizendo que os gatos são predadores e, ao observarem algo ou alguém, não querem perder de vista um possível inimigo ou presa, mantendo sempre um olho aberto para garantir que não percam nada.
É um mecanismo de defesa que ajuda os animais selvagens a sobreviver. No entanto, não é como se um gato estivesse experimentando instintos selvagens ao olhar para seus donos queridos. Com um ente querido, uma piscadela provavelmente significa que o gato te ama e aceita sua presença, sinalizando que está tudo bem.
O gato semicerra os olhos
O melhor a fazer é tentar agradar um gato que está semicerrando os olhos ou simplesmente sair do seu caminho. No entanto, se o gato estiver apenas deitado tranquilamente em um lugar quentinho, tomando sol e relaxando em silêncio, então semicerrar os olhos é apenas um sinal de prazer. Contudo, em situações em que podemos afirmar com segurança que o gato não está relaxando — por exemplo, se estivermos falando com ele e ele nos olhar com os olhos semicerrados — espere problemas. O gato está infeliz.
Dependendo do temperamento, personalidade e educação da raça, seu gato pode simplesmente esquecer o desconforto que você lhe causou, mas também existe a possibilidade de ele tentar retaliar. Vale ressaltar que os gatos também franzem a testa quando sentem dor. No entanto, em algumas situações, os gatos fazem isso para esconder o medo, evitando que ele fique óbvio.
O gato não olha para a frente, mas sim para os lados.
Tomara que você não a esteja interrompendo enquanto ela rouba costeletas quentes da mesa neste momento. Assim como nos humanos, esses olhares furtivos de soslaio em animais indicam uma observação discreta. Se um animal está lançando olhares rápidos e breves de soslaio para você, ele está tentando ver sua reação, para entender o que você está fazendo e como você está reagindo ao comportamento dele.
Se o seu gato olha para você de soslaio enquanto brinca e tem as pupilas dilatadas, é apenas um gesto brincalhão, esperando uma retribuição. Um olhar de soslaio é pura curiosidade, a menos que você tenha ofendido seu animal de estimação no dia anterior — ele pode estar apenas se lembrando da ofensa enquanto olha para você.



